A lua afeta a nossa vida? - Melhor com Saúde

A lua afeta a nossa vida?

Você sabia que nos dias próximos à lua cheia demoramos mais para dormir e dormimos menos? Nesses dias a atividade cerebral relacionada ao sono profundo diminui em 30%.

Você sabia que os ciclos da lua modificam consideravelmente nossa personalidade, nosso ânimo e nosso humor? Acredita-se que o satélite natural da terra exerce uma influência não apenas no plano físico, como também no emocional ao longo de toda a vida. Continue explorando nosso artigo e saiba mais a respeito.

A lua é mais do que o único satélite natural orbitando nosso planeta, ela é um grande mistério em vários sentidos. Passa desapercebida ao nosso redor, todas as noites, mostrando seu mesmo lado. As marés, por exemplo, são totalmente influenciadas por ela, assim como nossos desejos, instintos e humor.

Ela também exerce uma grande influência sobre a psique, a natureza e o desenvolvimento das plantas; está presente em toda a nossa existência, e por isso precisamos saber um pouco mais a respeito dela para aproveitarmos de seus benefícios.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Basileia, Suíça, indicou que a lua tem grande influência na percepção do sono, que pode ser subjetiva ou objetiva segundo o ciclo lunar. Por isso, nos dias em que estamos mais próximos à lua nossa atividade cerebral relacionada ao sono profundo diminui em 30%, logo, demoramos mais para pegar no sono e dormimos menos.

Diferentes mudanças segundo o ciclo lunar

lua2

A influência da lua pode se manifestar de maneiras diferentes de acordo com sua posição:

Lua nova

Essa fase ocorre quando a lua está em conjunção com o sol e começa um novo ciclo, é ideal para começar com novos propósitos. Isso pode ser aplicado não apenas para projetos futuros, como também para parar de fumar, jejuar, começar uma dieta, se desintoxicar do álcool, etc.

No plano psicológico, a mente tem mais autocontrole e se encontra mais serena para superar as carências referentes as mudanças de hábitos e eliminar excessos mais facilmente. Também é ideal para meditar, desintoxicar o corpo, podar árvores ou plantas doentes, cortar o cabelo caso se deseje um crescimento mais acelerado.

Esse período não é bom para se depilar, pois os pelos crescerão mais rápido. Além disso, a lua nova é ideal para explorar lugares ocultos de nossa consciência. Essa fase dura entre dois e três dias apenas.

Lua quarto crescente

Quando a luminosidade da lua vai aumentando o corpo também vai “absorvendo” tudo mais rápido, ou em maiores quantidades. Nessa fase o organismo assimila qualquer substância ou acontecimento de outra forma, por isso, é uma fase excelente para começar uma dieta vitamínica, por exemplo.

É preciso ter cuidado porque também é um período de risco para ganhar peso (a menos que esse seja o objetivo).

A lua quarto crescente é boa para se recuperar de carências, mesmo que seja verdade que se consumimos algo em quantidade o corpo resistirá um pouco para voltar à normalidade. É por isso que durante esses dias não é aconselhável beber muito álcool, pois seus efeitos podem ser ainda mais nocivos.

Quem quer que o cabelo e as unhas cresçam mais, esse é o momento para cortá-los. Aplicar unguentos, géis ou cremes para regenerar a pele é muito bom, já que a derme estará mais receptiva.

As desintoxicações podem ser mais difíceis e persistentes. Essa fase dura ao redor de treze dias e é aconselhável praticar atividades que revitalizam ou fortalecem. Quanto à economia, dizem que é bom para solicitar empréstimos, procurar emprego, vender ou investir. Também é conveniente realizar contratos, alianças ou associações. Mas nesse período não devemos podar as árvores frutíferas.

Lua cheia

Essa fase ocorre quando a lua está oposta ao sol e totalmente refletida. Os tecidos corporais são submetidos a uma grande pressão e, além disso, pode ocorrer distanciamento dos sentimentos. Isso quer dizer que o lado instintivo do ser humano se torna mais desperto (por isso a mitologia associou a transformação do lobisomem à lua cheia).

O corpo pode reter mais líquido e tende a se inchar com mais facilidade. É preciso prestar atenção ao que bebemos e comemos. As sensações, emoções e sentimentos ficam “à flor da pele” e podem ocorrer transtornos psicossomáticos, aumentar as alterações do sono, sofrer insônia, pesadelos, sonhos mais coloridos, reais e intensos.

Durante a lua cheia não é aconselhável começar dietas para perder peso, e é preciso ter mais cuidado com os efeitos secundários dos medicamentos. Também se recomendar prevenir dores de cabeça, que podem ser mais intensas e manter o humor, não levar tudo à sério e nem começar discussões.

Esse estado dura pouco e seu efeito é realmente notável, por exemplo, as feridas sangram mais, a menstruação em mulheres pode ser mais intensa e fazer uma cirurgia programada pode ser perigoso.

É comum que as pessoas estejam mais agressivas. Acredita-se que tudo que seja feito seis horas antes e seis horas depois dessa fase possa terminar em fracasso. Os partos aumentam, bem como a incidência de doenças relacionadas aos nervos. Pessoas que têm cabelos finos podem optar por cortá-los nesse período.

Lua minguante

O corpo se “desprende” daquilo que sobra, sendo ideal para gastar muita energia acumulada nas fases anteriores. É possível eliminar gorduras, líquidos e toxinas com mais facilidade, e é um bom momento para começar curas de desintoxicação ou de purificação, reduzir inchaços e irritações.

É aconselhável fazer atividades que requerem esforço e resistência, beber mais água para eliminar tudo o que há de ruim no organismo, começar dietas, cortar unhas e cabelos, tirar verrugas, eliminar manchas e tratar cicatrizes.

Os tratamentos odontológicos e as cirurgias costumam ser mais bem sucedidas. Além disso, é uma boa época para plantar e podar árvores que dão frutos, semear verduras e tubérculos. Quanto ao lado sentimental, terminar relacionamentos pode ser mais fácil, ou concluir uma sociedade, por exemplo.

Verdade ou não, essas curiosas informações poderão ser experimentadas e quem experimentá-las poderá nos contar o que aconteceu, você se anima?