Ideias errôneas sobre as dietas - Melhor com saúde

Ideias errôneas sobre as dietas

As dietas são um dos recursos mais utilizados para perder peso e melhorar a aparência. Porém, existem certas ideias que na realidade são falsas e que podem nos confundir na hora de fazer uma dieta. Por isso, nesse artigo, mencionaremos algumas das ideias errôneas sobre as dietas.

Lembre-se que é muito importante fazer uma dieta segura, que seja supervisionada por um especialista. Não confie portanto em rumores, lembre-se que dietas não são o único meio efetivo na hora de perder peso e conseguir aquele corpo espetacular. Também é muito importante que faça exercícios para sentir-se bem e ter melhores resultados.

Ideias errôneas sobre as dietas

1. Uma ideia incorreta muito generalizada é pensar que todas as gorduras são maléficas e igualmente todas engordam. Pelo contrário, existem distintos tipos de gorduras, algumas nocivas e que engordam e outras saudáveis, necessárias e que não estão relacionadas ao ganho de peso. Principalmente gorduras animais, especialmente as de porco e carne bovina, aumentam consideravelmente o colesterol e o risco de sofrer de certas enfermidades. Porém, a gordura da nozes, do abacate, azeite de oliva e do salmão são muito saudáveis e perfeitas para consumir em uma dieta.

2. Outra ideia generalizada é aquela que diz que para perder peso o melhor é deixar de consumir alimentos entre as refeições. Na realidade, especialistas dizem que comer pequenas porções ou lanches pode ajudar as pessoas no consumo moderado de calorias durante as refeições mais importantes. Da mesma forma, é importante que o que se come entre as refeições também se baseie em alimentos saudáveis e com poucas calorias.

3. Frequentemente acredita-se que toda caloria é igual e que portanto seu consumo deve ser moderado em qualquer situação. Entretanto isso não funciona assim. As calorias variam devido a suas características e, sobretudo, de acordo com o tipo de alimento do qual provém. Por exemplo, não é o mesmo consumir 50 calorias de maçã e 50 calorias em forma de um delicioso bolo. Isso porque as calorias reagem de distinta maneira em nosso corpo, produzindo resultados distintos.

4. Como no caso das calorias, é muito comum crer que todos os carboidratos têm efeitos negativos a quem está realizando uma dieta. Claro que alguns deles apresentam efeitos negativos em nosso corpo e produzem aumento de peso. Entretanto, alguns possuem efeitos positivos e nos ajudam na perda de peso. Dentre os carboidratos positivos podemos mencionar aqueles encontrados em frutas, vegetais e leguminosas.

5. Finalmente, basear uma dieta unicamente no consumo de proteínas não tem os resultados que esperamos. Segundo especialistas, toda dieta, inclusive as que servem para perda de peso, devem ser baseadas em três elementos fundamentais: carboidratos, proteínas e gorduras. Logo, não são recomendadas as dietas que se compõem unicamente de alimentos ricos em proteínas.

Imagem oferecida por Paul Keller.