Mantenha sua mente jovem - Melhor com saúde

Mantenha sua mente jovem

O passar dos anos tem efeitos negativos em nosso corpo e em nossa mente. Para minimizar os efeitos negativos que os anos podem ter em nossa mente, o melhor é realizar algumas atividades específicas que podem ajudar muito. 

A seguir apresentaremos algumas recomendações para manter a mente jovem e “fresca”.

Documentários sobre natureza

Ainda que soe bem estranho e inclusive chato, um estudo realizado por especialistas no tema sugere que assistir documentários cuja temática é natureza nos ajuda a desenvolver melhor nossas habilidades linguísticas.

Ainda, pessoas que assistem a esse tipo de programa demonstraram ter menos estresse e melhor qualidade de vida. Inclusive, os pesquisadores asseguram que certos jogos ou atividades que pareciam ajudar a manter em bom estado a nossa mente, não dão resultados tão bons ou, no melhor dos casos, não têm os mesmos efeitos para todas as pessoas.

Mantenha o colesterol a baixos níveis

Alguns estudos realizados recentemente, afirmam que ter níveis altos de colesterol, incluindo níveis moderados, pode ser uma das causas para desenvolver Alzheimer e demência.

Além disso, esses estudos demonstraram que o coração não influencia apenas nosso corpo, mas também nossa mente, portanto, manter os níveis de colesterol baixos nos ajudará a evitar doenças e síndromes mentais.

Concluindo, a melhor opção é fazermos check-up periódico para conhecermos nossos níveis de colesterol, e claro, nos preocuparmos com a alimentação e com exercícios diários.

O cuidado com os dentes

Outro aspecto que mantém nossa mente jovem é o cuidado com os dentes. Ainda que pareça estranho, cuidar dos dentes, escova-los e consultar o dentista quando necessário não apenas beneficia aos nossos dentes, como também a nossa mente.

Um estudo revelou que um bom cuidado bucal também pode nos ajuda a evitar doenças e síndromes mentais. Segundo esse estudo, as pessoas que escovaram frequentemente os dentes durante 18 anos, apresentaram menor incidência em doenças tais como demência do que aquelas que não o fizeram regularmente ou que não tinham uma higiene bucal adequada.

O consumo de chá verde

Finalmente, tomar chá verde é outra excelente opção que nos ajudará a manter a mente jovem e fresca.

De fato, os benefícios de consumir o chá verde já são conhecidos, mas nesse caso o chá verde tem propriedades que nos ajudam a potencializar nossas habilidades cognitivas, especialmente nos homens.

Recentemente foi descoberto que o chá verde também nos ajuda contra o Alzheimer e contra outras doenças mentais. Sendo assim, consumir uma xícara de chá verde terá efeitos positivos em nosso organismo como um todo, incluindo nossa mente.

chaverde

Assim, as sugestões anteriores nos ajudarão a manter nossa mente jovem e saudável, preparada para o passar do tempo e a idade. Sem dúvidas, a mente é uma parte muito importante de nosso corpo, atada ao cérebro e sua saúde, um setor que devemos cuidar tanto quanto os outros.

Imagem oferecida por Andrea Floris