Legumes: fonte de vida - Melhor com saúde

Legumes: fonte de vida

Todo mundo sabe que comer legumes faz bem à saúde e que para termos uma vida saudável é necessário incluir tais alimentos em uma dieta balanceada.

Uma alimentação regrada proporciona a prevenção de algumas doenças que são ocasionadas pela falta de nutrientes.

Para se ter ideia, o consumo regular destes alimentos garante o ótimo funcionamento do sistema digestivo, alguns alimentos tem a capacidade de diminuir as incidências de câncer, doenças crônicas e doenças cardíacas.

Propriedades

Legumes são importantes fontes de fibras, carboidratos, vitamina e água. Nas verduras encontramos clorofila em suas folhas, que ajuda no funcionamento de nosso corpo, limpando e carregando oxigênio para o sangue.

Curiosidade

Verduras de folhas verdes mais escuras são muito ricas em ácido fólico, que atua diretamente no combate à anemia, além de ser essencial no período de gestação de qualquer mulher. Encontramos nelas ferro, fósforo e cálcio.

As propriedades de cada alimento

BATATA

A batata é indicada em tratamentos e combates de problemas de saúde. Em relação a problemas urinários, é indicada para cistite.

É uma grande aliada de problemas de higiene íntima feminina, já que é eficaz para melhorar corrimentos. Atua também na recuperação de feridas e picadas de inseto.

Kartoffeln

A batata é indicada em tratamentos para acabar com corrimentos íntimos femininos.

BERINJELA

Como a maioria dos legumes, é pouco calórica. Fonte de potássio, fósforo, cálcio e fibras previne doenças relacionadas à vesícula biliar e ao fígado.

Seu consumo é muito indicado porque é capaz de diminuir os níveis de colesterol.

legumes-fontes-vida.berinjela

A berinjela é fonte de potássio, fósforo, cálcio e fibras e previne doenças relacionadas à vesícula biliar e ao fígado.

BETERRABA

A beterraba atua como um laxante natural, além de ser fonte de energia e diurética. É ótima na prevenção de anemias, problemas no fígado e alguns tipos de câncer.

Trabalha também na diminuição do colesterol ruim, dando aos vasos sanguíneos mais saúde.

beneficios-da-beterraba.redfox

A beterraba atua como laxante natural, é uma grande fonte de energia e diurética. Além de ser ótima na prevenção de anemias, problemas no fígado e alguns tipos de câncer.

BRÓCOLIS

Funciona como tonificante, combate anemias e é um ótimo laxante natural. Seu consumo é indicado porque contém substâncias que são capazes de destruir células cancerígenas. Também previne doenças estomacais, como úlcera e gastrite.

15 - brocolis

O consumo de brócolis é totalmente indicado, pois ele contém substâncias que são capazes de destruir células cancerígenas.

CENOURA

Fonte de vitamina A, fósforo, cloro, cálcio, sódio e potássio a cenoura atua na prevenção de câncer, anemias, diarreia, asma, pele e ossos.

Possui um poder cicatrizante e é uma ótima opção para as mulheres que amamentam, pois aumenta consideravelmente a produção de leite.

cenouraprato - Pamela Greer - flickr

(Foto: Pamela-Greer / flickr.com)

Dica importante

Ao preparar os legumes, prefira sempre come-los crus. Caso opte por cozinhar, não é necessário muita água e deixe o menor tempo possível na água.

Quando cozinhamos os legumes, muitas de suas propriedades são perdidas e com isso deixamos de ingerir muitos nutrientes que são importantíssimos para o bom funcionamento de nosso organismo.