Infusões para melhorar o sistema nervoso

Infusões para melhorar o sistema nervoso

As ervas naturais, além de possibilitarem o relaxamento, nos ajudam a evitar as dores musculares e as câimbras.

Se você acredita que uma situação está fora do seu controle, você fica ansioso(a) por algo que está a ponto de acontecer, não pode controlar um ataque nervoso ou o estresse está fazendo estragos em seu corpo e mente, prove estas maravilhosas infusões para melhorar o sistema nervoso de maneira natural e sem ter que recorrer aos medicamentos.

O nervosismo, a doença atual

Na sociedade em que vivemos é muito comum que as pessoas estejam muito nervosas, apressadas, ansiosas ou estressadas, também deprimidas ou com problemas para conciliar o sono. Devido às tensões e pressões aos quais estamos submetidos diariamente, ficamos expostos a problemas no sistema nervoso. Ainda que os médicos indiquem que um pouco de tensão é bom para saúde, o problema se instala quando a medida ultrapassa os padrões permitidos.

Chega um momento em que parece que nada do que se faça (dormir todo o fim de semana, tirar uma folga no campo, fazer yoga, meditar etc.) é o suficiente. É preciso “desacelerar” para recuperar a saúde e, por sua vez, ter mais energia para afrontar os desafios e as obrigações diárias, sem que estes nos sufoquem em um estado de tanto estresse ou ansiedade que acabe nos adoecendo gravemente.

infusões para ficar mais calmo

Os objetivos das ervas naturais para os nervos é tranquilizar os sintomas, relaxar o corpo e a mente, dormir melhor, controlar a pressão arterial, acalmar a ansiedade e a excitação e deixar a pessoa em um estado ideal, sem dores musculares, de cabeça, câimbras, palpitações ou taquicardia, depressão etc.

Quais são as melhores ervas para preparar infusões?

As principais plantas que se utilizam para preparar infusões que combatem os ataques ou problemas relacionados aos nervos são:

  • Ginseng: pode ser o “comum” ou o siberiano. Ambos servem para atacar a depressão desde a raiz e reduzir o estado de estresse tão comum atualmente. É um excelente tratamento natural para reforçar o sistema nervoso. Ainda que seja consumido em forma de cápsula, o chá de ginseng também é muito eficaz.
  • Erva de São João: se se consume entre 4 a 6 meses seguidos é um tônico que repara o sistema nervoso. É muito útil para os tratamentos de pacientes com depressão. Deve-se beber uma colher de pó de flores de erva de São João, amassadas em água fervente, duas vezes por dia.

Infusões para equilibrar o sistema nervoso

  • Borragem: serve para equilibrar o excesso dos hormônios suprarrenais que são produzidos no corpo devido a uma situação de estresse intenso. Beber uma infusão com uma colher de folhas secas para uma xícara de água. Pode-se beber várias xícaras por dia.
  • Valeriana: é uma das ervas contra a ansiedade e os nervos mais conhecida. Serve para lutar contra qualquer tipo de transtorno do sistema nervoso e para diminuir as manifestações psicossomáticas como os espasmos, as palpitações, os vômitos, a insônia etc. Prepara-se uma infusão com 15 gramas da raiz desta planta, deixa-se repousar toda a noite e se bebe pela manhã.
  • Ulmária: os óleos essenciais desta planta lhe dão um aroma delicioso e possui, ainda, propriedades sedativas para acalmar até os “nós no estômago” causados pela angústia. A infusão de Ulmária também trata a acidez e as úlceras. Prepara-se com duas colheres de flores para uma xícara de água e se bebe três vezes ao dia, depois das refeições. 

Infusões para acalmar os nervos

  • Pitaya (fruta-do-dragão): Contém uma substância chamada captina, com efeitos estimulantes suaves para o sistema nervoso. Em lugar de ser prejudicial como outros estimulantes (como o café), a Pitaya trata o nervosismo, a pressão arterial alta e as arritmias do coração.
  • Boldo: outra das ervas mais populares, também para ajudar na digestão ou para as dores estomacais. É rico em boldina e seus óleos essenciais têm efeitos sedantes e calmantes para todo o sistema nervoso. A infusão se prepara com 2,5 gramas do boldo por 100 ml de água, beber antes de dormir. Não se permite continuar o tratamento por mais de 4 semana consecutivas.
  • Manjericão: esta planta aromática muito usada na gastronomia também é uma excelente opção para reforçar o sistema nervoso e, por sua vez, tranquilizar as manifestações adversas que se produzem no estômago. Beber uma infusão realizada com uma colher das folhas secas de manjericão para uma xícara de água quente. Aconselha-se consumir depois das refeições principais.  

Chá natural para acalmar os nervos

  • Alface: é sedativa, pelo que, ao mesmo tempo que tranquiliza, ajuda a acalmar os nervos, serve para dormir melhor pela noite e a controlar as palpitações. Uma receita das avós é colocar uma folha de alface na água com a qual se dará banho nos bebês para que durmam mais tranquilos. Beber um chá de folhas de alface ou, ainda, consumir como salada antes de ir para cama. Alguns dizem que é uma boa opção também fazer uma batida ou suco com ela.  
  • Rosa silvestre: tranquiliza o sistema nervoso e as dores estomacais associados. A infusão de rosa silvestre se realiza com uma colher de flores secas para uma xícara de água fervente. Beber até duas vezes por dia.
  • Camomila: outra erva conhecida com efeitos sedantes e calmantes para o sistema nervoso. Reduz as tensões, inibe espasmos musculares no estômago e também é analgésica. Deve-se preparar um chá com uma xícara de água e 4 gramas de flores. Deixar repousar 10 minutos. Beber até 3 xícaras ao dia.

Imagens cortesia de iweatherman, Tiago Ribeiro, Jessica Louis, Vibha Raj, Naam ym y dragonflysky.