Mais maçãs, mais saúde - Melhor Com Saúde

Mais maçãs, mais saúde

Há um ditado muito difundido na língua inglesa que diz: “an apple a day, keeps the doctor away” (ou, em português: uma maçã por dia mantém o médico afastado). O ditado antecede os estudos que comprovam os vários benefícios que a maçã traz à saúde, provando que a sabedoria popular muitas vezes acerta em suas receitas.

Contrariando a história bíblica, maçãs não apenas não são “pecaminosas” como podem fazer milagres por sua saúde. Esta fruta saborosa e fácil de ser encontrada é realmente capaz de manter o médico afastado se consumida regularmente. Numa equação simples, podemos dizer que mais maçãs na dieta resulta em mais saúde. A seguir, daremos a você algumas razões para seguir o ditado e incluir mais maçãs em sua rotina .

Mais maçãs, menos doenças

A maçã é dotada de fibras solúveis, capaz de amenizar transtornos gastrointestinais como diarreias, constipação, dores abdominais, gases e até mesmo hemorroidas. A fibra solúvel presente na maçã também ajuda a diminuir os índices de colesterol negativo, combater o entupimento das artérias do coração e os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2.

Já a quercetina, substância também presente na maçã, é rica em antioxidantes, ajudando a combater o envelhecimento precoce. Esta substância também ajuda a proteger o cérebro e o coração e a fortalecer o sistema imunológico.

Mais maçãs, menos peso

A maçã, assim como todos os alimentos com esta característica, ajuda em dietas de emagrecimento por ser rica em fibras. Por ser rica em fibras e possuir baixos teores calóricos, a fruta dá saciedade e não compromete a dieta, sendo um ótimo e nutritivo lanche. Por equilibrar as funções gastrointestinais, a maçã é também um alimento considerado desintoxicante, ajudando o organismo a se livrar mais rapidamente de substâncias nocivas.

Além de frescas, já foi comprovado que a maçã mantém suas propriedades quando desidratada, diversificando sua forma de consumo. Aos que desejam inserir a maçã em sua dieta, mas não apreciam seu sabor, uma opção é fazer o chá da fruta. A receita do chá é simples: basta ferver num recipiente a casca de uma maçã (é na casca que se concentram a maior parte de seus nutrientes) e uma xícara de água. O sabor pode ser incrementado acrescentando-se canela e cravo a gosto. Depois basta adoçar do modo que desejar.

Boa para a pele

Consumir maçãs regularmente ajuda a diminuir os riscos de desenvolver doenças de pele. Além disso, a fruta pode ser misturada a outros ingredientes naturais para fazer máscaras caseiras para o rosto, como a máscara de maçã e mel para diminuir manchas na pele.

Maçãs contêm antioxidantes, que são ótimos para a pele e ajudam a combater o envelhecimento precoce. Já o mel tem propriedades hidratantes, como já mencionamos aqui no blog anteriormente, tornando essa mistura maravilhosa.

Para fazer a máscara, basta ralar uma maçã e misturar com duas colheres de chá de mel. Aplique sobre o rosto (nas partes em que há manchas) e deixe agir por 10 minutos. Enxague em seguida com água morna.