A magia das mandalas para aliviar o estresse

A magia das mandalas para aliviar o estresse

mandalas

A palavra mandala, proveniente do sânscrito, significa “círculo sagrado”, e é representada por desenhos circulares repletos de diferentes designs e detalhes. Elas são usadas há séculos em técnicas de meditação e cura de várias condições, e também costumam estar presentes em cerimônias budistas e hinduístas. Com o tempo, passaram a aparecer também em outras culturas, e seu uso se difundiu ao redor do mundo.

As mandalas são redondas e representam a beleza da natureza e da vida. Sua composição pode variar entre detalhes intrincados e simples, linhas fluidas e suaves e formas geométricas. A variedade é enorme, e certamente podemos encontrar exemplares totalmente diferentes entre si.

Atualmente, o uso das mandalas para a meditação e na forma de desenhos para colorir vem crescendo em popularidade ao redor do mundo. Inúmeras pessoas afirmam que este hábito pode ajudar a acalmar e reduzir o estresse, e por isso pode se tornar um grande aliado na superação dos obstáculos da vida moderna e estressante que muitos levam hoje.

Significado das mandalas

mandala

Antes de entender como elas podem nos ajudar a aliviar o estresse, vamos entender um pouco mais sobre as mandalas. Elas são representações energéticas da vida, nas quais as cores transmitem uma série de energias e benefícios para o corpo e a mente.

Este tipo de manifestação artística costuma ser comum entre os tibetanos, promovendo a junção entre o mundo espiritual, a natureza, o amor e também a cura. As mandalas também representam o equilíbrio vital, a calma e a paz interior.

Sua visualização nos oferece uma sensação de serenidade e de sossego. Não só o desenho da mandala é importante, mas também as suas cores. Cada cor representa um chakra diferente, e consequentemente se relacionam com algumas características, sentimentos e até sensações físicas.

Acredita-se também que elas tenham algumas propriedades místicas, transformando a energia negativa do lar em positiva e tornando o ambiente mais saudável e agradável.

Uso das mandalas na meditação

mandalas

O uso de mandalas durante a prática da meditação vem crescendo muito nos últimos anos. Existem inclusive livros e sites com diferentes mandalas e instruções sobre como usá-las para meditar, e muitas informações sobre esse assunto podem ser facilmente encontradas online.

Algumas técnicas envolvem, por exemplo, focalizar inicialmente na parte exterior da mandala e então permitir que os olhos sigam o caminho até o centro, muito lentamente e com calma. Focando apenas nos detalhes e na tranquilidade que a mandala transmite, é possível parar de pensar nos problemas e clarear a mente, obtendo uma sensação de serenidade e paz interior.

Outras pessoas usam a mandala na meditação focalizando o desenho inteiro, até que a visão comece a ficar um pouco embaçada, conforme vão sentindo os efeitos do relaxamento e o alívio do estresse.

É importante ressaltar que muitas pessoas têm dificuldade em entender os benefícios da meditação e como poderiam realmente praticá-la, já que acreditam que não conseguiriam “esvaziar a mente”. No entanto, como tudo na vida, a prática também é fundamental nesse caso. Simplesmente comece, e com o tempo você certamente sentirá os resultados e benefícios.

Uso das mandalas em desenhos para colorir

Simbolos-11

Outro uso das mandalas que vem se popularizando muito no mundo ocidental são os desenhos para colorir. Já existem vários livros voltados para adultos com diversos desenhos diferentes de mandalas, que podem ser coloridos com giz de cera, lápis de cor e até canetinha.

Você se lembra de quando era criança e pintava várias figuras com seu estojo de cores? Colorir mandalas vai lhe ajudar a se conectar com a sua criança interior e com a sua criatividade. Todos nós somos criativos, e exteriorizando nossas ideias e visões para preencher as mandalas, podemos inclusive despertar e desenvolver a nossa própria criatividade, que depois será usada em outros âmbitos e situações de nossas vidas.

Além disso, este hábito funciona como uma ótima distração que permite esquecer os problemas e obstáculos que estão causando estresse em seu dia a dia. Colorir ocupa as mãos e a mente, já que esse tipo de atividade manual criativa nos ajuda na conexão com nós mesmos. Ela permite que nos voltemos ao nosso centro interior e pensemos sobre a nossa vida como um todo.

Ter um tempo dedicado exclusivamente a nós mesmos é algo fundamental para reduzir o estresse, e uma atividade como essa pode nos trazer um pouco mais de equilíbrio interior e até de autoconhecimento. Vale a pena experimentar!