Maioneses vegetais - Melhor com saúde

Maioneses vegetais, saborosas e saudáveis

Por não conter ovos, estas maioneses vegetais são uma alternativa saudável para aqueles que querem evitar as gorduras saturadas. Para conservar melhor os nutrientes dos vegetais, podemos cozinhá-los no vapor.

Hoje, compartilharemos uma forma de preparar um maravilhoso acompanhamento: a maionese, mas, nesse caso, sem a clássica incorporação de ovo. Falaremos aqui de maioneses alternativas, baseadas em distintos vegetais, o que as tornam apropriadas para quem deve evitar gorduras saturadas e igualmente para vegetarianos.

Vale a pena provar, já que o preparo é muito simples e os resultados são excelentes.

Como consumir?

Podem ser utilizadas de diversas maneiras, como, por exemplo, para temperar saladas, untar biscoitos ou torradas, acompanhar lanches etc. Em todos os casos, dará um toque especial à mesa, já que os pratos ficarão vistosos e coloridos.

Como preparar?

A receita básica é comum para todas as maioneses vegetais: deve-se liquidificar ou processar os ingredientes necessários e depois adicionar o azeite lentamente, processando até obter a consistência e textura desejadas.

É recomendado usar um azeite de boa qualidade como, por exemplo, o de oliva. Além disso, se o azeite for extra virgem, o resultado final será ainda melhor. Devemos considerar que, apesar das receitas indicarem uma medida certa para o azeite, a quantidade deverá ser modificada de acordo com a consistência que se queira para a maionese.

Quanto às verduras, o cozimento à vapor é o método mais saudável e que ajuda a conservar melhor os nutrientes.

Maionese de cenoura

  • 3 cenouras cozidas
  • 1 xícara, aproximadamente, de azeite de girassol ou oliva
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • Sal a gosto
  • Outros condimentos (orégano, pimenta etc.) a gosto

Maionese de batata e beterraba

  • 2 beterrabas cozidas (bem macias)
  • 3 batatas medianas (bem cozidas)
  • 3 colheres de sopa de suco de limao
  • Pimenta e sal a gosto
  • ½ dente de alho cozido

Se atreva a experimentar!

Considerando estas receitas básicas, você pode experimentá-las com ingredientes diferentes. Existe uma infinidade de opções, por exemplo, a mistura de cenoura com grão de bico, ervilhas, abacate, couve-flor, abóbora, espinafre, tomate, salsão, azeitona e, inclusive, algumas frutas, como a manga.

Outra alternativa interessante é utilizar algumas frutas secas, como amêndoas, que agregam mais nutrientes à receita. Nesse caso, o tempo de processamento será mais prolongado.

Naturalmente, não se trata de misturar tudo, e sim de fazer testes com um ou dois ingredientes por vez. Também, pode-se variar as especiarias, a quantidade de azeite, de limão ou alho, para assim obter maioneses com sabores diferentes e originais.

Definitivamente, só falta dar asas à imaginação para surpreender a toda a família e amigos com essas deliciosas receitas de maioneses que, além de vistosas, são muito saudáveis. Você pode experimentar com tudo o que te venha a cabeça e criar suas próprias receitas!

Imagem oferecida por  chokphoto – freedigitalphotos.net