Como limpar e eliminar as substâncias tóxicas de nosso intestino?

Como limpar e eliminar as substâncias tóxicas de nosso intestino?

O consumo de líquidos é fundamental para que o nosso corpo elimine toxinas. Além de favorecer o movimento intestinal, a combinação de abacaxi, salsinha e morango reduz a inflamação.

Como ocorre com os outros órgãos de limpeza, como o fígado e os rins, o estilo de vida, a contaminação e a má alimentação podem sobrecarregar nossos intestinos em várias tarefas e fazer com que deixem de funcionar corretamente. Como consequência disso, os intestinos acumularão uma grande quantidade de toxinas que, com o passar do tempo, podem afetar gravemente nossa saúde e se manifestar em nosso corpo com sintomas como o mau hálito, acidez estomacal, sensação de estômago pesado, má digestão, diarreias, gases e em alguns casos, dores de cabeça e insônia.

5 dicas simples para limpar os intestinos em casa

Para limpar os intestinos em casa é muito importante atender a essas simples recomendações que ajudarão você a fazer uma limpeza saudável e efetiva:

  • Aumente o consumo de água: uma limpeza dos intestinos pode causar desidratação e por isso, é muito importante aumentar o consumo de água. Consumir muita água o ajudará a se manter hidratado e também contribuirá para a expulsão das toxinas e dos rejeitos fecais acumulados nestes órgãos. Para potencializar seus efeitos é recomendável tomar água morna com limão.
  • Alimentação: enquanto estiver realizando uma limpeza do cólon o ideal é se submeter a uma dieta leve que inclua uma boa quantidade de verduras e sucos de frutas, entre outros alimentos leves. Deve-se evitar comer em excesso, já que isso sobrecarregará o intestino e interferirá no processo de limpeza. O recomendável é consumir caldos e sopas de verduras para repor o corpo com eletrólitos.
  • Vitaminas e suplementos: a limpeza dos intestinos pode causar perda temporal de nutrientes vitais e suplementos. Se possível, compense essa perda consumindo vitaminas de origem natural e suplementos. Aumente o consumo de vitamina C, já que ela ajudará a fortalecer o sistema imunológico.
  • Consumir mais probióticos: é muito importante consumir alimentos probióticos enquanto fizer uma limpeza do cólon, pois nesse processo as bactérias úteis podem ser eliminadas junto com as bactérias ruins. O consumo de probióticos pode ajudar a compensar essa perda e oferecer bactérias boas aos intestinos.
  • Banho de desintoxicação: outra coisa que pode complementar o processo de depuração dos intestinos é um banho preparado com ervas medicinais e água, que ajudará a eliminar as toxinas através da pele. O ideal é ferver as ervas em água e depois se envolver com um pano para inalar o vapor durante alguns minutos.

Suco para purificar os intestinos

drenar-abacaxi

Esse poderoso suco é ideal para limpar os intestinos e estimular a eliminação de todas as toxinas que o corpo não precisa. É feito com morango, abacaxi e salsa, que se caracterizam por suas propriedades depurativas e digestivas, as quais ajudam a combater a prisão de ventre, diminuem inflamações intestinais, combatem as flatulências e, em geral, ajudam a limpar o tubo digestivo.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de morangos picados.
  • 2 rodelas de abacaxi picado.
  • 1 raminho e salsa picada.
  • 1 xícara de água natural ou mineral.

Como preparar?

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, bata-os e sirva. O ideal é consumir o suco com o café da manhã e antes das refeições principais.

Infusões

Se você preferir depurar os intestinos consumindo infusões, recomendamos preparar uma infusão de alcachofra ou uma de cardo mariano. Ambas possuem propriedades depurativas, que estimulam a eliminação de toxinas e líquidos acumulados no organismo.

Pimenta caiena

CHA-pimenta-vermelha-500x333

A pimenta caiena tem propriedades depurativas que podem contribuir para a limpeza intestinal. O ideal é consumi-la com vitaminas naturais e suco de limão, várias vezes ao dia.

Algas

A casca da zaragotona (Plantago psyllium) e da alga espirulina têm o poder de absorver e eliminar todas as toxinas que se encontram acumuladas nos intestinos. Ambas formam um gel que ajuda a lubrificar as fezes e são ideais para combater problemas de prisão de ventre, de cólon irritável e de intestino preso, dentre outros.