Como preparar limonada de cúrcuma para combater a depressão

Como preparar limonada de cúrcuma para combater a depressão

Os efeitos da curcumina foram comparados com os de antidepressivos comerciais. Ao incluí-la nesta limonada, poderíamos melhorar o estado de ânimo e complementar o tratamento médico.
Limonada de cúrcuma

A depressão é um dos transtornos de saúde emocional que mais afeta homens e mulheres de todas as idades.

Segundo os dados revelados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula-se que mais de 350 milhões de pessoas sofrem ou sofreram algum episódio depressivo ao longo da vida.

Seu principal sintoma é um estado de tristeza profunda, que pode variar em função de sua causa e da maneira como se apresenta; no entanto, num nível físico, também pode causar sensação de fadiga e enfraquecimento do sistema imunológico.

É importante ter em conta que seu grau de severidade pode avançar até se converter numa doença mais preocupante.

Por isso, deve-se realizar um tratamento adequado que atenda às necessidades de cada caso. Os antidepressivos e a atenção de um profissional de saúde mental desempenham um papel primordial para o alívio desta condição.

Sem dúvida, como complemento, podemos considerar alternativas naturais que contribuem para aumentar a sensação de bem-estar.

Este é o caso de uma saudável limonada de cúrcuma, que já há algum tempo ganhou fama mundial pelas suas propriedades. Quer aprender a prepará-la?

Limonada de cúrcuma para combater a depressão

A combinação de água morna com limão e cúrcuma resulta numa bebida muito benéfica para tratar dos sintomas da depressão, inclusive os que comprometem a imunidade do corpo.

Leia também: 4 tipos frequentes de depressão

Benefícios da água com limão

agua_com_limao_e_curcuma

A popular mistura de água morna com limão é um remédio com vários fins medicinais, tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças.

A bebida que se obtém é uma grande aliada do sistema imunológico do corpo, ideal para prevenir doenças virais e outros tipos de transtornos.

Também está demonstrado que pode equilibrar o pH do sangue e diminuir as chances de doenças pelo excesso de acidez.

Seu consumo regular fornece energia ao organismo e aumenta o rendimento físico e mental durante a jornada.

Seu alto teor de antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias complementam as qualidades da cúrcuma no tratamento contra a depressão.

Isso se deve à estimulação da produção de serotonina e de endorfinas, conhecidas como hormônios do bem-estar e da felicidade.

Benefícios da cúrcuma

Curcuma-e-gengibre-500x336

A cúrcuma é uma especiaria rica em compostos antioxidantes que podem deter o dano oxidativo causado pelos radicais livres sobre as células, prevenindo o desenvolvimento do câncer e o envelhecimento precoce.

Seu benefício contra esta doença mental se deve à ação da curcumina, um ativo anti-inflamatório que estimula a neurogênese no cérebro, cujos níveis baixos se relacionam com a maior tendência à depressão.

De fato, seus efeitos foram comparados aos do Prozac e de outros medicamentos antidepressivos, pois é mais eficaz e não causa efeitos colaterais negativos.

Como preparar a limonada de cúrcuma

limonada_de_curcuma_contra_depressao

Para preparar a limonada de cúrcuma são necessários apenas alguns ingredientes básicos que podem ser adquiridos facilmente no mercado.

O resultado é uma bebida natural antidepressiva que, por seu alto teor de antioxidantes, também protege o corpo e proporciona outros benefícios.

Ela também é recomendada para pessoas que sofrem de artrite, retenção de líquidos e outros transtornos relacionados à inflamação.

Ingredientes

  • 4 copos de água morna
  • 2 colheres de cúrcuma em pó (20 gramas)
  • 4 colheres de mel de abelhas
  • 1 limão
  • 1 laranja (opcional)

Modo de preparo:

  • Esprema o suco de um limão e dilua-o numa jarra com quatro copos de água morna.
  • Se desejar, adicione o suco de uma ou duas laranjas.
  • A seguir, misture as duas colheres de cúrcuma em pó e o mel.
  • Mexa um pouco, até que tudo esteja bem dissolvido.

Modo de consumo:

  • Beba um copo da bebida diante dos primeiros sintomas de depressão.
  • No caso de você já estar lutando contra este transtorno, tome um copo em jejum e repita a dose duas ou três vezes ao dia.
  • O tratamento deve ser realizado todos os dias, até que a depressão seja aliviada.

Queremos também deixar claro que este remédio é um complemento ao tratamento médico e não substitui os medicamentos receitados pelo médico.

Para obter bons resultados, deve-se ter em conta as recomendações dadas e outros bons hábitos que contribuam para enfrentar esse problema.