Os jovens que não tomam café da manhã têm carência de nutrientes

Por ser a primeira refeição depois de um longo período de jejum, além de nos oferecer energia para o resto do dia, é importante consumir um café da manhã equilibrado.

Uma noite longa, algumas horas de sono, e um despertar acelerado e atrasado pela manhã. Esta é a imagem clássica da vida de muitos jovens estudantes e trabalhadores. O pior é que ao fazer isso sacrificamos a nutrição e podemos ter carência de nutrientes.

Por mais que já tenhamos ouvido muitas vezes, parece que não acreditamos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.

Tomá-lo nos permite começar bem o dia. Entre outras coisas, oferecemos ao organismo todos os compostos alimentares que definem a nossa saúde e o rendimento cotidiano.

Por tudo isso, é importante tomar um bom café. A carência de nutrientes pode causar muitos problemas a curto, médio e longo prazo. Na verdade, não tomar café da manhã pode ter efeitos negativos inesperados na população jovem.

Começar o dia com um bom café da manhã é fundamental

Acordar com energia

A manhã é um marco na cotidianidade de todo ser humano. É precisamente quando devemos definir e ingerir todos os fornecimentos alimentares úteis para assumir a carga energética do resto do dia.

O café da manhã representa o primeiro alimento que ingerimos depois de 8 ou 10 horas de sono e inatividade. Ao fazê-lo, damos ao nosso organismo a glicose necessária para fazer nossas atividades diárias.

Quando somos jovens, a forma como fazemos esta refeição poderá influenciar nossa constituição corporal, hábitos alimentares e saúde no futuro.

A carência de nutrientes afeta a absorção de ferro no organismo

Tomar um bom café da manhã é contar com uma maior qualidade de vitaminas e minerais úteis que serão usados eficientemente para enfrentar as tarefas diárias.

A insuficiência de ferro é um dos problemas principais das pessoas que não comem pela manhã.

  • Sabe-se que quem pula esta refeição pode ter problemas para obter e absorver o ferro.
  • Este elemento é fundamental para a oxigenação das células e também para o funcionamento correto do sistema imunológico.
  • Além disso, o ferro é importante para evitar quadros clínicos de anemia, tanto em jovens quanto em adultos.

Três coisas que você perde ao não tomar café da manhã

Jovem tomando café da manhã saudável

A carência de nutrientes própria do jejum nos impede de desenvolver atividades físicas exigentes durante o dia.

Ir à academia sem ter tomado café nos fará perder massa muscular necessária. O certo é comer antes ou depois do treino.

Afinal, quem consegue se exercitar sem ter energia?

As atividades intelectuais da universidade ou do trabalho também não serão favorecidas pelo jejum.

A falta de ferro e outras substâncias alimentares impede a oxigenação adequada do cérebro, o que dificulta nossa concentração e aprendizagem.

Como se fosse pouco, não comer ainda nos deixa de mau humor. Este efeito ocorre devido aos baixos níveis de glicose, à diminuição do funcionamento cerebral e aos sinais que nosso corpo envia quando não recebe o fornecimento adequado de comida.

Pular o café da manhã não ajuda a perder peso

Alguns jovens evitam tomar café da manhã sob a falsa crença de que isso irá ajudar a perder peso.

Pelo contrário: o jejum pode causar descontroles no metabolismo e uma maior propensão à obesidade. Entre outras coisas, pela carência de nutrientes necessários.

Tudo isso acontece porque o corpo é obrigado a administrar e armazenar os poucos fornecimentos que tinha previamente.

Desta maneira, o metabolismo trabalhará “pela metade” e as gorduras desnecessárias podem se acumular.

Por isso, hoje em dia acredita-se que um café da manhã farto e balanceado é o pior inimigo da obesidade. Além disso, o hormônio pancreático encarregado do processamento dos açúcares tem um melhor desempenho durante as primeiras horas do dia.

Não é estranho que os professores da academia e nutricionistas sugiram que comamos mais na manhã e ao meio-dia. Trata-se de diminuir a ingestão de alimentos gradualmente durante a tarde e a noite.

Uma dieta balanceada

Alimentos nutritivos e balanceados para o café da manhã

A carência de nutrientes não ajuda em nada na construção de um corpo esbelto e em forma. Para dizer a verdade, um dos grandes benefícios de comer pela manhã é que nesse horário podemos comer quase qualquer tipo de alimento.

Por isso recomenda-se que a ingestão de gorduras seja principalmente desde as 7 horas da manhã até as 4 da tarde. É claro que o ideal continua sendo manter um consumo balanceado de proteínas, carboidratos e minerais.

Em resumo, o correto é ter um café da manhã farto, um almoço suficiente, um lanche moderado e um jantar leve.

Evitar a carência de nutrientes no começo do dia pode ser fundamental a longo prazo.

Recomendados para você