Ideias para reutilizar o óleo de cozinha usado - Melhor Com Saúde

Ideias para reutilizar o óleo de cozinha usado

óleo de cozinha usado

O que você faz com o óleo de cozinha usado? Precisamos ter muito cuidado ao descartá-lo, já que ele pode ser extremamente prejudicial para o meio ambiente. O ideal é reciclá-lo, por isso neste artigo iremos dar algumas ideias de como reaproveitar o óleo de cozinha usado, de forma simples e caseira.

O óleo que usamos para fazer frituras libera metano na atmosfera quando está se decompondo. Este é um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Esta substância também prejudica o meio ambiente quando entra em contato com o solo, já que contribui para a sua impermeabilização. Com isso, a capacidade de absorção da água da chuva se reduz, podendo causar enchentes. Por esse motivo, não devemos simplesmente descartá-lo no lixo como fazemos com outros produtos e alimentos.

Despejar o óleo no ralo é outra péssima opção. Ele pode obstruir os canos, já que se mistura com elementos químicos de detergentes e criam uma capa gelatinosa que “prende” resíduos e bactérias.

Além disso, esta prática pode causar danos à rede de esgoto e contaminar a água com a qual entra em contato. Estudos mostram que um litro de óleo vegetal usado que seja descartado de forma incorreta pode chegar a poluir mais de 20 litros de água. Ele forma uma fina camada sobre a água, que impede a entrada de luz solar e coloca em risco a vida de animais aquáticos.

Dessa forma, a melhor alternativa certamente é a reciclagem, que pode dar um novo uso ao óleo de cozinha e proteger não só a sua casa, mas também o meio ambiente.

Como reciclar o óleo de cozinha usado

casa-ecologica

Depois de cozinhar, armazene o óleo usado em garrafas plásticas. Feche bem para evitar que ele entre em contato com outras substâncias.

Várias cidades possuem instituições e empresas que aceitam doações e fazem sabão com o óleo de cozinha usado. Tente descobrir se a sua cidade possui algo desse tipo, onde você possa levar seu óleo armazenado e contribuir com a produção.

Não precisa ser algo muito formal. Algumas pessoas doam para um vizinho ou conhecido que faz sabões caseiros. Se você conhecer alguém, pode ser uma ótima opção.

No entanto, por que não reaproveitar o óleo você mesma? Existem receitas simples e rápidas que permitem usá-lo de forma criativa, produzindo algo útil para o seu dia-a-dia. Vejamos aqui duas ideias que são ótimas opções para reutilizar o óleo de cozinha.

Receitas para reaproveitar o óleo de cozinha usado

1. Sabão de óleo de cozinha usado

É muito fácil fazer um sabão em barra usando seu óleo usado. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500g de soda cáustica
  • 1 litro de água quente
  • 2 litros de óleo de cozinha
  • 500ml de álcool
  • 5ml do óleo essencial de sua preferência

Para fazer, coloque a soda cáustica em um balde e vá adicionando lentamente a água quente. Use uma colher de pau para misturar com cuidado, até que a soda termine de se dissolver. Acrescente o óleo e continue misturando por mais 20 minutos.

Após esse tempo, adicione o álcool e a essência. Se quiser, você também pode colocar elementos decorativos como flores secas e ervas aromáticas. Mexa novamente até obter uma pasta consistente.

Coloque a mistura em formas e deixe secar por 24 horas. Após o período de secagem ele já estará pronto para o uso. Lembre-se de que este sabão não deve ser usado na pele, já que possui um pH alto e pode causar irritação. Sugerimos usá-lo para lavar roupas, louças e para a limpeza geral da casa.

2. Vela de óleo de cozinha usado

velas

As velas podem funcionar como um objeto de decoração e ser úteis para aromatizar o ambiente. Você vai precisar do seguinte:

  • Um recipiente ou jarra
  • Óleo de cozinha usado
  • Arame
  • Pavio
  • 2 gotas do óleo essencial de sua preferência

Para esta receita, precisaremos filtrar o óleo de cozinha usando um pano, para ficarmos com o óleo puro e sem resíduos. Vamos fazer uma base enrolando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio.

Com o arame no centro e o pavio posicionado no alto dele, despeje o óleo de cozinha usado, com cuidado para não encher tudo, pois o final do pavio deve ficar sobre o óleo. A vela já está pronta. Agora é só adicionar as gotas do óleo essencial que você mais goste para obter um aroma mais agradável.