Livros para colorir: arte terapêutica para adultos

Livros para colorir: arte terapêutica para adultos

Ao colorir e desenhar conseguimos entrar em contato com nosso
Livros para colorir: arte terapêutica para adultos

Os livros para colorir se tornaram uma verdadeira febre na atualidade. Antes considerados uma brincadeira voltada para crianças, agora foram lançadas diversas versões de livros para adultos, que constituem uma terapia excelente para reduzir o estresse depois de um dia agitado de trabalho e tarefas no lar.

Embora seja uma atividade muito simples, ela surpreendentemente oferece diversos benefícios para a nossa saúde, e por isso vale a pena conhecê-la, principalmente se você estiver em busca de algo para acalmar os ânimos.

Neste artigo, iremos falar sobre os principais benefícios desta forma de arte terapêutica, que pode nos ajudar de diferentes maneiras a promover o desenvolvimento e crescimento pessoal e fortalecer o nosso estado emocional.

Benefícios dos livros para colorir

Atividades que ocupam as mãos e a mente são ideais como uma forma de terapia natural, e os livros para colorir são uma ótima alternativa entre elas.

Já existem diversas opções de livros para colorir voltados para o público adulto, com inúmeros desenhos diferentes, como mandalas, flores e jardins, que podem ser coloridos com lápis de cor, giz de cera e até canetinha. São imagens detalhadas e interessantes de pintar, que mantêm as pessoas entretidas enquanto oferecem os seguintes benefícios:

  1. Reduzem o estresse e a ansiedade

Mandalas-para-colorir

Há algo relaxante no ato de colorir um desenho da sua forma preferida. Trata-se de uma excelente distração dos problemas que podemos estar sofrendo em nosso dia a dia, e enquanto estamos colorindo, pelo menos por um tempo, podemos clarear a mente e focar apenas na atividade que estamos fazendo, ajudando a relaxar.

Além disso, alguns psicólogos afirmam que o simples fato de se concentrar para colorir dentro das linhas pré-estabelecidas e usar a sua criatividade trabalhando com as cores ajuda a aliviar o estresse e a combater a ansiedade, fazendo com que nos sintamos mais calmos e serenos.

Por último, é uma ótima forma de se desconectar do mundo virtual ao qual estamos tão acostumados. Voltar ao papel e ao lápis é uma forma simples de se distrair sem as tecnologias que sugam tanto a nossa energia.

  1. Ajuda a desenvolver a concentração

Os livros de colorir favorecem a concentração de uma maneira interessante. É preciso se dedicar um pouco para se manter dentro das linhas dos desenhos, escolher as cores que irão combinar e pintar de uma maneira esteticamente bonita, mas não se trata de uma atividade que demanda uma concentração total, e poderia nos deixar ainda mais estressados depois de um dia de trabalho.

Psicólogos indicam que o ato de colorir também ajuda a desenvolver habilidades relacionadas à organização e resolução de problemas, já que as áreas do cérebro responsáveis por estas tarefas são as mesmas utilizadas quando estamos colorindo uma imagem.

  1. Favorece a coordenação motora

Colorir-livros

Hoje em dia, poucas pessoas possuem hobbies que favorecem o desenvolvimento da coordenação motora. Muitas atividades que antes nos permitiam fazer isso agora foram substituídas. Por exemplo, usamos a máquina de costura para costurar, os teclados dos computadores para escrever, etc.

Colorir é uma das atividades que ainda nos permite desenvolver a coordenação, já que mantemos nosso cérebro e nossas mãos ocupados, em um esforço conjunto para obter o resultado artístico final que esperamos alcançar. O cérebro atua na parte da concentração e as mãos no aspecto do controle muscular, contribuindo para que possamos manter habilidades importantes que costumamos perder conforme envelhecemos.

  1. Ajuda a desenvolver a criatividade

Crianças costumam ser extremamente criativas, mas infelizmente perdemos parte da nossa espontaneidade com o passar do tempo, limitando nossos pensamentos, dando espaço aos nossos medos e preocupações em relação ao que os outros vão pensar, e passamos a acreditar que não somos mais criativos.

No entanto, isso não é verdade. Todos os seres humanos são criativos por natureza, e colorir pode nos ajudar a entrar em contato com esta criatividade, desenvolvendo-a novamente. Por se tratar de uma atividade que, até pouco tempo, era considerada infantil, também é uma excelente forma de nos conectarmos com a nossa criança interior.

  1. Promove a socialização

Pintar-livros

Muitas pessoas pensam nos livros de colorir como uma atividade solitária, que cada um desenvolve sozinho na sua casa. No entanto, isso já não é verdade.

Com a mudança de comportamento observada em relação aos livros de colorir, já observamos mulheres que se reúnem para fazer esta atividade juntas. Como é algo que não demanda a concentração total e permite a socialização, é possível colorir enquanto conversamos com as amigas tomando uma taça de vinho.

Como este hobby está se tornando cada vez mais popular, não vai ser difícil encontrar uma parceira para compartilhar este momento. Que tal experimentar?