Infecção na garganta: tratamento natural - Melhor Com Saúde

Infecção na garganta: tratamento natural

Você sabia que os gargarejos com água com sal ou bicarbonato são muito eficazes para acabar com a dor de garganta? Eles nos ajudam a reduzir a inflamação e eliminam germes e bactérias.
infecção na garganta

A infecção na garganta é uma condição extremamente comum. Somente uma pequena porcentagem do total deste tipo de infecção é decorrente de bactérias, sendo que a maior parte delas costuma ser viral, e portanto não responde bem ao uso de antibióticos.

Mesmo para os casos causados por bactérias, é importante pensar duas vezes antes de iniciar um tratamento com antibiótico, já que o uso contínuo pode fazer com que elas fiquem cada vez mais resistentes e difíceis de combater.

Uma infecção na garganta pode causar muita dor e desconforto, principalmente na hora de engolir, e pode também atrapalhar o sono. Dessa forma, mesmo que não seja algo tão sério, ela deve ser tratada para não influenciar negativamente a nossa qualidade de vida.

No entanto, o tratamento não necessariamente é composto por medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos. Existem várias formas naturais de tratar as infecções na garganta, que podem ser muito eficazes na redução da dor e da irritação. Estas são algumas alternativas:

dor-de-garganta

  1. Limão

Limões frescos podem ser usados para aliviar as dores na garganta, já que ajudam a remover o muco. Uma opção é fazer uma limonada quente com mel. Basta misturar o suco de meio limão com uma colher de chá de mel em um copo de água morna. Beba lentamente.

Outra opção é fazer um gargarejo com um pouco de suco de limão fresco diluído em uma quantidade igual de água quente. Por último, você pode cortar um limão ao meio e colocar um pouco de sal e pimenta sobre ele. Depois, basta lamber o limão lentamente.

  1. Mel

Seja misturando uma colher no chá ou ingerindo-o em sua forma pura, o mel é amplamente conhecido como um remédio eficaz para combater inflamações e infecções na garganta. Estudos mostram que o mel pode ser mais eficiente no alívio da tosse do que muitos remédios desenvolvidos especificamente para este fim.

Além disso, ele possui propriedades que permitem curar feridas, e portanto pode acelerar o processo de cura de infecções na garganta.

  1. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã oferece inúmeros benefícios para a saúde, e um deles é sua capacidade de tratar a garganta infeccionada, já que possui importantes propriedades antibacterianas.

Uma forma de usá-lo é misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna, juntando também uma colher de chá de limão e outra de mel para criar um remédio natural muito poderoso, combinando as propriedades dos três alimentos. Beba 2 ou 3 vezes ao dia e sentirá uma redução significativa no nível de dor.

Você também pode fazer uma opção para gargarejo, misturando uma colher de chá de sal com outra de vinagre de maçã em um copo com água quente. Faça várias vezes ao dia para obter melhores resultados.

  1. Alho

O alho possui características antissépticas e antibacterianas, além de várias outras propriedades medicinais importantes no tratamento das infecções na garganta.

Por mais que seja difícil, a melhor forma de aproveitar os benefícios que o alho oferece é consumindo-o cru, para liberar um composto químico chamado alicina, capaz de matar as bactérias que podem estar causando a dor e a inflamação.

Outra opção é usar o óleo de alho, adicionando algumas gotas a um quarto de copo de água morna e fazendo um gargarejo uma vez ao dia.

  1. Água salgada

Uma solução feita com água salgada é uma das melhores maneiras para atenuar os sintomas da infecção na garganta, reduzindo o inchaço, diminuindo secreções e combatendo as bactérias.

O sal atua como um antisséptico que ajuda a tirar água das membranas mucosas da garganta, eliminando o catarro e reduzindo a inflamação.

Faça um gargarejo pelo menos 4 vezes ao dia misturando uma colher de chá de sal em um copo de água morna. Não engula e cuspa a água quando terminar. Se for muito difícil lidar com o sabor salgado, pode adicionar uma colher de mel.

  1. Olmo vermelho

cha

O olmo vermelho é uma planta medicinal tradicionalmente usada no combate a infecções na garganta. Ele contém mucilagem, uma substância gelatinosa que reveste a garganta, alivia a dor e reduz a irritação.

Para usar, faça um pó com a casca interna da planta e adicione-o a um copo com água morna. Basta beber enquanto ainda estiver quente. Caso não consiga encontrar esta erva, você também pode procurar a versão em cápsulas em farmácias e lojas de produtos naturais.