Incríveis truques com o forno micro-ondas: surpreenda-se!

Incríveis truques com o forno micro-ondas

Graças a sua versatilidade, o forno de micro-ondas pode ter muitos mais usos além de aquecer ou descongelar a comida. Basta seguir os passos adequados para ter bons resultados.
Incríveis truques com o forno micro-ondas

Se você pensa que o forno micro-ondas serve apenas para reaquecer as sobras do dia anterior e fazer pipoca, está enganado. Existem muitas formas através das quais o micro-ondas pode ajudá-lo a sair de apuros.

Sua principal vantagem é a grande rapidez com a qual poderá preparar certos alimentos que demorariam bastante tempo se fossem preparados no forno convencional ou fogão.

Por isso, dê uma olhada nestes maravilhosos truques que vão revelar o poder oculto de seu forno micro-ondas.

Formas diferentes de usar o micro-ondas

Milho

Milho

Ao invés de esperar que a água ferva sobre o fogão para cozinhar as espigas, por que você não usa seu forno micro-ondas?

Para este método, é melhor não descascar as espigas. Ao invés disso, deixe as cascas. Elas manterão a umidade e o calor no interior e cozinharão os grãos de milho de maneira uniforme.

Coloque seu micro-ondas na potência alta e deixe-as cozinhar entre 3 a 5 minutos.

Assim, será muito mais fácil retirar as folhas. Lembre-se apenas de deixar a espiga esfriar por alguns minutos para não queimar os dedos.

Leia também: 8 interessantes usos do micro-ondas que você não conhecia

Chega de lágrimas por causa da cebola

Se picar cebolas te faz chorar, então você vai gostar deste truque. Leve as cebolas para aquecer no micro-ondas durante 30 segundos e você poderá cortá-las sem derramar nenhuma lágrima.

Por que funciona? Simples: quando você aquece as cebolas antes de cortá-las, rompe parte das enzimas que fazem com que ela libere um gás sulfúrico que nos faz lacrimejar.

Dê uma nova vida às batatas chips

Se você deixar um saco de batatas chips aberto, é provável que, depois de um tempo, elas fiquem moles e um pouco rançosas. Experimente colocar as batatas num prato, levá-las ao forno micro-ondas e aquecê-las por 30 ou 45 segundos.

Em seguida, retire-as e deixe-as repousar por mais um minuto. Quando comê-las, vai notar que estarão novamente crocantes e deliciosas. Esse truque também funciona com os salgadinhos de milho.

Ervas secas

ervas

Existem algumas ervas que é melhor não usar imediatamente depois de colher de sua horta ou quando ainda estão frescas.

Se você precisa usá-las de imediato, e não tem tempo para esperar que sequem, então o micro-ondas será sua salvação.

Aqueça as ervas na potência máxima por 2 a 3 minutos para desidratá-las.

Lembre-se de que, após lavá-las, você deve retirar o excesso de água. Do contrário, ao invés de ter ervas desidratadas no micro-ondas, você terá ervas cozidas.

Cítricos com mais suco

Este é um truque maravilhoso para aproveitar ao máximo o suco das frutas cítricas. Pode ser muito difícil espremer frutas como toranjas, limas, limões, laranjas, e outras.

Se você colocá-las no micro-ondas por 20 segundos e em seguida espremê-las, verá que a quantidade de suco será muito maior, já que o interior da fruta fica mais macio e o suco sai sem a necessidade de aplicar muita pressão.

Pão duro

Quase ninguém gosta de comer pão quando, passado algum tempo, ele ficou duro e um pouco seco. Mas para que você não tenha que jogar fora uma sacola de pães por causa disso, simplesmente leve-os ao micro-ondas.

Envolva o pão numa toalha levemente úmida e ponha no micro-ondas na potência máxima por 10 a 12 segundos, e veja se o pão amaciou um pouco.

Se não, repita o processo até obter o resultado desejado.

Isso faz com que o pão recupere a umidade e frescor de quando saiu do forno.

Ovos mexidos

Deixe a frigideira de lado e aproveite a potência do forno de micro-ondas para preparar um café da manhã fácil e muito rápido.

  • Bata alguns ovos com um pouco de leite.
  • Junte o sal e a pimenta a gosto e aqueça na temperatura alta durante 45 segundos.
  • Retire e mexa vigorosamente com um garfo, para, em seguida, voltar a pôr no micro-ondas por mais 30 a 45 segundos.
  • Repita o processo até que os ovos estejam no ponto que você preferir.

Visite este artigo: Depois de ler isto, nunca mais você jogará as bandejas de ovos fora

Batatas fritas do zero

batatas-fritas-500x333

Provavelmente você pensa que precisa de uma fritadeira para isso, mas pode dar uma oportunidade ao seu forno micro-ondas. É possível que se surpreenda.

Comece fatiando as batatas bem finas. A seguir, coloque-as num prato que possa ir ao micro-ondas.

O tempo de cozimento varia em função da potência do seu eletrodoméstico, mas geralmente, na potência máxima levará de 3 a 5 minutos para dourar.

Depois de prontas, basta retirar do forno, acrescentar um pouco de sal e saborear.

Ovos pochê

A maneira tradicional de preparar ovos pochê é um pouco tediosa, mas o micro-ondas pode facilitar essa tarefa. Basta encher um recipiente apto para micro-ondas com meia xícara de água e uma pitada de sal.

Quebre o ovo no recipiente e deixe que mergulhe por completo.

Cubra a parte superior com um prato pequeno, coloque no micro-ondas na potência máxima durante apenas um minuto e surpreenda-se com os resultados.