Incríveis propriedades da banana para a nossa saúde - Melhor Com Saúde

Incríveis propriedades da banana para a nossa saúde

Embora a banana nos ofereça muita energia ao ser consumida durante o dia, não devemos ingeri-la a noite, dado que não a queimaríamos e poderíamos engordar.

A banana é uma fruta deliciosa, nutritiva, saciante e ideal para comê-la em determinadas horas do dia, mas também é recomendado saber com quais alimentos podemos combinar.

Nesse artigo, explicaremos quais são suas propriedades, como contribui para nossa saúde e porque não devemos abusar de seu consumo. Também ensinaremos a melhor forma de consumi-la  de uma forma que não engorde e ao contrario nos auxile na perda de peso.

Valores nutricionais

Uma banana de 100 gramas contêm aproximadamente 100 calorias, 1 grama de proteína, 25 gramas de hidrato de carbono y menos de uma grama de gordura. Além de conter também três gramas de fibra, a banana é rica em vitamina B6 e ácido fólico, minerais como o magnésio e o potássio.   banana

A banana é rica em amido

Embora a banana é uma fruta, seus valores nutricionais a torna como uma categoria de alimentos de amido, como por exemplo a batata, os cereais, a farinha, e os amendoins entre outros.  Esse elemento é fundamental para saber a hora ou momento que podemos consumi-la e com que alimentos podemos combina-la.

Em que momento podemos comer a banana?

Os amidos apresentam características fundamentais que favorecem  para  que nosso organismo tenha energia, mas também é lenta sua digestão. Por esse motivo não é recomendável sua ingestão pela noite, porque nesse caso engordaria.  É importante consumir a noite alimentos leves e de fácil digestão. Por isso, recomendamos consunir amidos pela manhã porque são excelentes fontes de energia para todo o dia.   Também podemos mencionar outros horários ideais para consumir a banana que são, por exemplo , no meio da manhã, ou pela tarde, justamente quando temos fome. Quando sentimos aquela vontade de comer alguma coisa pela tarde, mas que não engorde, podemos consumir a banana, porque saciam facilmente sem ter que ingerir alimentos que contenham açúcar refinados, gorduras ou que sejam menos saudáveis como os industrializados. Além disso, e fácil de levar para qualquer lugar que vaiamos e fácil de comer. Lembre-se, não recomendamos comer a banana mais de uma ao dia, devido a seu completo valor nutricional

Propriedades

O consumo de banana habitualmente contribuem  com as seguintes propriedades a nosso organismo são elas: Reduz os níveis de colesterol Regula o problema de intestino Reduz as câimbras musculares Fornece energia para nosso corpo de forma eficaz e rápida, excelente para as crianças e para pessoas que praticam esporte, e em casos como esgotamento, fadiga crônica e fibromialgia Regula nosso sistema nervoso e ajuda aliviar sintomas de ansiedade, irritabilidade entre outros. Auxilia no tratamento da anemia. Diminui a hipertensão arterial Reduz o risco de infartos, Graças a suas propriedades alcalinizantes, atua como um antiácido natural Reduz as náuseas e vômitos matutinos, Um alimento ideal para tratamentos de ulceras Ajuda a aliviar as dores da menstruação. Auxilia como um bom complemento no tratamento para deixar de fumar É uma fruta imprescindível para as mulheres gravidas, já que reduz náuseas , regula o intestino, fornece energia sem engordar e contêm acido fólico,

Como consumi-la?

Recomendamos que a coma madura , dessa forma facilitara sua digestão. Também podemos consumi-la de inúmeras formas e possibilidades de utiliza-la também na nossa gastronomia. Fornece uma textura cremosa e doce nas vitaminas. Por esse motivo, podemos inclui-la com outros alimentos não muito agradáveis de sabor, mas que são benéficos a saúde, como por exemplo alguma verdura de folha verde, levedura de cerveja e bebidas vegetais. Outra forma original e leve é fazer um sorvete de banana. A receita é simples: basta retirar a casca da banana e coloca-la no frigorifico para que se congele. Quando esteja bem congelada as  colocamos em um  liquidificador e batemos com um iogurte de nossa preferencia.  Temos três  opções de consumo: a primeira é que você poderá consumila-la diretamente após batela no liquidificador, ou colocar o batido em um recipiente para coloca-la novamente no frigorifico e come-la como um sorvete. Outra boa recomendação é servi-la com uma sobremesa, para isso basta acrescentar ao sorvete de banana chocolate derretido e conseguira servir uma sobremesa deliciosa e atrativa. sorvete-banana A banana fornece açúcar natural no preparo de biscoitos além de dar mais consistência ao alimento que se prepare com ela. Podemos assa-la  no forno e acrescentar canela. Uma delicia! Também podemos amassa-la com a ajuda de um garfo e obter uma pasta e acrescentamos chocolate em pó. Conseguimos um creme de banana com chocolate saudável, sem a necessidade de acrescentar lácteos,  farinha sem açúcar. Experimente!