Como limpar a casa com suco de limão? - Melhor Com Saúde

Como limpar a casa com suco de limão?

Para eliminar as bactérias da tábua de corte, esfregue meio limão e deixe agir durante toda a noite. Lave na manhã seguinte e não haverá nem rastro de germes.

Você pensava que o limão só servia para receitas de cozinha? Pois, a verdade é que muitas donas de casa de antigamente (como nossas mães ou avós) usavam o limão para a limpeza da casa. Conheça quais são os usos mais comuns para o suco deste fruto no seguinte artigo.

Usos do limão na limpeza

O limão possui propriedades que eliminam os germes de quase todas as superfícies da cozinha, do banheiro, da sala e do quarto. Por exemplo, os utensílios usados na preparação dos alimentos podem ser perfeitamente limpos com o suco de limão e o melhor de tudo é que você deixará de lado os químicos que podem prejudicar a saúde e o meio ambiente.

Não hesite em utilizar receitas caseiras para limpar a casa, principalmente com um elemento tão versátil como o limão, que possui a capacidade de eliminar maus odores e bactérias. Alguns dos usos mais comuns do suco de limão na limpeza são:

  • Meio limão com sal serve para limpar as peças antigas de bronze e de cobre, como panelas ou objetos de decoração.
  • Limpe as manchas da tábua de cortar e elimine todos os germes. Esfregue meio limão no local e deixe repousar por toda a noite. Lave na manhã seguinte. O mesmo acontece com o grill ou churrasqueira.

limon2

  • Retira os odores do micro-ondas. Coloque ¾ de xícara de água com algumas colheradas de suco de limão e esquente no micro-ondas até que ferva. Não abra a porta por 10 minutos e depois remova a sujeira com um pano seco.
  • Elimine as manchas e os odores das embalagens de plástico com tampa. Molhe a embalagem com água e suco de limão e adicione bicarbonato de sódio. Esfregue, enxágue e seque bem.
  • Se a roupa de poliéster ou de algodão estiver manchada com óxido, o suco de limão retira a mancha. Faça uma pasta com o suco de limão e adicione creme de tártaro. Esfregue sobre a mancha e deixe atuar por meia hora. Lave como de costume.
  • Desinfete o triturador ou cesto do lixo. Verta um litro de água quente com meia xícara de suco de limão pelo conduto ou no balde de lixo. Serve também para desentupir o encanamento caso você misture o bicarbonato de sódio.
  • Elimine os odores da geladeira colocando meio limão. Troque uma vez por semana. Também serve para retirar o odor que fica nas mãos logo depois de preparar alguns alimentos como o peixe (dilua água morna com suco de limão e submerja as mãos na solução por alguns minutos).

limon3

  • Serve para remover manchas de gordura das roupas. Esfregue com suco de limão e deixe repousar durante a noite.
  • Os espelhos e as janelas podem permanecer sempre reluzentes se você verter algumas colheradas de suco de limão com água em um pulverizador. Também pode usar vinagre.
  • Você pode desinfetar os brincos novos colocando-os em um recipiente com suco de limão por algumas horas.
  • No boxe do banheiro acumulam resíduos de sabão e sedimentos. Retire-os com a metade de um limão. Esfregue o limão no boxe e depois limpe normalmente.
  • A acumulação de minerais na cafeteira ou chaleira, também pode ser eliminada com suco de limão. Coloque duas rodelas e adicione água. Deixe repousar por duas horas, enxágue e seque.
  • Para que a roupa branca realmente brilhe, verta meia xícara de suco de limão na lavadora junto com o sabão em pó.
  • Você pode limpar o forno misturando suco de limão com bicarbonato, esfregando a mistura no interior e deixando repousar 15 minutos. Limpe com pano limpo. Esta preparação também é boa para o vaso sanitário.
  • Os móveis de madeira podem ter um brilho excepcional se você aplicar, com uma garrafa de spray, uma mistura de óleo mineral e uma colher de suco de limão. Aplique usando um pano suave.

 limon4

Limpar as torneiras com suco de limão

É um dos tantos usos que o limão tem para limpeza da casa. É um tratamento fácil, barato e ecológico. Exprima um limão e coa o suco em um coador fino, para retirar todos os restos de polpa e sementes. Depois, empapar um pano de algodão neste suco e passar nas torneiras do banheiro e da cozinha. Também serve para eliminar as manchas de cal.

Deixe atuar por 10 minutos e depois retire o suco com água morna ou um pano úmido. Se a água em sua casa tem muitas concentrações de minerais, você pode adicionar vinagre para ter resultados melhores. Também pode usar uma técnica mais “profunda” esfregando diretamente meio limão nas torneiras, limpando em seguida com um pano molhado.

limon5

Como eliminar o odor dos armários com limão?

Use o limão para eliminar fungos ou mofo da sua mobília. O suco de limão é um aromatizador natural que servirá para eliminar o problema e cuidar de sua saúde. Corte dois limões ao meio e exprima o suco em uma garrafa com borrifador. Adicione a mesma quantidade de água e misture bem. Borrife na área do armário que tenha mofo, não precisa ficar empapado, somente um pouco úmido. Deixe agir por duas horas. Se o odor se mantém, repita o procedimento.

limon6

Imagens cortesia de Kirsten Loza, Essie, Leslie Seaton, debaird, Thomas Rousing, Amy Stephenson.