Dicas para limpar e eliminar o mau cheiro da sua geladeira

Dicas para limpar e eliminar o mau cheiro da sua geladeira

Para que a nossa geladeira fique com um aroma agradável quando a limparmos, devemos incluir uma algumas gotas de óleo de melaleuca, que também é desinfetante.
Dicas para limpar a geladeira

E você, como mantém a higiene e a vida útil da sua geladeira? Cada um tem seus truques, aqueles que funcionam tão bem no dia a dia.

No entanto, há uma coisa que nos incomoda em algumas ocasiões: os maus odores na geladeira; e pode ser que você perceba que seus vegetais estão apodrecendo muito mais rápido do que antes.

Acredite ou não, existem estratégias simples para manter a vida deste eletrodoméstico, e também favorecer a melhor conservação dos alimentos que armazenamos nele.

Hoje em nosso espaço queremos ensinar algumas dicas para limpar e eliminar o mau cheiro da sua geladeira. Não deixe de conferir!

Os benefícios da limpeza ecológica em nossa geladeira

Com o termo “limpeza ecológica” nos referimos a usar produtos naturais livres de componentes químicos e agentes agressivos que, embora higienizem e removam a sujeira das superfícies, a longo prazo podem ser agressivos não só para os materiais, mas também para nós mesmos.

Descubra : Como eliminar os maus odores do encanamento de casa

  • Especialistas dizem que a maioria das geladeiras não recebe nem uma limpeza anual em condições ideais. Sabemos que algo assim até ofende, mas o que queremos explicar é que, em geral, não é suficiente passar um pano nas prateleiras e gavetas.
  • É necessário limpar profunda e exaustivamente nossa geladeira para evitar a intoxicação alimentar.
  • Precisamos também instalar um filtro de etileno, um pequeno dispositivo que contém zeólita e permanganato de potássio, o que nos permitirá eliminar o gás que se acumula nas geladeiras e faz com que a comida se degrade precocemente.
  • Também temos que levar em conta que, embora nós mantenhamos a ordem e o cuidado especial, este aparelho é um espaço sensível aos maus odores. Portanto, vale a pena fazermos uma limpeza a cada 15 dias para monitorar seu estado.

Os produtos orgânicos que usamos para realizar essa tarefa são baratos e muito fáceis de encontrar:

  • Vinagre branco
  • Limão.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Água quente.
  • Óleo essencial de melaleuca

Em nosso espaço já falamos em muitas ocasiões sobre os grandes benefícios destes produtos para a limpeza da casa, por isso… por que não limpar a geladeira com eles? Vale a pena experimentar!

 Como limpar e eliminar os maus odores da geladeira

geladeira

Desligar a geladeira

Como precaução, para realizar a limpeza de forma mais conveniente, primeiro devemos desligá-la da tomada. Isso também servirá para eliminar qualquer gelo acumulado na parte do congelador para que possamos limpá-lo melhor.

Leia também: Como eliminar a umidade e os maus odores dos armários com arroz

Esvaziar o aparelho

O fato de esvaziar a geladeira também nos obriga a ver o estado das coisas. Você pode ter um molho que não vai mais consumir, ou descobrir que o ketchup já expirou.

Vale a pena gastar um pouco de tempo com esta tarefa para evitar, por exemplo, que as crianças da casa consumam algo estragado e se intoxiquem.

Começar a limpar as juntas

  • A geladeira tem muitos cantos e recantos onde se acumula um monte de sujeira. Confira as portas, grades, onde ficam as gavetas deslizantes, prateleiras…
  • Para limpar as juntas da geladeira vamos usar o vinagre branco.
  • O que faremos será aquecer um litro de água e adicionar meia xícara de vinagre branco. Você só terá que umedecer um pano e limpar as áreas teimosas com isso.

Vamos limpar as gavetas

Bicarbonato-de-sodio

Já temos a geladeira vazia e as juntas limpas. É a hora de lavar bem as gavetas e prateleiras, onde tendem a se acumular restos de comida derramados por acidente e até mesmo um vegetal em condições precárias.

  • Para higienizar as gavetas e prateleiras usaremos bicarbonato de sódio.
  • Use uma bacia ou um balde pequeno com água quente e despeje nela a metade de um copo (cerca de 100 g) de bicarbonato de sódio. Mexa bem e faça uso de um pano ou lenço para esfregar as gavetas.

Você verá o bom resultado que vai obter.

Como limpar o interior da geladeira

Agora, na hora de limpar o interior do nosso eletrodoméstico, buscamos especialmente duas coisas: higienizar e eliminar os maus odores.

  • Alguns pensam que ao lavar as gavetas a questão já está mais do que resolvida, mas, na realidade, na maioria das vezes as paredes da geladeira são as que acumulam o odor do gás etileno e outros de restos de comida.

Nesta ocasião novamente aqueceremos a água e adicionaremos meia xícara de bicarbonato de sódio, o suco de um limão, e incluiremos, além disso, 4 gotas de óleo de melaleuca, que é perfeito para a desinfecção e deixa um aroma muito bom.

Use um pano e lave cada canto. Logo você vai descobrir que perfume delicioso ficará em seu eletrodoméstico.

Descubra: Como limpar a casa com suco de limão?

Instalar um filtro de etileno

Os filtros de etileno têm a forma de um ovo e são vendidos em muitas lojas; estes destinam-se a reduzir a presença deste gases na geladeira, que muitas vezes precipitam a degradação de frutas e legumes.