Como limpar o cólon e mantê-lo saudável?

Como limpar o cólon e mantê-lo saudável?

Você sabia que, além de uma alimentação saudável, o esporte é muito benéfico para desintoxicar o organismo? Favorecer a limpeza do cólon e também ajuda a depurar outros órgãos.
Como limpar o cólon e mantê-lo saudável?

O cólon ou intestino grosso é o conduto através do qual o organismo elimina tudo aquilo que não precisa ou que pode causar danos, como é o caso das substâncias tóxicas.

Por ser um ponto de reunião de toxinas e material em decomposição, é importante que o cólon funcione adequadamente para evitar o surgimento de parasitas ou doenças crônicas como a síndrome do cólon irritável ou o câncer colorretal.

O inconveniente é que devido ao estilo de vida moderno, principalmente à má alimentação, este órgão importante apresenta dificuldades e cada vez mais pessoas têm problemas para que funcione de maneira adequada.

Por isso, é vital adotar alguns hábitos que permitam prevenir complicações e estimular sua limpeza. Quer manter seu cólon em condições melhores? Então confira algumas dicas neste artigo!

Consumir mais fibras para limpar o cólon

Alimentos-com-fibra

A fibra é um nutriente que facilita a eliminação de resíduos acumulados no sistema digestivo, por isso seu consumo diário é essencial para limpar o intestino e prevenir a prisão de ventre.

Dentre os alimentos com fibra que ajudam a desintoxicar o cólon estão inclusos:

  • A farinha de aveia.
  • O arroz integral.
  • A maça.
  • O mamão.
  • Os cereais integrais.
  • Os legumes.

Ingerir complementos de fibra no café da manhã ou entre as refeições é uma grande opção para conseguir uma limpeza profunda. Além disso, em geral, eles costumam oferecer proteínas e vitaminas B e E boas para o adequado funcionamento intestinal.

Não deixe de ler: 5 vitaminas ricas em fibra para combater a prisão de ventre

Verduras de folhas verdes

 

Os vegetais de folhas verdes são fontes naturais de fibra solúvel e insolúvel, necessárias para manter as toxinas fora do cólon.

O elevado teor de minerais, betacaroteno e clorofila os convertem em poderosos restauradores da flora intestinal e desintoxicantes naturais.

Dentre as recomendadas se incluem:

  • O espinafre.
  • As ervilhas.
  • A alface.
  • A couve.
  • O salsão.
  • A salsa.
  • Algas marinhas.

Frutas

Salada-de-frutas

Elas não devem faltar na dieta! As frutas, em diversas variedades, contêm nutrientes essenciais e um elevado teor de água que apoia o processo de digestão.

Por exemplo, as maçãs oferecem uma alta quantidade de pectina, uma fibra solúvel que favorece o movimento intestinal.

Também as uvas, a melancia, o melão e outras frutas com uma boa quantidade de água complementam o sistema natural de “lavagem” para evitar os parasitas e outros agentes daninhos.

Por essa mesma razão também é aconselhável o consumo de sucos naturais ao invés de refrigerantes. Esses primeiros costumam oferecer dezenas que nutrientes que melhoram a função do sistema.

Muita água

Tomar uma boa quantidade de água por dia assegura um bom funcionamento do cólon e também previne a prisão de ventre.

Além disso, por facilitar a eliminação de toxinas acumuladas, também é boa para manter a pele limpa e hidratada e evitar o câncer de cólon.

O simples hábito de tomar água todos os dias tem importantes benefícios na saúde geral e é uma grande forma de nos manter afastados do uso de fármacos.

Consumir probióticos

Iogurte

 

Uma flora intestinal forte e saudável garante que os agentes nocivos não ataquem e dominem o cólon. Como a flora costuma ter alguns desequilíbrios, é importante estimulá-la para mantê-la regulada.

Neste sentido, os produtos probióticos são os melhores aliados, já que proporcionam bactérias boas que restauram a flora intestinal.

Essas bactérias benéficas podem ser encontradas nos lácteos processados, no mel, em alguns vegetais ou em forma de suplementos.

Fazer mais atividade física

Ainda que muitas pessoas o ignorem, o exercício é uma das melhores práticas para manter o organismo ativo e livre de toxinas.

De fato, algumas terapias, como o ioga, têm movimentos específicos para um funcionamento adequado do sistema digestivo e intestinal.

Em geral, qualquer atividade física contribui para a limpeza do cólon e de outros sistemas do corpo.

Gorduras saudáveis

Alimentos-com-gorduras-saudaveis

O organismo requer certa quantidade de gorduras saudáveis para o bom funcionamento de todas as células, incluindo as do intestino e do sistema nervoso.

Os ácidos graxos desempenham um papel essencial na absorção de nutrientes e também são bons para prevenir a deterioração no trato gastrointestinal.

Cuidado com os fármacos!

O uso de fármacos, seja para combater a prisão de ventre (laxantes) ou para tratar alguma doença, pode a longo prazo, ter repercussões na saúde intestinal.

Os medicamentos têm composto agressivos que varrem a flora intestinal e minerais como o potássio, magnésio e cálcio, necessários para o  bom funcionamento do cólon.

Além disso, temos certeza de que por meio da adoção de todos esses hábitos saudáveis, este órgão pode se desintoxicar de forma natural e completamente segura.