Máscaras naturais para tratar a opacidade do cabelo - Melhor com Saúde

Máscaras naturais para tratar a opacidade do cabelo

O cabelo sem brilho fica áspero, seco e é difícil de pentear. Devemos potencializar os cuidados e terminar sempre a lavagem com água fria para fechar os folículos capilares.

Restaurar a luminosidade do cabelo não é uma tarefa simples, o brilho que se perde dá uma sensação muito feia em termos estéticos e em termos de saúde.

Geralmente, cabelos que sofrem com esse problema estão secos, ásperos e são difíceis de pentear. Têm um brilho fosco e são ásperos ao tato. Nesse artigo ensinaremos receitas de algumas máscaras naturais, além de dicas para tratar o cabelo opaco.

Características dos cabelos opacos

A perda de brilho ou de luminosidade do cabelo ocorre devido a um desequilíbrio ou uma alteração no talo piloso e na cutícula do cabelo. Isso pode ser causado por uma má alimentação, pelo clima, pelas agressões mecânicas (tais como as provocadas por alguns produtos para fazer penteado, pentear o cabelo de forma violenta quando está seco, usar prancha e secador, etc.), pelos raios solares (principalmente no verão, ao sair da piscina cheia de cloro ou do mar salgado), pelo estresse, pela contaminação do ambiente (pela fumaça de cigarros, por exemplo) e pelo uso de uma água cuja composição seja muito calcária.

opaco2

Algumas dicas serão muito úteis para que seu cabelo ganhe vida e deixe de ser opaco:

  • Deixe que seu cabelo seque de maneira natural, não use o secador com frequência, exceto se você precisar sair e tiver muita pressa, ou estiver muito frio ou ainda, você lavar o cabelo e pretender se deitar em seguida;
  • Esqueça as tintas, os alisamentos ou as permanentes por um tempo, pois essas práticas ressecam e quebram o cabelo;
  • Também não abuse dos bálsamos hidratantes, pois fazem com que o cabelo se torne cada vez mais opaco devido a um de seus ingredientes, o silicone, que se gruda à cutícula do cabelo e a deteriora;
  • Utilize shampoo e condicionador próprios para cabelos sem brilho;
  • Sempre termine de lavar o cabelo com um pouco de água fria, isso fechará os folículos;

opaco3

  • Melhore sua alimentação, já que uma das causas da opacidade do cabelo é a falta de vitamina B6 e de ferro. Opte por alimentos que tenham uma grande dose de ácidos graxos ômega 3 e vitamina B (tais como nozes, amêndoas, lácteos, trigo, levedura de cerveja e cereais). Não se esqueça do zinco, presente na gema do ovo, além dos mariscos e da lentilha;
  • De vez em quando, utilize uma ampola para o cabelo, geralmente encontradas em perfumarias. Elas podem ser uma ótima opção para tratar esse tipo de problema.

Dicas, remédios e receitas caseiras pra aumentar o brilho do cabelo

Se você não gosta de usar nenhum tipo de tratamento químico ou está procurando por uma solução natural para seus problemas de ressecamento e falta de brilho, aproveite os benefícios das antigas “receitas da vovó”.

Essas máscaras, remédios e dicas caseiras serão úteis na luta contra o cabelo seco e opaco. Não deixe de prová-los para conseguir excelentes resultados em tempo hábil.

  • Máscara de mel e ovo: misture uma colher de sopa de mel de abelha com uma gema de ovo até obter um creme. Espalhe bem sobre o cabelo seco, com massagens circulares no couro cabeludo. Coloque uma toalha quente e deixe atuar por pelo menos dez minutos, depois enxague bem e lave o cabelo como de costume. Depois de usar o shampoo para cabelos sem brilho, é recomendável fazer um enxágue com o suco de um limão e uma colher de sopa de vinagre. Isso garantirá o brilho. Isso pode ser feito antes ou depois de usar o condicionador. Quando o cabelo estiver seco de forma natural (sem secador), esfregue um pedaço de seda por toda sua extensão. Aproveite os momentos em que estiver vendo televisão, estudando, lendo, etc.

opaco4

  • Enxágue caseiro para um cabelo mais brilhante: essa loção fará com que o cabelo fique mais brilhante, para isso ela precisará agir por apenas 15 minutos. É uma ótima opção obter um resultado muito semelhante a tratamentos no salão de beleza, porém em casa e com produtos naturais. Para isso é necessário alecrim fresco e água, nada mais. Em uma panela, coloque uma grande quantidade de água e adicione ramos frescos de alecrim. Coloque no fogo e deixe ferver por 15 minutos, retire e deixe que chegue a uma temperatura morna para depois coar a infusão. Aplique o líquido no couro cabeludo como enxágue final, depois da lavagem tradicional com shampoo e condicionador. Não enxágue depois de aplicar o alecrim.
  • Máscara de cenoura, ovo e abacate: para essa receita de máscara caseira para cabelos sem brilho você precisará de uma cenoura, meio abacate e uma gema de ovo. Coloque a cenoura no liquidificador (depois de descascá-la) e bata até formar uma pasta. Uma opção é ralar a cenoura. Adicione a gema de ovo e o abacate triturado e sem casca. Misture bem até se tornar uma pasta homogênea e cremosa, a consistência adequada é quando for possível untar o cabelo sem que a máscara escorra. Se isso não acontecer, adicione um pouco de azeite de oliva. Aplique no couro cabeludo e deixe atuar por 20 minutos. Enxágue com água morna abundante e lave como de costume.

opaco5

  • Loção de frutas para um cabelo brilhante e sedoso: para essa receita são necessárias 2 bananas, 2 laranjas e 5 colheres de sopa de mel. Tire a casca das bananas para depois amassá-las. Esprema as laranjas. Bata tudo no liquidificador até formar uma pasta homogênea. aplique a loção no couro cabeludo e no cabelo inteiro (incluindo as pontas, que costumam estar mais secas e opacas), massageie bem com a ponta dos dedos. Deixe que atue duas horas, cubra a cabeça com uma touca plástica ou uma toalha. Aproveite para ver um filme enquanto a máscara atua, por exemplo. Enxágue bem e lave como de costume.

opaco6

Imagens oferecidas por Marta Norgaand, Boudewijin Berends, Maria Morri, Martin de Witte, Hebe Aguilera e Andrea Castelli.