Conselhos para reduzir o incômodo das varizes no verão

Conselhos para reduzir o incômodo das varizes no verão

Para que nossas varizes não piorem devemos evitar todas as fontes de calor e refrescar as pernas a cada 15 ou 20 minutos. Esqueça a cera quente para depilação: também é prejudicial
Cuidar-das-varizes

Se você sofrer de varizes ou insuficiência venosa crônica saberá, sem dúvida que, com as altas temperaturas, os desconfortos são maiores. Aumenta a pressão, a dor e a fadiga.

A Sociedade Espanhola de Angiologia e Cirurgia Vascular (SEACV) nos oferece alguns simples, mas importantes conselhos para reduzir o incômodo das varizes no verão, que podem nos ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida e desfrutar do verão de uma forma mais relaxada se sofrermos de varizes.

Estamos certos de que esta informação será útil.

Varizes no verão, um castigo diário para suas pernasCuidar-das-pernas

O Hospital Ramon y Cajal, de Madrid (Espanha) sugere que, apesar do fato de que a origem das varizes tem um componente genético muito claro, às vezes, fatores como a obesidade ou o sedentarismo também podem favorecer o aparecimento das varizes.

Mas, com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, qualquer pessoa que sofre de insuficiência venosa pode sentir uma série de mudanças que vale a pena ter em mente para tomar precauções:

  • As veias se dilatam.
  • Aumenta a retenção de líquidos .
  • Aumenta a pressão e a dor.
  • Há maior risco que apareçam trombos.
  • Maior dor nos pés e inchaço nos tornozelos.

Saiba mais sobre Dicas para aliviar a dor de varizes

Temos que deixar muito claro que não existem milagres no tema das varizes. Nós podemos melhorar o nosso bem-estar através de exercícios e orientações específicas, mas o problema geralmente não é resolvido facilmente a menos que nos submetamos a uma intervenção cirúrgica.

Lembre-se também que as varizes não são apenas um problema estético, mas o resultado de um mau funcionamento das válvulas das veias das pernas. Elas se expandem ou dilatam e o fluxo do sangue se torna mais lento.

Portanto sempre monitore o estado de suas varizes com o seu médico, tome a medicação prescrita e, ao chegar o verão, ponha em prática estas orientações simples que certamente serão muito úteis.

Como cuidar de suas varizes no verão

Da revista médica “Médicos e Pacientes” nos oferecem algumas estratégias interessantes, retratadas através do Capítulo Espanhol de Flebologia (CEF) e da Sociedade Espanhola de Angiologia e Cirurgia Vascular, citada acima.

Por isso, observe bem estes simples conselhos:

1. Evite fontes diretas de calor Evitar-sol

Sabemos que, quando chega o verão, todos nós gostamos muito de deitar na praia ou na piscina e deixar que o sol bronzeie um pouco as pernas.

Devemos ter muito cuidado, pois as altas temperaturas favorecem a dilatação das varizes e o problema se agrava. Tenha em mente estas indicações:

  • Tome sol nas horas de menos calor (antes das 10 da manhã e nas últimas horas do dia).
  • Se você se expuser ao sol nas horas centrais do dia (o que não é nada recomendável nestes casos), aplique um de protetor nas pernas e banhe-se em água fresca a cada 15 ou 20 minutos.
  • Os médicos alertam de que o melhor é evitar qualquer fonte de calor, se tivermos varizes, assim, tenha em mente que, por exemplo, a depilação com cera quente seria inadequada.

Descubra como fazer um Os melhores óleos essenciais para tratar a dor das varizes

2. Movimente as pernas no verão

  • Caminhe pela praia nas horas de menos sol. A areia reativa nossa circulação e é muito saudável.
  • Se você fizer uma longa viagem de carro, trem ou avião, deve saber que estas situações de imobilidade aumentam a insuficiência venosa.
  • Um conselho! Movimente-se sempre que possível, usando meias de compressão, faça massagens ascendentes desde a panturrilha até o joelho e mova os tornozelos em círculos.
  • Ande descalço ao longo da orla do mar: a água exerce uma contração venosa muito adequada.
  • Pratique natação, você encontrará um grande alívio, sempre que fizer qualquer exercício dentro da água, também irá favorecer o retorno venoso.

3. Calçados e roupas confortáveisprevenir-varizes-nas-pernas

  • Nada de calças muito apertadas. O melhor são os vestidos de algodão largos e frescos, que também podem proteger  sua pele do sol.

Preocupe-se também com os sapatos que você usar. Se eles possuírem um salto superior a 4 centímetros da superfície de apoio do pé, poderá impedir o retorno venoso adequado.

  • Evite as meias que pressionam os tornozelos ou panturrilhas e, se necessário, use meias terapêuticas: em um dado que pode ajudar a proporcionar alívio.

4.Evite a constipação

  • No verão é muito comum que soframos de prisão de ventre. Devido às saídas para viagens, e excursões em geral, nas quais mudamos nossos hábitos, nosso corpo deixa de “ser regular” e sofremos um ou outro problema para ir ao banheiro.
  • De acordo com nos médicos, tudo isso faz com que acabemos acumulando líquidos e toxinas que, por sua vez, afetam nossas varizes.
  • Lembre-se de beber muita água e sucos e de consumir frutas frescas e fibras. O verão é esta estação tão “perigosa”, na qual acabamos ganhando uns quilinhos a mais. Evite isso.

Siga uma dieta equilibrada e não cometa excessos. Sua saúde vai agradecer.

Concluindo, para nos esquecermos um pouco de nossas varizes no verão é essencial evitar as fontes de calor e aproveitar, acima de tudo, a água do mar ou da piscina, para praticar exercícios nelas. Você encontrará um grande alívio!