Hoje serei egoísta e cuidarei de mim mesma

Hoje serei egoísta e cuidarei de mim mesma

Sempre nos ensinaram a não sermos egoístas, mas chega um momento em que devemos priorizar a nós mesmos para que não se aproveitem de nós e possamos ser felizes.
Mulher que vai começar de novo

Ser egoísta é uma expressão carregada de conotações negativas. Ser egoísta não é algo bom, e faz com que os demais nos olhem com uma pontada de ódio.

Ser egoísta significa que você não sabe compartilhar, que só pensa em você, que só você acredita ser importante no mundo.

Ensinaram-nos a não sermos egoístas, mas levamos isso ao outro extremo, a dar excessivamente de nós. Os extremos nunca são bons, por isso devemos buscar o equilíbrio entre a generosidade e o egoísmo, porque você realmente é importante e precisa aprender a cuidar de si mesma.

Primeira pessoa: eu

Talvez você tenha se encontrado na situação de dizer “agora acabou, agora vou ser egoísta, vou pensar em mim”. Isso ocorre quando passamos muito tempo pensando nos demais, vivendo para os demais, nos esquecendo de nós mesmas.

Mulher egoísta com passaros

Certamente você se sente mal quando pronuncia a palavra “não”, se não estiver sempre disponível quando alguém precisar de você… é provável que você se sinta culpado quando, na verdade, não deveria sentir isso de maneira nenhuma.

Isso deve mudar. Você precisa aprender a ser um pouco egoísta.

Você já notou como o resto das pessoas não se sente culpada como você? Talvez você tenha percebido que alguém tem se aproveitado da sua bondade? Ser generoso e colocar os demais em primeiro lugar, em vez de nós mesmos, pode fazer com que os demais nos manipulem para nos terem disponíveis sempre que precisarem de nós.

Você deve começar a pensar em si mesma, porque você é importante. Você não tem motivo para se sacrificar pelos demais. O egoísmo não é negativo, pois neste caso estaria justificado. Dar tudo a faz feliz ou faz com que os outros lhe causem danos?

Eu me aceito e me respeito

Se você não se aceita e nem se respeita, você acha que os demais vão fazer isso? Você tem tantas coisas pelas quais deve se preocupar antes de pensar nos outros. Certamente sermos generosos faz com que nos sintamos bem, mas chega um ponto em que a sua vida se transforma na vida dos demais.

Mulher sendo egoísta no espelho

Você já não sabe nem quem você é. Sua felicidade depende apenas de outras pessoas. Você tenta agradar a todos porque não suporta um rosto infeliz. Inclusive, em algumas ocasiões, caímos em uma dependência cuja felicidade não é real, e sim fictícia.

Respeite-se e aceite-se, porque a felicidade reside em você.

Quando você souber se aceitar e se respeitar, perceberá que não precisa estar sempre se preocupando com os demais. Você tem a sua própria vida e é normal que tente ajudar o restante das pessoas.

No entanto, todo mundo vai ter seus próprios problemas e, ainda que soe duro, as pessoas precisam vivê-los.

Os problemas nos tornam mais fortes, nos enchem de experiências. Pense nas pessoas que estão na sua vida, elas fazem o mesmo por você do que você faz por elas? Talvez você esteja dando demais aos outros.

É importante pensar também um pouco em si mesma.

Se você dá, merece receber

Em nossa mente temos definido o conceito de dar e dar, mas nunca de receber. Isso é correto, no sentido de que, se oferecemos a nossa ajuda ou queremos fazer uma boa ação, não temos motivos para esperar sempre algum tipo de recompensa.

Mulher refletindo sobre ser egoísta

No entanto, este “receber” pode vir de uma maneira um pouco diferente. Ou seja, nós podemos nos dar aos demais, mas cedo ou tarde precisamos nos dar permissão para pensarmos em nós mesmas.

Devemos nos colocar em primeiro lugar, devemos ser um pouco egoístas e pensar antes em nós mesmas do que nos demais.

Para muitas pessoas isso é inadmissível, mas quando você está tão disponível para os outros, como já falamos, pode surgir a manipulação. Pense que as pessoas sabem o que você tem para oferecer e podem “abusar” de alguma maneira ou de outra.

Se você já se encontrou em uma situação de precisar ser egoísta, realmente não está sendo. Você está dando permissão a si para se priorizar antes dos outros, porque você já deu demais de si.

Você também é importante, e precisa se respeitar e se amar.

Se você não se der importância, ninguém o fará. Se você não se preocupar consigo mesma, ninguém poderá fazê-lo por você.

É o momento de que, se alguém a chamar de egoísta, dizer, “Sim, mas sou egoísta porque me respeito e me valorizo, e hoje pensarei em mim antes dos demais, porque eu também mereço isso”.