Infusões e conselhos para tratar a ciática

Infusões e conselhos para tratar a ciática

Você sabia que a cúrcuma pode ajudar a reduzir as dores da ciática? Por ser anti-inflamatória ela nos proporciona alívio tanto se for tomada como infusão quanto se for aplicada em forma de cataplasma.

Quando o nervo ciático inflama-se causa dores nas nádegas que vão desde a parte posterior das coxas e, em muitos casos, esta dor pode se estender ao longo de toda a perna até o tornozelo.

Para tratar da ciática podem ser utilizadas algumas ervas antirreumáticas e com propriedades analgésicas, para serem tomadas na forma de infusão ou mesmo serem aplicadas na forma de compressas ou cataplasmas.

Sintomas que indicam a inflamação do nervo ciático

  • Dor aguda que vem desde as nádegas até a parte posterior da perna, e muitas vezes, chega até o tornozelo.
  • Dificuldade para realizar alguns simples movimentos, como, por exemplo, contornar a cama.
  • Quando se tem que permanecer muito tempo de pé, a dor aumenta até ficar insuportável.
  • Quando a inflamação é muito grave não se encontra alívio ou melhora em nenhuma posição.
  • A pessoa que apresenta esta classe de inflamação sente-se muito incapacitada devido a dor e ao incômodo.

Infusões que ajudam a combater a ciática

Dente de leão para combater a ciática

Infusão de cúrcuma

Esta é uma erva muito recomendada para o tratamento da ciática, já que possui grandes propriedades anti-inflamatórias. Deve ser preparada uma infusão com alguns ramos em meio litro de água e tomar de três a quatro vezes por dia.

Infusão variada

Ingredientes

  • Erva-dos-carpinteiros
  • Amor-perfeito
  • Manjerona
  • Flores de sabugueiro
  • Dentes-de-leão

Modo de Preparo

Pegue 10 g de cada uma destas plantas secas. Depois, triture e misture-as muito bem. Ponha para ferver uma xícara de água e adicione uma colher destas ervas. Tampe e deixe repousar durante cinco minutos para depois beber. Tome duas xícaras por dia.

Suco de cenoura e salsa

Suco de cenoura para tratar problema na ciática

Um suco muito efetivo para tratar este problema. Basta fazer um suco de cenouras com alguns ramos de salsa e tomar um só copo por dia. Não importa a hora que escolher para bebê-lo.

Também se recomenda tomar em jejum um dente de alho com um copo de suco de abacaxi, sem adicionar adoçantes.

Suplementos para tratar a ciática

Quercetina

É um bioflavonóide que geralmente é encontrado nas frutas e vegetais, mas está em maior quantidade na cebola e na maçã. É um rico antioxidante que tem a função de proteger as células contra a ação nociva dos radicais livres.

Bromelina

Trata-se de uma enzima que pode ser encontrada principalmente no abacaxi. Tal enzima tem a capacidade de reduzir a inflamação provocada pela ciática.

Alga spirulina

Este é um alimento que contém abundantes quantidades de minerais e vitaminas, com a capacidade de nutrir o sistema nervoso e limpar o organismo eliminando gorduras e toxinas.

Cataplasmas contra a ciática

  • Aplicar um cataplasma de argila verde sobre a zona afetada pode ajudar a reduzir a inflamação, e logo, diminuir a dor. Deve ser aplicado fazendo uma suave massagem.
  • Aplique um cataplasma da raiz de gengibre moída, adicionando uma colher de azeite de oliva. Aplique com uma massagem muito suave. Pode ser repetido várias vezes ao dia.