Conheça o lambedor de Beterraba - Melhor com saúde

Conheça o lambedor de Beterraba

Em casos de urgência, como são as gripes fortes, por exemplo, os lambedores são uma solução caseira e natural. O lambedor é uma espécie de xarope caseiro.

Pode ser feito a partir de legumes, frutas, verduras e condimentos. Receitas de lambedores são muito comuns em cidades do nordeste e do interior brasileiro.

Onde encontrar lambedores?

Como dito antes, os lambedores são produzidos a partir de plantas, além disso são capazes de aliviar dores, inflamações, extirpar vírus, cansaços e etc. Em hortas no quintal de casa, nas feiras livres, e diretamente com produtores é possível encontrar o produto.

Poder medicinal dos lambedores

As plantas da caatinga, por exemplo, são fornecedoras de saúde, e podem ser cultivadas em casa. Tais medicamentos naturais podem ser utilizados em forma de chás ou de xaropes. Logo, é possível gastar menos com fármacos, uma vez que temos à disposição a medicina popular.

Desde a antiguidade, o ser humano utiliza lambedores; os remédios caseiros eram transformados em bálsamos terapêuticos, com poder de cura e de alívio.

Benefícios dos lambedores

• Efeito calmante (hortelã);
• Anestésico (hortelã);
• Alívio para dores;
• Alívio para gripes e resfriados (beterraba, abacaxi);
• Proteção contra muco nas vias respiratórias (beterraba);
• Alívio para cólicas, gases, etc.

Exemplos de lambedores

Existem muitos, dentre os quais podemos citar os de hortelã, de abacaxi, o xarope de gengibre e romã etc.

Mas daremos destaque ao lambedor de beterraba. Portanto, ensinaremos uma receita prática e falaremos sobre os benefícios que tal produto natural possui.

A beterraba é rica em vitamina C, que tem a função de defender o organismo. Ainda é composta por uma substância denominada antocianina, que aumenta os efeitos da vitamina C. O xarope de beterraba é utilizado para o alívio da tosse.

Além disso, a beterraba combate a diversas inflamações, previne várias doenças e ajuda a aumentar os níveis do bom colesterol.

Beetroots

A beterraba é composta por uma substância denominada antocianina, que aumenta os efeitos da vitamina C.

Receita de lambedor de beterraba

Ingredientes


• 1 beterraba
• 2 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo

Em um recipiente vazio e limpo, colocar as beterrabas cortadas em rodelas juntamente com o açúcar. Deixe-os descansar por 24 horas. No dia seguinte, recolha o xarope que ficou no fundo do recipiente.

Como tomar o xarope de beterraba?

Os adultos devem tomar 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia. As crianças, 1 colher de sopa de 1 a 2 vezes ao dia.

Cuidados

Diabéticos devem evitar o xarope de beterraba por conter açúcar. Gestantes e crianças com menos de 1 ano também devem evitar o consumo do xarope de beterraba.