Conheça o homus: rico em nutrientes e um grande antidepressivo

Conheça o homus: rico em nutrientes e um grande antidepressivo

Os benefícios do homus o transformam em um prato excepcional. Além de ser rico em vitaminas e antioxidantes, é um antidepressivo natural, melhora a digestão e nos ajuda a controlar o apetite.
Homus

Já ouviu falar do homus? Já provou? Apesar de não ser muito conhecido pela maioria das pessoas, pouco a pouco está se tornando presente em nossa gastronomia. Se você gosta de grão de bico, certamente gostará do homus. Esta pasta deliciosa de origem árabe não passa de uma mistura de suco de limão, azeite de oliva, alho, pimentão, sementes de gergelim, azeitonas e, claro, a base: o grão de bico.

A receita pode mudar um pouco de país para país mas, como vê, seus ingredientes não poderiam ser mais saudáveis. De fato, diversas pesquisas das quais falaremos a seguir o descrevem como um superalimento e um remédio eficaz para tratar a depressão.

Gostaria de saber mais sobre o homus? Então continue a explorar nosso artigo!

Os grandes benefícios do homus

O homus é um prato essencial dentro da cozinha do Oriente Médio. Países como a Turquia, o Líbano, Israel, Síria ou Grécia e Chipre, costumam desfrutar constantemente desta receita tão saudável.

Apesar de ser possível encontrar o homus em muitos supermercados, há aqueles que preferem prepará-lo em casa para cuidar ainda mais do frescor dos ingredientes. O suco de limão fresco, o grão de bico mole e as especiarias de nosso gosto pessoal farão com que consigamos, sem dúvidas, um homus riquíssimo de acordo com nossas preferências.

E quais benefícios esta pasta de textura e sabor tão agradáveis pode nos proporcionar? Ensinaremos:

Leia também: Os 9 melhores alimentos antidepressivos

O homus é um bom antidepressivo natural

Homus

Uma pesquisa realizada no ano de 2007 pela Universidade de Tel Aviv (Israel), encontrou os seguintes dados sobre o homus:

  • É um antidepressivo natural com efeitos muito similares às medicações usadas para tratar a doença;
  • Oferece uma sensação de bem-estar devido a sua capacidade de favorecer a liberação de serotonina. Isso se explica pela combinação saudável de azeite de oliva com pimentão. Ambos contêm um tipo de aminoácido que proporciona o surgimento desse hormônio.
  • Satisfaz o apetite, relaxa e também nos ajuda a dormir bem.

O homus, rico em proteínas vegetais

Estamos falando de grão de bico, um dos legumes mais ricos em proteínas que serve de base para muitos de nossos pratos. É interessante saber que o homus faz parte da dieta de muitos atletas pela energia que lhes oferece. Graças ao seu teor de azeite de oliva e limão, é um alimento rico em antioxidantes que são bem digeridos e, além disso, é saciante e regula os níveis de açúcar no sangue.

Um alimento completo para toda a família

Já sabemos que o homus é rico em proteínas vegetais, mas anote agora seu valor nutricional. É fantástico para toda a família!

  • Ferro;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Magnésio;
  • Ácido fólico (perfeito para mulheres grávidas e para o crescimento das crianças);
  • É rico em tiamina e riboflavina, dois tipos de vitaminas que nos permitem fortalecer nosso sistema muscular e nervoso;
  • Também contém retinol, um componente básico para que nossos tecidos fiquem mais jovens e elásticos;
  • Dado ao seu teor de antioxidantes, é muito adequado para regular a hipertensão e para melhorar nossa saúde cardíaca;
  • Este alimento é adequado para eliminar o ácido úrico graças às suas propriedades diuréticas.

O homus melhora nossa digestão

Homus

Você costuma sofrer de prisão de ventre? Precisa fazer uma limpeza no cólon e em seu organismo em geral? Então inclua o homus de forma regular em sua alimentação. Seus carboidratos saudáveis são de absorção lenta, e assim ele nos oferece energia, regulando por sua vez o nível de glicose.

Graças às fibras presentes no grão de bico, ao seu conteúdo de limão, alho, azeite de oliva e especiarias saudáveis, é um alimento que favorece o trânsito intestinal e nos ajuda a purificar as toxinas presentes no cólon.

O homus contém pouca gordura

Assim como indicamos antes, os alimentos com os quais preparamos o homus são muito saudáveis, ricos em ácidos graxos essenciais insaturados, como o ácido linoleico e o ácido oleico, ou o ácido graxo ômega 3.

Não duvide, o homus é uma das melhores opções para, por exemplo, untar um pão de centeio. Se o acompanha com salsão ou cenoura crua cortados em laminas finas, aproveitará, sem dúvidas, um prato tão saboroso como saudável.

O homus é anticancerígeno

Homus

Graças ao seu poder antioxidante e à presença do alho que atua como antibiótico natural, conseguimos combater muitas das células daninhas que podem levar ao desenvolvimento de um tumor.

Também não podemos esquecer a presença do ácido fítico e das saponinas, componentes muito adequados para defender a células do dano genético que causa o câncer. 

Então, como resistir a uma torrada bem carregada de homus? Experimente!