Livros para colorir são poderosos aliados para reduzir o estresse

Livros para colorir são poderosos aliados para reduzir o estresse

Quando concentramos nossa atenção em livros para colorir esquecemos nossos problemas, e eles podem ser tão eficazes quanto a meditação para nos conectar com o nosso interior.
Livros para colorir reduzem o estresse

Os livros para colorir podem ajudar a reduzir o estresse pois nos permitem desligar nosso cérebro, ajudando-o a relaxar e a nos concentrarmos no aqui e agora.

Em outras palavras, colorir ajuda-nos a escapar da pressa e das preocupações diárias, dando lugar a um processo de ordenação de nossos pensamentos, sentimentos e emoções.

Assim, como afirmam os pesquisadores desta técnica, ao concentrar-nos em pintar e graças à necessidade de coordenação do olho e da mão, ativamos certas áreas do cérebro que inibem o sistema límbico (sistema responsável por nossas emoções), de forma que conseguimos libertar nossa mente de preocupações, medos e ansiedades.

colorir-mandalas

Colorir não é coisa só de crianças

Naturalmente podemos associar a atividade de colorir desenhos como uma coisa infantil; no entanto, de acordo com estudos, nunca deveríamos deixar de fazê-lo pois este hábito ajuda a nos conectarmos com o nosso interior.

De alguma forma quando pintamos colocamos em ordem o nosso estado interior, nossos pensamentos e nossos sentimentos, graças a uma tarefa que absorve, prende e satisfaz.

É interessante analisar como esta atividade atua no nosso cérebro, pois assim vamos entender o poder que tem para relaxar o nosso corpo e a nossa mente:

Leia também: 5 benefícios de pintar para nossa saúde

Colorir consegue “desconectar” nosso cérebro

Observe que falamos “desconectar” entre aspas, pois é no sentido figurado.

Através do ato de colorir conseguimos nos concentrar em combinar nossa parte lógica com a parte mais criativa, para que dediquemos menos esforço e tempo aos pensamentos e emoções que nos trazem conflitos.

Porque nós temos que buscar as cores que nos interessam, ativamos nossa motricidade fina e nos mantemos atentos, reduzimos a atividade do nosso sistema límbico (amígdala e outras estruturas), proporcionando maior estabilidade ao nosso sentimento.livros-colorir-sao-poderosos-aliados-reduzir-estresse

Cultivamos nossa criatividade

A criatividade é desencadeada quando nossa mente transfere todos os tipos de pensamentos que a saturam. Por isso, colorir é uma maneira de dar espaço à nossa criatividade e nosso estilo, dando cada vez mais qualidade a nossas criações.

Para dar carta branca à nossa capacidade de criar, temos livros para colorir com temas diferentes e variadosmandalas, desenhos abstratos, animais, florestas, etc…

Se você procurar mais informações sobre isso, certamente encontrará muitas opções que se ajustem a você.

O prazer de fazer as coisas só porque gostamos

Você já parou para pensar em quantas coisas pode fazer durante um dia, mês ou um ano por puro prazer? Fazer algo só por prazer é uma filosofia que nós temos conquistado e escondido por nossa inflexibilidade.

É complicado pelo fato de que a vida é tão organizada que nós não nos permitimos sair do script, mas talvez seja a hora de acrescentar nesse script este tipo de atividade que nos enriquece.

menina-com-borboletas

Conseguir um ponto de encontro com nós mesmos e com os outros

Graças à pintura e ao ato de colorir conseguimos encontrar e participar de um momento e lugar de intimidade com nós mesmos. Esta atividade nos ajudará a descobrir nossas preocupações e entrar em contato com pessoas que as compartilham, porque há muitos grupos e páginas dedicadas a eles nas redes sociais.

Os livros para colorir mais conhecidos

Atualmente temos uma grande variedade de livros que nos oferecem a possibilidade de colorir ilustrações preciosas. No entanto, há aqueles que quebram as estatísticas por serem os mais conhecidos ou os primeiros que apareceram no mercado.

Vamos falar sobre alguns deles:

Visite este artigo: 5 nutrientes essenciais para manter um cérebro ativo e saudável

  • “Mandalas e outros desenhos budistas para colorir”: Este livro nos oferece uma infinidade de imagens de mandalas e padrões com motivos budistas para que possamos nutrir nossas mentes de cores.

Trata-se de uma grande quantidade de fichas, cheias de criatividade e detalhes maravilhosos.

  • “O jardim secreto” e “A floresta encantada”: Ambos os livros pertencem à britânica Johanna Basford, cujos livros tornaram-se best sellers internacionais traduzidos em várias línguas.

Sua criação foi inspirada nas visitas da autora ao sítio de seus avós.

livros-para-colorir

  • “Art Therapy Colouring seu autor, Richard Merritt, é outro dos grandes conhecidos pela beleza e detalhe de suas ilustrações.
  • “O livro do mindfulness para colorir”: de Emma Farrarons, convida-nos a meditar e fazer um balanço completo do nosso ambiente interior e exterior, através de suas páginas para colorir.

Explorar diferentes técnicas para colorir e pintar com paciência os detalhes, criando inúmeras nuances que deem vitalidade ao nosso modelo, irá acalmar nossos pensamentos e emoções. Isto nos ajuda a trabalhar a paciência e a dedicação de tempo para nós mesmos.

Como já vimos, os livros para colorir são tão eficazes para a liberação do estresse quanto a meditação, pois eles nos ajudam a “desligar” nossas preocupações. Agora que conhecemos seus benefícios só temos que tomar uma decisão e ir em frente e pintar esses belos esboços.