Os maravilhosos poderes curativos do salsão - Melhor com saúde

Os maravilhosos poderes curativos do salsão

O consumo regular de aipo nos ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, elimina o ácido úrico, previne condições cardíacas, combate a hipertensão e alivia dores menstruais.

O salsão ou aipo, junto à salsa e à erva-doce, são plantas que fazem parte da família denominada umbelíferas.

Há séculos o salsão tem sido utilizado por diferentes culturas como fundamento da medicina natural, por isso seu consumo se popularizou amplamente e ele passou a ser utilizado como ingrediente chave de muitas das fórmulas medicinais atuais.

A seguir apresentaremos alguns dos benefícios que este vegetal pode nos oferecer no cuidado com nossa saúde:

  • Trata-se de um vegetal com interessantes propriedades nutritivas, pois contém vitaminas do grupo A, B, E e C. além disso, possui minerais indispensáveis para o organismo como ferro, potássio, zinco, fósforo, enxofre, cobre, alumínio e manganês.
  • Uma infusão de salsão tomada diariamente ajuda a prevenir a hipertensão e as dores menstruais, bem como os altos níveis de colesterol. Tomada morna e constantemente cura os problemas de afonia ou falta de voz.
  • As sementes de salsão possuem óleos essenciais (limoneno e selineno) e a raiz contém asparagina. Esses componentes exercem uma destacada ação depurativa e diurética no organismo. Graças aos óleos que possui, causa um efeito de dilatação nos vasos renais e assim, estimula o organismo a eliminar impurezas e líquidos excedentes, equilibrando o funcionamento vital.
  • É muito eficaz para tratar cálculos na vesícula e rins, já que colabora para a eliminação natural das diminutas pedras. Também é muito efetivo nos problemas de fígado.
  • Pode ser muito benéfico em problemas circulatórios porque, se consumido de forma regular, ajuda a reduzir notavelmente o nível de colesterol no sangue, eliminar o ácido úrico, prevenir problemas cardíacos e combater a hipertensão.
  • Graças a seu teor de flavonoides o salsão é recomendável para tratar problemas nas articulações. Os flavonoides exercem uma função anti-inflamatória, antioxidantes e estimulam a imunidade. Se somarmos a tudo isso o silício, obtemos um aumento na produção e renovação do tecido articular e conjuntivo.
  • Obteremos um alívio notável naquelas inflamações causada por gota, reumatismo e artrite, já que – como já mencionado – essa planta colabora na eliminação de ácido úrico, principal causa das doenças mencionadas.

osteoartritis

  • A folha do salsão seca e triturada é muito útil para curar feridas na boca e problemas nas gengivas. Basta utiliza-la como enxaguante bucal duas ou três vezes por semana.
  • Para as crianças, o salsão fervido (uma quantidade pequena) em um litro de água e tomado antes de cada refeição, ajuda a abrir o apetite.
  • Esse vegetal como ingrediente de comidas e saladas ajuda a fortalecer, regular e manter saudável o intestino, o que colabora com a digestão e problemas de prisão de ventre.
  • Os sucos ou concentrados de salsão têm duas propriedades especiais muito reconhecidas a nível mundial: calmantes e afrodisíacos. Tomar um copo de suco de salsão por dia gerará um efeito tranquilizante, anti estresse e ajudará a aumentar a libido caso ela esteja baixa.
  • Os emplastos de salsão (que nada mais são do que o salsão socado com pouquíssima água, como se fosse um purê) são grandes cicatrizantes e desinfetantes em feridas e chagas abertas. Basta aplica-lo durante aproximadamente 15 minutos, três vezes ao dia, sobre as feridas.

Agora você já sabe que incluir esse vegetal em sua alimentação diária será benéfico para manter tanto sua própria saúde como a de sua família, e evitará vários problemas muito comuns. Assim, ao invés de tratar todas as doenças com medicamentos, químicos, etc. com base nessa informação poderá curar muitas delas efetivamente com um produto natural e orgânico.

Não duvide que incorporar o salsão em sua alimentação será benéfico, seja como alimento ou como base em diferentes pratos, prove!