Bicarbonato de sódio, mais de 30 formas maravilhosas de usar 

Mais de 30 formas maravilhosas de usar bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, adicionado ao seu shampoo habitual, fará com que seu cabelo fique mais suave e facilitará a tarefa de desembaraçá-lo. Ele também pode servir como esfoliante natural.
bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais versáteis que existem, e certamente não pode faltar em nossas casas. Ele pode ser usado de várias maneiras diferentes, algumas mais conhecidas e outras que talvez você nunca tenha imaginado.

Neste artigo, iremos apresentar mais de 30 formas de usar o bicarbonato de sódio e aproveitar os muitos benefícios que ele tem a nos oferecer. Aproveite estas dicas para facilitar tanto o seu dia-a-dia quanto o da sua família.

Como usar o bicarbonato de sódio?

Cuidado pessoal

bicarbonato

Que tal adicionar uma colher de bicarbonato de sódio a um copo de água para fazer um enxaguante bucal capaz de neutralizar odores e proporcionar um hálito refrescante? Ele também pode ser utilizado para fazer um creme dental caseiro, já que possui ação branqueadora.

Algumas pessoas usam o bicarbonato diretamente na pele, como um desodorante natural. Para outros com a pele mais sensível, ele pode irritar um pouco, mas vale a pena utilizá-lo como ingrediente de um desodorante caseiro.

Os benefícios para a pele também são muitos. Para criar um esfoliante natural, basta misturar 3 partes de bicarbonato e uma parte de água. Aplique na pele fazendo movimentos circulares para se livrar das células mortas. Ele também pode reduzir o incômodo de irritações e aliviar a coceira de picadas de insetos.

Outro uso é acrescentar duas colheres de sopa à água do banho do bebê, para prevenir alergias e irritações decorrentes do uso da fralda.

Ele é muito conhecido como um dos melhores antiácidos naturais, e pode ser usado para aliviar a azia e a indigestão.

Está com os pés cansados? Que tal mantê-los submersos em uma solução de bicarbonato e água morna? Isso certamente irá ajudar a atenuar o incômodo.

Seu uso também é comum para cuidar dos cabelos. Algumas pessoas sugerem usá-lo como um xampu natural, por exemplo. Ele também pode ser útil para retirar resíduos e oleosidade de pentes e escovas. Basta submergi-los em uma solução de água e bicarbonato.

Limpeza com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado na limpeza

Os usos do bicarbonato para a limpeza do lar são realmente incríveis. Você pode usá-lo para limpar pias, banheiras e azulejos, fazendo uma pasta junto com um pouco de água. Ele também é ótimo para limpar o chão e tirar a gordura da louça, especialmente panelas e assadeiras. Basta adicionar um pouco ao seu detergente comum. Acrescente-o também ao sabão em pó para deixar as roupas mais limpas e macias.

O bicarbonato também é excelente para limpar o micro-ondas. Coloque um pouco em um pano molhado e passe para limpar e eliminar odores ao mesmo tempo. O mesmo vale para o forno; nesse caso, sugerimos espalhar um pouco de bicarbonato e água, usando uma garrafa com spray. Deixe agir durante a noite e limpe pela manhã.

Ele pode ser usado para eliminar odores de tábuas de corte, latas de lixo, carpetes e até da geladeira. Se você tem um gato, adicione um pouco também à caixa de areia dele para atenuar maus odores.

Misturar o bicarbonato com vinagre também é uma ótima maneira de criar um desentupidor de ralo natural. Outro uso interessante é sua capacidade de polir talheres de prata e deixá-los brilhando novamente. Faça uma pasta usando 3 partes de bicarbonato e uma parte de água e esfregue-os usando um pano ou esponja.

Adicione um pouco de bicarbonato à água do vaso sanitário e deixe agir por uma hora antes de dar a descarga. Isso irá limpar e absorver maus odores do vaso.

Outras dicas para o uso do bicarbonato de sódio

remover odores das mãos após cozinhar com bicarbonato de sódio

Você também pode usar o bicarbonato de sódio para remover odores das mãos após cozinhar, por exemplo. Simplesmente lave suas mãos com uma mistura de bicarbonato e água para eliminar odores persistentes, como o do alho e da cebola. O mesmo vale para os legumes e vegetais; lave-os em uma solução de água e bicarbonato e depois enxágue somente com água para deixá-los realmente livres de resíduos e germes.

Outra dica é adicionar uma colher de chá deste maravilhoso produto na água do vaso onde ficam as flores cortadas. Isso fará com que elas durem mais tempo. Além disso, ele também pode ser usado para manter as formigas longe de casa. Basta misturar partes iguais de bicarbonato de sódio e sal e espalhar a mistura nos locais onde elas costumam aparecer.

Se você tem filhos que às vezes pintam as paredes com giz de cera, aplique bicarbonato a um pano úmido para limpar a “arte” deles.

Ele também pode ser usado para fazer um purificador de ar caseiro. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato com algumas gotas do óleo essencial de sua preferência e água. Coloque a mistura em um recipiente com spray e use para perfumar o ambiente, ou aplique em carpetes, sofás e almofadas.

Uma última dica tem a ver com o preparo do feijão. Muitas pessoas sofrem com os gases ao consumir este alimento, mas isso pode ser evitado com o uso do bicarbonato. Deixe o feijão de molho na água e acrescente uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Isso irá prevenir os gases e melhorar a digestão.