Uma maçã ao dia pode nos proteger frente a obesidade?

Uma maçã ao dia pode nos proteger frente à obesidade?

A maçã verde nos ajuda a restaurar o equilíbrio metabólico. Ela é rica em fibras e, graças a seus polifenóis, permite combater a obesidade e controlar os níveis de gordura.

Uma maçã ao dia. Com certeza, ao menos uma vez, já nos foi dito que poucas coisas são tão saudáveis e indicadas para nossa dieta. Portanto, pode uma maçã evitar a temida obesidade? Mas, qual é o tipo de maçã que temos que consumir? Explicaremos tudo isso neste artigo.

As maçãs, fieis protetoras da nossa saúde geral

São muitas as razões pelas que é tão recomendado incluí-la em nossa pirâmide alimentícia,  essa indispensável maçã ao dia, de qualquer variedade. Sendo assim você já sabe, este fruto tentador pode fazer muitas coisas pela nossa saúde: 

  • É hidratante, diurética e evita a retenção de líquidos
  • Reduz a tensão arterial devido ao seu alto conteúdo em potássio.
  • São tesouros nutritivos com antioxidantes.
  • Dispõe de fibras, em especial se a comermos crua e com casca.
  • Possui pectina, protege nossos intestinos.
  • A maçã, e sua casca, nos ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon, por exemplo.
  • Seus elementos fitoquímicos nos protegem frente à diabetes e reduz o colesterol.

Como podemos ver, os nutricionistas nos recomendam consumi-la com casca, pois é nela que se encontra a pectina e grande parte dos seus indispensáveis fitoquímicos. Pois bem, já vimos que as maçãs são adequadas para nossa dieta em vários aspectos. Então de que modo pode nos ajudar na luta contra a obesidade e contra aqueles quilinhos a mais que ganhamos de vez em quando?

A maçã verde e seus benefícios para evitar a obesidade

maçã granny smith

Para prevenir a obesidade não nos serve consumir qualquer maçã, o tipo ideal é a Granny Smith, mais conhecida como Maçã Verde. Essa saborosa maçã verde possui um leve sabor ácido que combina com muitos alimentos. O estudo para chegar a esta conclusão foi realizado por um grupo de cientistas da Universidade Estatal de Washington. Seu objetivo foi averiguar que variedade era a mais indicada para prevenir aqueles quilos a mais que muitas vezes se instalam em nosso corpo.

Então, quais são os verdadeiros benefícios da maçã verde que os outros tipos não possuem? Qual é o seu segredo? Especialistas publicaram estas informações na revista “Food Chemistry” e estes foram os resultados a serem levados em conta:

  • A maçã verde dispõe de um tipo de composto não digerível que nos permite prevenir doenças associadas com a obesidade. É a variedade mais rica destes tipos de substâncias, tais como polifenóis, fibra dietética e carboidratos.
  • Esse tipo de maçã permite um magnífico crescimento das famosas bactérias boas, essas que nos ajudam a proteger o cólon, lutando contra todos os tipos de toxinas e também ajudando a eliminar gordura.
  • As maçãs verdes são consideradas as mais medicinais e saudáveis, incluindo a Golden Delicious, Fuji, Gala, Red Delicious ou a Braeburn. São as mais ricas em polifenóis e em geral, em compostos não digeríveis que ajudam a controlar o nível de gordura e, portanto, a obesidade.
  • O índice de bactérias boas que temos no cólon vai nos permitir perder peso e, é a partir daí que este tipo de maçã será uma autêntica fonte dessas bactérias, essas tão saudáveis para que restaurem nosso equilíbrio metabólico. Acabam com inflamações, nos proporciona uma maior sensação de saciedade e evitamos o ganho de peso. Uma maravilha natural ao alcance de todos nós.

Não tenha dúvida, consuma uma maçã ao dia e que seja a Maçã Verde (Granny Smith).