Limpe e fortaleça seus brônquios com ervas medicinais - Melhor Com Saúde

Limpe e fortaleça seus brônquios com ervas medicinais

Você sabia que o tomilho pode ajudar a eliminar as bactérias das vias respiratórias? Ao tomar duas infusões diárias conseguimos desinflamar os tubos bronquiais e limpar os pulmões.

Os brônquios são tubos imprescindíveis que unem a traqueia com os pulmões. São eles que nos permitem fornecer oxigênio ao organismo e é importante que o mantenhamos saudáveis e em excelente estado. Neste artigo, ensinaremos como consegui-lo e como podem ajudar as ervas medicinais nessa tarefa.

A importância da saúde de nossos brônquios

brônquios cronico

Os brônquios quando atingem os pulmões se expandem, e se ramifica nos chamados  brônquios lobares até alcançar os mais pequenos que se denomina os bronquíolos. Graças a eles obtemos o oxigênio e o ar, e definindo, assim, uma adequada saúde respiratória capaz de nos fornecer resistência para realizar nossas atividades diárias, evitando o cansaço e trabalharmos com normalidade.

Mas, às vezes, inicia uma tosse e o cansaço a acompanha, juntamente com a mucosidade e consequentemente a asma, e pode piorar se sofremos com alergias. Em suma, são muitas doenças associadas a nossos brônquios e por esses motivos,  precisamos cuidar deles, e de conhecer que tipo de orientações devemos seguir para mantê-lo em bom estado. A partir de agora te ensinaremos as melhores ervas medicinais que ajudarão a  cuidar de seus brônquios. 

Ervas  medicinais  para limpar e fortalecer os brônquios

1. O sempre requisitado gengibre

infusão de gengibre

O gengibre é uma raiz medicinal quase indispensável em casa. Suas propriedades são múltiplas e sempre e muito aconselhadas tomar uma xícara de chá dessa raiz.  Mas, afinal você sabe o que o gengibre pode realmente fazer pelos seus pulmões? Graças a um composto chamado 6 gingerol, conseguimos fortalecer a saúde de nossos brônquios e nossos pulmões, permitindo eliminar o catarro, a mucosidade, os tóxicos acumulados e muitos tipos de alergênicos. A recomendação é de tomar uma xícara ao dia, principalmente depois das refeições. Notará os benefícios.

2. Infusão de tomilho

tomilho

Você já experimentou a infusão de tomilho? É deliciosa e digestiva, além de um recurso essencial para nossa saúde pulmonar e dos brônquios. Seu segredo está centrado em um princípio ativo da planta chamada timol que proporciona a “ limpeza” dos pulmões, desinflamando os vasos  sanguíneos e, além disso, ajuda-nos a eliminar bactérias das vias respiratórias. Recomenda-se beber ao dia duas infusões de tomilho, a primeira xícara pela manhã e a outra depois do jantar.

3. Infusão de olmo americano

infusão de melissa

Não se preocupe você encontrará o Olmo americano facilmente nas lojas de produtos naturais. É uma planta excelente e curativa que se utiliza especialmente no tratamento de problemas pulmonares e nos brônquios. A função principal é eliminar a mucosidade dos pulmões e diminuir a inflamação do tecido irritado, além de elevar nossas defesas e reforçar nosso sistema respiratório completo. Sem dúvida, é uma das plantas medicinais mais recomendadas, sendo utilizada desde a antiguidade para todo tratamento relacionado às doenças respiratórias. Também pode ser aplicada  como cataplasma.

4. Infusão de alecrim

alecrim

Essa erva tem quase as mesmas propriedades que o Olmo americano, mas suas propriedades ativas para diminuir as inflamações são mais eficazes e potentes, por esse motivo recomendamos somente uma infusão ao dia, logo após o almoço. Além desses benefícios, também é uma infusão digestiva,  sendo uma ótima opção de remédio natural e de fácil administração para aqueles dias que sofremos com a gripe, ou em casos de ter o peito carregado de mucosidades (o conhecido catarro). É sempre muito importante beber líquidos, e não se esquecer de incluir uma xícara ao dia da infusão de alecrim. Faça simultaneamente uma massagem  no peito a base do azeite dessa erva, que te proporcionará um alívio refrescante e atuará como um bom expectorante.  Comprove e verá os benefícios.

5. Erva Verbasco

infusão de fucus para o emagrecimento

Não é muito conhecida, mas suas propriedades também são extremamente potentes. Você sabe quais são os principais  benefícios dessa planta? Alivia a tosse e  limpa as vias respiratórias, nos proporcionando uma melhor respiração.  Essencial para o tratamento dos nossos brônquios, essa erva pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em varias opções como chás ou cápsulas. Se sua preferência é ingeri-la em forma de cápsulas, lembre-se que a dose indicada é de 200 mg dias vezes ao dia. Se você segue o tratamento por 10 dias notará os efeitos de imediato. É excelente!

6. Infusão de anis com raiz de alcaçuz

anis

De sabor muito peculiar, agradável e original, se você mistura as sementes de anis com a raiz de alcaçuz encontrará um tratamento ideal para reduzir a mucosidade nos pulmões, e, além disso, é perfeito para tratar a tosse e asma. Reduz a inflamação das vias respiratórias e relaxa a inflamação dos brônquios. É um tratamento medicinal apropriado para crianças como adultos.

Não tenha dúvida, beba duas infusões ao dia, uma pela manhã e outra pela noite. Os ingredientes para o preparo das infusões são vendidos em lojas de produtos naturais. E, obviamente para recuperar  seus pulmões não basta somente as infusões , e imprescindível manter hábitos de vida saudáveis como, por exemplo, se fuma elimine esse vício imediatamente, beba muito líquido, faça exercícios físicos e evite ambientes contaminados ou com muita poluição. Cuide-se e não esqueça de tomar uma vez ao dia uma dessas infusões indicadas.