Lanches saudáveis e pouco calóricos - Melhor com saúde

Lanches saudáveis e pouco calóricos

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, fazer “lanchinhos” durante a manhã e a tarde é muito importante para quem está focado em perder peso.

Esta prática ajuda a manter nosso metabolismo equilibrado, controlando o apetite até a próxima refeição. Mas, para manter-se no peso ideal, é essencial que o lanche não seja rico em calorias, sódio e gordura saturada ou trans, e ainda que tenha alguns nutrientes importantes para manter a saúde em dia.

A ideia é realizar lanches compostos por pelo menos um carboidrato, nesse caso, as torradas, pães integrais e frutas, são uma ótima escolha, além de compostos por proteínas, que podem ser encontradas no queijo, peito de peru e iogurtes e, por fim, as gorduras boas que você pode encontrar em sementes oleaginosas.

Esses alimentos têm bom valor nutricional e ajudam no combate aos picos glicêmicos, que atrapalham o emagrecimento.

Lanches saudáveis

Sanduíche de pão sírio integral com ricota

O sanduíche com meio pão sírio integral e uma fatia de ricota apresenta menos de 93 calorias. Além disso, é muito rico em proteínas, fibras e carboidratos. Este último dá mais energia ao nosso corpo, além da vantagem dos carboidratos integrais apresentarem menor índice glicêmico, proporcionando maior saciedade.

lanche-saudavel.saopedrospa

(Foto: SPA São Pedro – SP)

Iogurte desnatado com mel

Uma unidade de iogurte desnatado juntamente com uma colher de sopa de mel apresenta em média, 90 calorias. Rico em cálcio, um excelente nutriente para a saúde dos ossos. Além disso, o iogurte é um probiótico, atuando na formação e manutenção da flora intestinal. Já o mel, é capaz de nos proporcionar mais energia além de fortalecer o sistema imunológico.

lanche-saudavel.Pinch My Salt

(Foto: Pinch My Salt)

Barra de cereal de morango com chocolate

Prática de carregar, a barrinha de cereal é ótima opção para quem tem que fazer lanches fora de casa. Fonte de fibras, minerais como cálcio e potássio, e vitaminas. A grande vantagem está em seu valor calórico, que é de em média 100 calorias, além de apresentar um delicioso sabor.

Muesli bars

Uma barrinha de cereais é riquíssima em fibras além de nos oferecer apenas 100 calorias.

Salada de frutas

Ela faz parte de qualquer dieta, mas sua eficácia só está garantida a partir do momento em que se deixa de adicionar ingredientes muito calóricos, como achocolatado, leite condensado ou açúcar. Um copo pequeno com banana, maçã, laranja e mamão bem picadinhos é uma excelente opção, além de pouco calórica.

Fruits on a big white plate

A salada de frutas, sem complementos calóricos, sempre será uma excelente opção para os lanches entre as refeições.

Suco de laranja natural sem açúcar

Um copo pequeno apresenta apenas 95 calorias. Rico em vitamina C, é uma excelente escolha para uma tarde ensolarada.

Orangensaft

Um copo de aproximadamente 200 ml de suco de laranja nos oferece apenas 95 calorias.

Pera

Encontrada em qualquer época do ano, a pera é rica em potássio, fósforo, ferro, vitamina A e C. Por ter a casca muito fina e não muito resistente, ela não é uma boa escolha para comer fora de casa.

Há estudos que indicam que comer 3 peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. Isso se dá ao baixo nível de calorias e  à sensação de saciedade promovida por ela.

Pears

A pera é uma fruta extremamente fibrosa, por isso provoca a sensação de saciedade e nos permite permanecer sem comer por mais tempo.