Manga africana, a fruta que revolucionou as dietas

Já imaginou perder peso com um complemento natural? Não deixe de ler se quiser conhecer todas as propriedades da manga africana e os benefícios que ela oferece.
Manga africana, a fruta que revolucionou as dietas
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 11 outubro, 2022

O que acha de descobrirmos juntos os segredos da manga africana, a fruta que revolucionou as dietas?

Você não consegue viver comendo aipo? Gosta de comer de tudo? É um prazer ao qual não consegue se privar? O quanto você gostaria de perder esses quilos que estão sobrando há tanto tempo?

Pois bem, tudo indica que apareceu a resposta às suas preces. Algo que o fará perder de 8 a 11 kg em 4 semanas! Parece incrível, certo? Continue lendo para saber mais.

Uma fruta que revolucionou as dietas

A manga africana, cujo nome científico é Tryingia gabonensis, é uma árvore típica da África ocidental que alcança de 25 a 40 metros e é muito apreciada por suas propriedades alimentícias e medicinais.

Ainda que tenha chegado agora à Espanha e América do Sul, tem sido consumida pelos habitantes dessa região há mais de 200 anos em forma de fruta fresca e como espessante em sopas.

A semente deste fruto é conhecida como noz de dikka obgono. Segundo investigações antropológicas, essas pessoas não só utilizam a manga africana como alimento, mas também como tratamento da febre amarela e diarreia persistente.

O mais interessante é que é uma ótima ajuda durante a procura por algo para comer, porque diminui a fome.

Certamente você está se perguntando: qual é o seu efeito no peso das pessoas?

A manga africana está sendo profundamente estudada, pois suas propriedades tem estimulado a curiosidade de numerosos cientistas. Desde então foram publicados três estudos com o mesmo resultado principal: a manga africana ajuda a perder peso!

Estudos realizados

Em dois dos estudos foram eleitos 2 grupos de indivíduos que precisavam perder peso, os quais consumiram durante um período de 4 e 10 semanas, uma determinada quantidade de manga africana ou de um placebo, sem trocar sua rotina diária.

Ao terminar os estudos, os que haviam tomado Irvingia gabonensis 30 minutos antes de suas refeições conseguiram emagrecer 5,6% do seu peso corporal (uns 10 quilos no caso do segundo estudo) frente a 1% dos indivíduos que tomaram o placebo.

Também foram observadas diminuições nos níveis de colesterol e glicose no sangue. No terceiro estudo foi utilizado um extrato de manga africana, o IGOB131, que ao ser inoculado em ratos, foi observado que o armazenamento de gordura foi inibido nas células.

Atualmente, muitas empresas oferecem cápsulas de extrato de Irvingia gabonensis baseadas nestes estudos e nos testemunhos positivos dados por centenas de pessoas que usaram este produto, ao qual se atribui estes seguintes benefícios.

Benefícios da manga africana

peso_ideal-1

  • Grande perda de peso: de 3 kg na primeira semana a 11 na quarta.
  • Ajuda na queima de gordura
  • Acelera o metabolismo
  • Diminui os níveis de colesterol, principalmente LDL
  • Estabiliza os níveis de açúcar no sangue
  • Diminui o apetite: devido ao seu alto teor de fibra
  • Propriedades antioxidantes
  • Ajuda na eliminação de toxinas
  • Suplemento nutricional eficaz: devido ao seu teor de vitamina B
  • Regula a atividade da leptina: influência na sensação de saciedade

Uma maravilha, certo? Porém é bom saber algumas coisas antes.

O que devo fazer?

Existem vários pontos a se considerar caso você compre e consuma a manga africana.

1. Só a semente

Lembre-se de que o que é utilizada para o preparo das cápsulas é a semente da manga africana, sendo assim, não se deixe enganar, em especial atente-se à concentração de IGOB131 presente no extrato que comprar.

Lembre-se de que sua eficácia foi comprovada em um estudo e que os bons resultados dependem da quantidade utilizada da formulação.

2. Complemento da dieta

A manga africana é um complemento saudável na dieta, onde a sua influência no apetite fará que com que você consuma menos calorias nas seis refeições que fizer durante o dia. É importante também tomar bastante água e se exercitar.

3. Tome antes das refeições

Foi observada uma maior eficácia se a cápsula do extrato for tomada 30 minutos antes das refeições com um copo de água.

4. Siga as instruções do fabricante

Ainda que seja um suplemento natural, as doses efetivas são aquelas indicadas na embalagem, porque dependem da porcentagem da pureza do extrato. Siga as indicações e obterá bons resultados.

5. Cuidado para não ser enganado

Em compras pela internet sempre é possível ser enganado, tanto com um produto de baixa qualidade que utiliza qualquer espécie de manga ou que não é efetivo, ou também pela venda de produtos que sequer existem.

Sempre que puder, compre de um local onde você possa reclamar e evite páginas com ofertas espetaculares.

Este produto tem alguma contraindicação?

manga

Como qualquer alimento novo que incorporamos à dieta e que provocam mudanças no metabolismo, a manga africana pode ter alguns efeitos secundários, que duram alguns dias.

Para que não se assuste, aqui vão alguns efeitos secundários da manga africana:

  • Dores de cabeça: em geral quer dizer que você precisa tomar água e que seus níveis de açúcar no sangue estão diminuindo
  • Flatulência: devido à aceleração do metabolismo.
  • Insônia: provavelmente causado pelo aumento no nível energético. É um problema que desaparece a curto prazo.
  • Desmaios: é rara a ocorrência, porém pode ser pela diminuição na ingestão de calorias devido à inibição do apetite.

Algumas palavras finais…

Agora que você conhece os efeitos positivos e negativos que a manga africana pode oferecer, talvez esta seja a resposta que há tanto tempo espera: um produto natural, barato e eficaz.

A resposta final é sua; tome as rédeas da sua vida e agarre a oportunidade de perder o peso em excesso. Você e a manga africana juntos podem conseguir.

E, claro, sempre consulte um nutricionista para mais orientações quanto à suplementação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Morales, D., et al. Caracterización del “Irvingia Gabonensis” con el propósito de determinar sus funciones farmacológicas como un posible tratamiento para la obesidad y una comparación bibliográfica de las propiedades terapéuticas del “Silybum Marianum. Universidad iberoamericana, Costa Rica, 2018
  • Ngondi, J. L., Oben, J. E., & Minka, S. R. (2005). The effect of Irvingia gabonensis seeds on body weight and blood lipids of obese subjects in Cameroon. Lipids in health and disease4, 12.
  • Saúco, V. El cultivo del mango. Mundi-Prensa Libros, 2009.
  • Sergent, E. El cultivo del mango (” Mangifera indica” L.): botánica, manejo y comercialización. Vol. 72. CDCH UCV, 1999.
  • Sun, J., & Chen, P. (2012). Ultra high-performance liquid chromatography with high-resolution mass spectrometry analysis of African mango (Irvingia gabonensis) seeds, extract, and related dietary supplements. Journal of agricultural and food chemistry60(35), 8703-9.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.