Inclua a linhaça em sua dieta e obtenha estes 10 benefícios

Inclua a linhaça em sua dieta diária e obtenha estes 10 benefícios

Embora a maioria de suas propriedades seja notada apenas a nível interno, o consumo de linhaça também pode nos ajudar a frear o envelhecimento precoce e retardar o aparecimento de rugas.

A linhaça (linum usitatissimum) é uma planta herbácea usada nas indústrias têxtil e alimentar.

Nos últimos anos ela vem ganhando muita fama e popularidade, pois foi comprovado que seus nutrientes conferem a ela uma variedade de aplicações medicinais e cosméticas.

Suas sementes são ricas em ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e outras substâncias essenciais que servem como suplementos alimentares para ter uma saúde melhor.

Na verdade, devido à sua qualidade nutricional ela é altamente recomendável nos planos de alimentação que são projetados para ajudar a perder peso.

Há outras razões pelas quais vale a pena começar a incluí-la em sua dieta diária, e a seguir queremos compartilhar as 10 melhores delas.

Você vai se surpreender!

Benefícios de consumir linhaça

1. Ajuda a perder peso

linhaça-para-perder-peso

As fibras vegetais contidas na linhaça a tornam um excelente aliado para perder peso de forma saudável.

Estes nutrientes melhoram os processos digestivos e aumentam a sensação de saciedade para evitar o consumo excessivo de calorias.

Não se esqueça de ler: Café da manhã de aveia e sementes de chia para chapar a barriga

2. Controla o colesterol

Sua contribuição significativa de fibra solúvel impede que o colesterol se oxide nas artérias, ao mesmo tempo em que facilita a sua eliminação de forma natural.

Isso ocorre porque a fibra adere aos lipídios prejudiciais e evita que fiquem presos na corrente sanguínea.

3. Combate os transtornos inflamatórios

linhaça-combater-artrite

Muitos especialistas acreditam que a origem de grande parte das doenças crônicas se deve à falta de controle nos processos inflamatórios no organismo.

Essas sementes contêm uma substância chamada ácido linolênico que tem uma ação anti-inflamatória muito boa para o corpo.

Seu consumo diário é chave na prevenção e no tratamento de:

  • Gastrite
  • Tendinite
  • Colite
  • Artrite
  • Osteoartrite

4. É anticancerígena

Foram encontrados na linhaça 27 compostos anticancerígenos que poderiam ser a chave para prevenção e terapia contra o câncer.

Uma das mais proeminentes, a lignina, exerce um efeito antioxidante que excede o exercido pela vitamina E.

Graças a isto, protege contra danos celulares e reduz a presença de tumores malignos como os que afetam as mamas.

5. Favorece o controle hormonal

linhaça-favorecer-controle-hormonal

Muitos nutricionistas concordam em dizer que este alimento é um dos melhores para mulheres na menopausa ou com descontroles hormonais, pois contém alguns fitoestrógenos que equilibram a carga hormonal.

Seu consumo aumenta a fertilidade e ajuda a controlar os sintomas físicos que ocorrem devido à diminuição nos níveis de estrogênio.

6. Melhora a digestão

As fibras de tecido vegetal solúveis e insolúveis são úteis no tratamento de problemas digestivos como a azia, gastrite, constipação e outros.

Graças a sua grande capacidade de absorção, reduz o excesso de ácido do estômago e evita a formação de úlceras.

É também um lubrificante e um laxante natural que facilita a expulsão de resíduos sem causar alterações no pH da flora intestinal.

7. Aumenta a energia

linhaça-para-aumentar-energia

Apesar de serem baixas em calorias, as sementes de linhaça têm um importante valor energético que podemos aproveitar para melhorar o desempenho físico e mental.

Seu consumo estimula o gasto calórico enquanto aumenta a energia durante o treinamento e em atividades com exigência física.

8. Protege a saúde cardiovascular

Por suas contribuições de ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes, trata-se de um remédio maravilhoso para evitar a formação de coágulos sanguíneos e o endurecimento arterial.

Essas propriedades serão eficazes desde que seu consumo seja aliado a uma dieta adequada e outros hábitos de vida saudáveis.

9. Previne o envelhecimento precoce

linhaça-prevenir-envelhecimento-precoce

As vitaminas com poder antioxidante contidas neste alimento servem para atenuar o processo de envelhecimento precoce que é produzido pela ação dos radicais livres.

Dentre estas destacam-se:

  • As vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico.
  • A vitamina C.
  • Vitamina E.

Você quer saber mais? Leia: Melhores remédios naturais contra cravos, verrugas e manchas da idade

10. Combate a retenção de líquidos

Por sua contribuição significativa de minerais e fibras este ingrediente estimula o funcionamento dos rins para aumentar a expulsão de líquidos e de sódio.

Sua ação diurética desinflama os tecidos e impede que voltem a reter água em excesso.

Essas propriedades podem ser aproveitadas através de seu consumo diário, antes ou durante cada refeição principal.

O ideal é ingeri-la moída para facilitar a digestão. Ela pode ser adicionada em saladas, sopas, vitaminas e muitas outras receitas.