Infecção nos rins: sintomas e tratamento

Deseja saber se você está sofrendo com uma infecção nos rins? Continue lendo e saiba mais.
Infecção nos rins: sintomas e tratamento

Última atualização: 16 agosto, 2020

A infecção nos rins tende a ser uma das mais comuns. Ela desenvolve uma intensa dor pélvica e nas costas. Também é comum ter uma leve febre. Se você algum dia já sofreu com esta doença, já sabe como ela se manifesta. A seguir, queremos falar desta infecção e de algumas regras a serem seguidas.

Como saber se estou sofrendo com uma infecção nos rins?

infecção nos rins

A infecção nos rins, em apenas um ou em ambos, acontece quando algumas bactérias se aderem a eles, inflamando-os e impedindo que funcionem com normalidade, ocasionando, além disso, vários sintomas em nosso trato urinário que temos que levar em consideração. Perceberemos que nossa urina ficará diferente e que, inclusive, sentiremos dor. Veremos mais detalhes abaixo.

Causas de uma infecção nos rins:

  • Bactérias.
  • Uma infecção na própria bexiga.
  • Pedras nos rins.
  • Normalmente é mais frequente nas mulheres.
  • Diabetes.
  • Anomalias genéticas nos rins.
  • Cistos nos rins.
  • Algum tipo de anemia.
  • Ter baixas defesas e um sistema imunitário debilitado.

Quais sintomas podem aparecer?

  • Dor no abdômen, na parte inferior das costas ou, inclusive, em uma parte da virilha.
  • Cansaço.
  • Um pouco de febre.
  • Urgência para urinar, ainda que saia apenas um pouco de líquido. Também há a ocorrência de dor.
  • Calafrios.
  • Náuseas.
  • Perda de apetite.

Remédios caseiros para a infecção nos rins e urinária

Você sabe que será seu médico quem estabelecerá o tratamento a ser seguido, e o habitual são os antibióticos, essenciais para eliminar tal infecção. Enquanto isso, em casa, seria adequado que você seguisse os seguintes conselhos, muito indicados para melhorar o funcionamento dos rins, facilitando o trabalho e ajudando todo o sistema urinário.

1. Uma colher por dia de bicarbonato de sódio

Bicarbonato

Nada tão simples e tão eficaz. Basta tomar com um copo de água depois de sua refeição principal uma colherzinha de bicarbonato de sódio. O bicarbonato ajuda os rins a filtrarem melhor o sangue, facilitando o trabalho e limpando-o, eliminando assim qualquer toxina procedente de tal infecção. Portanto, agora você já sabe; nunca é demais uma colherzinha por dia de bicarbonato.

2. Beba água suficiente

Ingestão de água em jejum

É básico. Dois litros de água por dia. Desse modo, você eliminará as toxinas, melhorará a funcionalidade dos rins, do fígado e de todo o corpo. Quanto mais água você beber, melhor será a eliminação das bactérias que estão danificando os rins. Você pode colocar um pouco de suco de limão para que fique mais agradável de beber; algumas gotinhas são suficientes. Mas não inclua açúcar.

3. O suco mais recomendado: mirtilo

mirtilo

Foi comprovado por diversos estudos: tomar suco de mirtilo impede as bactérias de se aderirem às paredes do trato urinário, o que torna mais fácil a eliminação delas através da urina. Seria ideal tomar pelo menos 2 copos por dia. Se não for possível encontrar suco de mirtilo, as uvas também são bem recomendadas, por exemplo.

4. A água de coco e suas propriedades para os rins

coco-para-cuidar-el-pelo11

Tanto a água de coco como o óleo de coco são maravilhosos para eliminar as bactérias que tendem a aderir em nossos rins, além disso, é um poderoso antibacteriano que pode matar a bactéria Escherichia coli, mesmo quando a mesma apresenta resistência aos antibióticos.

Não tenha dúvidas em beber pelo menos dois copos de água de coco por dia: ao acordar e ao ir dormir. Recomenda-se tomar duas colheres de óleo de coco por dia.

5. Os benefícios de comer aspargos

Esparragos

Você sabia? O aspargo é um excelente purificador das vias urinárias, capaz de nos ajudar a curar uma infecção nos rins e no trato urinário. Não se preocupe se quando você estiver consumindo os aspargos sua urina cheire mal; é normal.

Enquanto isso, suas substâncias curativas irão fazendo seu trabalho em seus rins. Portanto, não tenha dúvidas, acompanhe suas saladas com os sempre saborosos aspargos e cuide de sua saúde.

6. O vinagre de maçã

Vinagre-de-manzana-3

Quando temos alguma infecção urinária, por exemplo, é ideal tomar um copo de água com uma colher de vinagre de maçã. Além do mais, o vinagre de maçã é um excelente remédio para evitar digestões pesadas.

Trata-se em geral de um bom aliado para todo o nosso sistema digestivo e para o trato urinário. Que tal tomá-lo uma vez por dia depois do almoço? Basta uma colher em um copo de água. Os resultados são muito bons.

7. As maravilhas de uma simples batida de aipo

Apio-para-adelgazar-2-500x325

Uma estratégia muito simples com a qual você conseguirá reduzir a infecção nos rins. E como prepará-la? Muito fácil, basta levar ao liquidificador dois caules de aipo, duas rodelas grossas de abacaxi e uma xícara de chá de camomila. Adicione um litro de água e beba ao longo do dia. Você verá como se sentirá bem.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.