Jantares para dormir e descansar melhor

Jantares para dormir e descansar melhor

Ao contrário do que muitos fazem, para conseguir uma boa noite de sono é muito importante ter um jantar leve, mas que não nos deixe com fome.
Jantares para dormir bem

O jantar é, para muitos, o momento de descansar um pouco e compartilhar um tempo com a família. Isso faz com que, em geral, comamos mais do que deveríamos e, frequentemente, façamos isso muito tarde.

Porém, o jantar é uma refeição que devemos analisar se tivermos dificuldade para pegar no sono ou se acordamos cansados pela manhã.

Neste artigo explicaremos a importância de jantar algo leve e não muito tarde, e daremos algumas sugestões de menus saudáveis. Confira!

“Jantar de plebeu”

Diz o refrão que devemos “tomar o café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu”. Esse é o ritmo que nosso organismo segue, adaptado ao ritmo de vida que levamos.

Pela manhã precisamos obter energia para o dia todo, enquanto a noite só precisamos evitar ir dormir com fome. O problema é que costumamos fazer tudo ao contrário. A maioria das pessoas quase não come de manhã, por falta de tempo ou por costume, o que pode desgastar muito o organismo e causar estados de cansaço e estresse.

O ritmo estressante de trabalho também impede que muitas pessoas possam relaxar até a tarde ou noite, um momento onde toda a fome acumulada surge.

jantares-leves

O jantar que não se queima

É importante destacar que nosso organismo não utilizará a energia que obtém com a maior parte do que comemos a noite. Ao contrário, ele se converterá em gordura de reserva e dificultará a função do fígado, um órgão que se regenera durante as primeiras horas da madrugada, sempre e quando não tenha que trabalhar no processo digestivo.

Se o fígado se sobrecarrega pelo esforço do jantar, isso também afetará o nosso descanso e, como consequência, nosso nível de energia pela manhã.

Proporemos a seguir alguns jantares leves e nutritivos, e recomendamos que você coma sempre antes das oito da noite, ou pelo menos duas horas antes de ir dormir.

Salada de tomate e abacate e omelete de verduras

A alface é um vegetal muito rico em água e fibras, que nem todas as pessoas podem digerir bem. Por isso, se quisermos comer vegetais crus a noite, uma opção consiste em evitar a alface e optar, por exemplo, pelo tomate, que é rico em antioxidantes.

Além disso, se adicionarmos um delicioso abacate, conseguiremos uma salada muito completa a nível nutricional. Poderemos temperá-la com orégano e manjericão.

Por sua vez, o ovo nos oferece proteína, que não deve faltar jamais em um jantar. Além disso, é um alimento muito nutritivo e fácil de digerir.

abacate3-500x375

Gazpacho e peixe ao forno

Outra forma de comer vegetais crus sem dificultar a digestão é nos sucos vegetais ou nos gazpachos, as famosas sopas frias. Podemos usar o liquidificador para obter um creme frio que saciará a fome e será refrescante.

Neste caso, podemos combiná-lo com qualquer peixe ao forno ou grelhado, duas formas de cozinhar que são saudáveis e leves.

Legumes e champignon

Quem não come proteínas de origem animal, ou quer um jantar ainda mais leve, pode optar por champignon, que é uma excelente fonte de proteína vegetal, além de ser um alimento muito natural.

Podemos prepará-lo em forma de mexido, com outras verduras como a cebola, a cenoura, o alho poró ou a abobrinha, e temperar tudo com alho, salsinha e pimentão.

Verduras-500x326

Sopa de cebola e geleia de maçã

Para os dias frios ou quando nos sentimos cansados ou com a imunidade baixa, podemos optar por uma reconfortante sopa de cebola a base de caldo vegetal.

Uma opção que também é muito saudável e sacia a fome é a geleia de maçã, uma sobremesa muito digestiva que podemos combinar com um punhado de frutos secos.

Creme de verduras com aveia

O creme de verduras é o tipo de jantar ideal para quem tem muita fome a noite, já que nos permite encher o estômago ao mesmo tempo em que nos oferece uma grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras.

Se, além disso, adicionarmos aveia em flocos, somaremos também as propriedades deste cereal, que nos ajuda a regular o sistema nervoso e relaxar, uma boa opção especialmente à noite.