Máscaras hidratantes para cabelos queimados

Máscaras hidratantes para cabelos queimados

A mistura de ovo e mel é perfeita para pessoas que tenham o cabelo ressecado e crespo por conta de produtos químicos. Ela hidrata os fios profundamente e devolve seu brilho natural.
Máscaras hidratantes para cabelos queimados

O secador de cabelo e, principalmente, a prancha vão deteriorando o cabelo a tal ponto que chegam a queimá-lo. Sem dúvidas, além de causarem uma aparência desagradável, ainda prejudicam a saúde capilar. Conheça neste artigo várias máscaras hidratantes para tratar cabelos queimados.

Porque o cabelo queima?

Pode se dever, além de tudo o que foi dito antes, a muita exposição ao sol, à água salgada do mar, ao cloro da piscina, às tinturas, à água muito quente e a alguns tratamentos invasivos. Todos estes fatores fazem com que nosso cabelo pareça ou esteja, literalmente, “queimado”.

Muitas mulheres acreditam que a única solução possível para este problema é cortar pela raiz, porém, é possível recorrer a alguns tratamentos caseiros e naturais intensivos, com resultados muito bons. Você poderá recuperar a saúde do cabelo com ingredientes que é possível encontrar facilmente.

Porém, antes de determinar qual tratamento é melhor (seja caseiro ou não), é preciso saber qual é o hábito ou o produto que está causando isso. O cabelo danificado que parece ressecado e se quebra com facilidade pode estar queimado, ou já não ser brilhante, as pontas podem estar partidas ou desgastadas. Nestes casos, a camada protetora mais externa, que é responsável pela aparência, se encontra “machucada”.

Um conselho muito interessante é estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo para ajudar a eliminar as toxinas que podem estar bloqueando os folículos. Isto favorecerá o crescimento de um cabelo saudável.

Tire cinco minutos todos os dias para fazer massagens na cabeça (você pode aproveitar enquanto vê televisão). Se desejar, coloque algumas gotas de azeite de oliva e depois enxágue.

máscara-para-cabelos-queimados

Remédios caseiros para tratar os cabelos queimados

Hidratante de azeite de oliva e alecrim

Se somamos as propriedades hidratantes do azeite de oliva e as propriedades antioxidantes do alecrim, podemos conseguir uma excelente combinação para que o cabelo danificado, ou queimado, se recupere.

A receita é muito simples. Basta esquentar 1/4 xícara de azeite de oliva sem ferver. Colocar em uma garrafa de vidro e adicionar cinco gotas de óleo essencial de alecrim. Misture bem e, com algumas gotas, massageie o couro cabeludo.

Coloque uma touca de plástico para que atue por 20 minutos, depois lave com xampu e condicionador, como de costume. Você pode repetir uma vez por semana. É recomendável guardá-la durante um mês, no máximo, em um lugar onde não pegue sol, e também esquentar cada vez que for usar.

Hidratante de ovo e mel

Ambos ingredientes podem servir para recuperar um cabelo danificado. É ideal para quem tem um cabelo muito ressecado e crespo, com frizz e maltratado devido às agressões químicas.

Dependendo da quantidade de cabelo que tenha (e do dano), pegue um ou dois ovos e adicione três colheres de sopa de mel. Misture bem e aplique no cabelo.

Logo, coloque uma touca de plástico e deixe que atue por meia hora. Depois disso, lave com o xampu e o condicionador habituais. Se desejar um pouco mais de hidratação (não será nada mal), você pode adicionar uma colher de sopa de óleo de coco e uma de amêndoas.

Ovos-máscara-para-cabelos-queimados

Hidratante capilar de frutas

São muitas as propriedades hidratantes e antioxidantes das frutas, por isso poderemos aproveitá-las para reconstituir nosso cabelo. Bata no liquidificador meia banana, alguns pedaços de melão, meio abacate e três colheres de sopa de iogurte natural. Se seu cabelo estiver muito danificado, coloque também uma cápsula de vitamina E.

Bata tudo até que fique bem misturado. Aplique em todo o cabelo e cubra com uma touca plástica, deixando atuar durante meia hora e depois lavando como de costume.

Hidratante de maionese, azeite de oliva e ovo

Em um recipiente, coloque um ovo e bata-o bem. Depois adicione uma colher de sopa de azeite de oliva e duas de maionese. Misture até que os três ingredientes estejam homogêneos.

Aplique em todo o cabelo, coloque uma touca plástica e deixe atuar por 20 minutos aproximadamente. Depois enxágue com bastante água e lave com xampu e condicionador para cabelos maltratados.

Máscara de tomate

Depois de lavar o cabelo como de costume, tire o suco de dois tomates bem suculentos e enxágue o cabelo com ele. Deixe atuar por quinze minutos e retire. Você também pode adicionar alguns pedaços de tomate ou a polpa em um frasco de xampu.

Hidratante de babosa, abacate e glicerina

Esta combinação é realmente muito benéfica para cabelos queimados ou maltratados. Para essa receita são necessárias três colheres de sopa de gel de babosa, três de glicerina vegetal e duas colheres de chá de óleo de abacate (ou uma colher de sopa de polpa de abacate).

Coloque tudo em uma garrafa limpa e seca e agite até misturar perfeitamente. Coloque um pouco em sua mão e passe com suavidade no cabelo, principalmente nas pontas. Cubra com uma toalha ou touca de banho e deixe atuar por meia hora. Depois, lave e enxágue com todos os produtos que usa habitualmente (de preferência que estejam de acordo com sua condição capilar). Repita a cada três dias.