Infusão de aveia para tratar o abdômen inchado

Infusão de aveia para tratar o abdômen inchado

Além de incluir a aveia em flocos no nosso café da manhã ou lanche, podemos preparar esta infusão de aveia para tomá-la antes das principais refeições e evitar a formação de gases.
Infusão de aveia para tratar o abdômen inchado

Quantas vezes por semana você costuma notar esta incômoda sensação de ter o abdômen inchado? Ainda que você não acredite, isso é algo muito comum nas mulheres.

A causa quase sempre se relaciona com o clássico problema da retenção de líquidos ou com a dificuldade de digestão. Não importa se tivermos sobrepeso ou se estivermos em forma. Esta “barriguinha” é algo muito comum de vermos ao final do dia.

Por isso, hoje em nosso espaço queremos oferecer-lhe um remédio simples que certamente poderá ajudá-la a acabar com este problema. Vale a pena tomar nota e experimentar.

Os benefícios da aveia para tratar o abdômen inchado

Infusao-de-aveia-para-abdomen-inchado

Iremos começar comentando algo importante. Muitas pessoas costumam contar que a aveia não lhes cai bem, que não é digestiva e que, em vez de depurar o organismo e de facilitar a digestão, acaba causando indigestão e mal-estar.

Os nutricionistas nos indicam que a aveia é um dos alimentos mais saudáveis que existe e que, se ela nos cai mal, pode ser que tenhamos algum tipo de alergia.

Por isso, se a sua experiência com a aveia tem sido negativa, consulte o seu médico para averiguar se existe algum tipo de intolerância a este alimento.

Tendo isso claro, vejamos agora quais virtudes este cereal possui, e que podem favorecer a nossa saúde digestiva e evitar o inchaço no estômago e abdômen.

  1. A aveia, um cereal de lenta absorção

Em primeiro lugar, temos que reconhecer que quando se fala da aveia como um “superalimento” há muitos motivos por trás deste título.

A aveia é rica em vitaminas minerais, aminoácidos e hidratos de carbono. E não é só isso: a aveia também possui uma alta quantidade de fibras.

Isso significa que ela irá favorecer o trânsito intestinal e permitir que absorvamos melhor os nutrientes.

Tomar uma infusão de aveia antes ou depois de nossas refeições irá nos proporcionar saciedade, permitir que a digestão dos alimentos seja mais fácil, e que os mesmos sejam absorvidos de forma mais lenta e adequada.

Também não podemos nos esquecer de que esta infusão é diurética, por isso conseguiremos regular a retenção de líquidos graças ao seu teor importante de sódio e potássio.

Uma absorção lenta ativa sempre o nosso metabolismo. Os alimentos não ficam armazenados produzindo gases, mas vão sendo absorvidos de forma adequada e progressiva pelo intestino.

A aveia é um alimento anti-inflamatório, muito útil, por exemplo, para as pessoas que sofrem com o cólon irritável.

  1. A infusão de aveia relaxa e reduz o estresse

A aveia é uma maravilhosa aliada para combater o estresse e a ansiedade. É comum que as mulheres tenham, hoje em dia, uma vida muito ativa:  o trabalho, a casa, os filhos, as amizades… Toda esta atividade acaba sobrecarregando o organismo e nossa mente. O estresse se acumula, armazenamos toxinas produzidas pelo cortisol, a digestão se torna mais difícil, e ao final do dia sempre surge o abdômen inchado.

Será que engordamos? De jeito nenhum. Trata-se da retenção de líquidos, da dispepsia ou até do cólon irritável, algo muito comum em casos de estresse e ansiedade.

A aveia tem a capacidade de regular nossos neurotransmissores e ajudar-nos a relaxar. Além disso, seu alto teor de vitaminas B1, B2, B3 e B6, zinco, magnésio, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e E, nos ajuda a regular a pressão arterial e a reduzir o estresse.

Como preparar a minha infusão de aveia

infusao-de-aveia

Do que preciso?

  • 3 copos de água mineral (600 ml)
  • 100 g de aveia em flocos de procedência orgânica
  • 1 pau de canela (5 g)
  • 1 colher de mel (25 g)

Utensílios

  • 1 garrafa de vidro de um litro
  • 1 panela
  • 1 colher de madeira
  • 1 coador

Como preparar?

  • A primeira coisa a fazer é encontrar aveia de procedência orgânica. É importante adquiri-la em estabelecimentos onde nos assegurem de que o seu cultivo foi adequado, para que possamos nos beneficiar de todas as suas propriedades.
  • Coloque para ferver os 3 copos de água e, em seguida, acrescente os 100 g de aveia, a canela e o mel.
  • Deixaremos que ocorra uma cocção ao longo de 30 minutos. Passado este tempo, tampe a panela e permita que fique em repouso durante, pelo menos, uma hora. Se quiser, você pode fazer esta receita de aveia logo após se levantar pela manhã. Desta forma você já a terá pronta para todo o dia.
  • Após o tempo de repouso, iremos coar todo o conteúdo e ficar somente com a água obtida.
  • Iremos colocá-la em uma garrafa de vidro e podemos mantê-la armazenada em temperatura ambiente.

Como devemos tomar a infusão de aveia?

  • Iremos beber um copo antes de cada refeição. O primeiro no café da manhã, o segundo 15 minutos antes do almoço, e o terceiro 15 minutos antes do jantar.
  • Desta forma, iremos conseguir nos sentir mais saciadas, além de fazer com que os alimentos sejam digeridos e absorvidos adequadamente sem produzir gases ou inchaço.
  • Ao chegar à noite, você também se sentirá mais relaxada.

Você pode seguir este tratamento 3 vezes por semana e ver como se sente. É o seu corpo e você mesma deve perceber se ele faz com que você se sinta bem.