Infusões para aliviar o cólon irritável - Melhor Com Saúde

Infusões para aliviar o cólon irritável

Por que não aproveitar todas as propriedades destas infusões fazendo uma mistura de camomila com anis e hortelã?

A síndrome do cólon irritável tende ser mais comum em mulheres. As causas ainda não são claras, mas na realidade, sua incidência tende a ser muito dolorosa e afeta nosso cotidiano durante várias semanas e até meses. É por isso que desejamos mostrar neste artigo os remédios naturais através de plantas medicinais que servirão de alívio.

As plantas medicinais podem ser muito eficientes para tratar os efeitos do cólon irritável. De todos os modos, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, procure um médico. As plantas que vamos recomendar são fáceis de encontrar, você não precisa ir a uma loja de produtos naturais para adquirir a quantidade necessária. O normal é uma colherzinha da planta medicinal por cada xícara de água, você pode tomar duas por dia. Para se beneficiar de todas as propriedades, o ideal é evitar as chaleiras de aço, as de cerâmica, barro e porcelana são melhores. Estas chaleiras são mais naturais e obtêm melhor os princípios ativos das ervas medicinais.

Plantas medicinais para tratar o cólon irritável

Infusão de erva-doce

anis

A erva-doce apresenta um agradável sabor de alcaçuz. Trata-se, sem dúvida, de uma excelente planta para aliviar as dores estomacais e intestinais. Alivia o inchaço, os gases e, além disso, é antiespasmódica, ideal para as pessoas que sofrem de cólon irritável. Porém, a erva-doce não é adequada para quem está sofrendo um período de diarreia, sendo que a doença alterna períodos de diarreia com constipação, assim que neste caso, a infusão de erva-doce será adequada somente para os dias de prisão de ventre. Para preparar o chá, você somente terá que pegar uma colher de sementes de erva-doce e colocá-las para ferver junto com uma xícara de água. Pode tomá-la no café da manhã e no meio da tarde.

Infusão de camomila

Te-manzanilla

A infusão de camomila é ideal para tratar o cólon irritável e encontrar alívio. Suas flores dispõem de propriedades capazes de reduzir a inflamação, além disso, são antibacterianas e atuam como relaxantes. Você pode tomar também duas xícaras por dia, e para prepará-las basta pegar uma colherzinha de flores de camomila – você também pode utilizar as clássicas bolsinhas de chá – ferva com água durante dez minutos e deixe repousar alguns minutos.

Infusão de hortelã

menta6

A menta pertence à família das plantas carminativas, antiespasmódicas, relaxantes e sedativas. Isto quer dizer que, uma vez que chegam ao nosso sistema digestório, irão atuar diretamente sobre o estômago e intestinos baixando a inflamação, reduzindo a dor e trazendo uma sensação relaxante. Para prepará-la basta somente uma colher de hortelã seca. Ferva com uma xícara de água e deixe repousar. É importante que nestas infusões não seja incluído açúcar, se você quiser adoce com stévia ou mel.

Infusão de sálvia

salvia

A infusão de sálvia é ideal se você estiver sofrendo com a diarreia, vômitos e enjoos. Estes são sintomas também habituais no cólon irritável, assim que esta planta com propriedades adstringentes será de grande ajuda. Além do mais, a sálvia dispõe de uma excelente ação sedativa que permitirá o relaxamento. Não deixe de prová-la caso esteja sentindo estes sintomas. Para prepará-la use 10 gr de sálvia, ferva junto com três copos de água e deixe repousar por cinco minutos. Você pode beber até três xícaras por dia.

Infusão de tomilho

Tomillo

A infusão de tomilho é outra boa opção para o cólon irritável. Esta planta medicinal vai ajudar na digestão, aliviar a dor e a inflamação, limpando os intestinos de toxinas e bactérias. Assim como outras infusões, basta uma colherzinha da planta em uma xícara de água fervendo. Deixe que a água entre em ebulição e repouse por alguns minutos.

Infusão de tanchagem

infusion-de-melissa

As sementes de tanchagem são utilizadas normalmente para doenças do sistema digestivo, e em especial para proteger o intestino. Esta planta dispõe de um alto conteúdo de vitamina B, ideal para acalmar a ansiedade, a dor e para regular nosso corpo no caso de prisão de ventre.

Recomenda-se tomar somente uma vez por dia, e para prepará-lo, pegue uma colher das sementes de tanchagem, ferva com água e deixe que a infusão repouse por cinco minutos. Depois, filtre o conteúdo em um coador e beba pouco a pouco. Servirá como alívio.