Massoterapia: tipos e benefícios - Melhor com saúde

Massoterapia: tipos e benefícios

As massagens, além de nos beneficiarem em termos estéticos e relaxantes, podem servir como aliadas em tratamentos relacionados à saúde.

A massoterapia é uma técnica que consiste em um conjunto de toques exercidos com as mãos ou outras partes do corpo e aparelhos sobre determinadas regiões.

Indicada para aliviar dores, diminuir o estresse e a tensão, controlar as dores musculares, eliminar traumas e estimular a circulação sanguínea, as massagens precisam ser feitas por especialistas e, antes de iniciar um tratamento, o profissional deve indicar a melhor técnica para o caso.

Essa é uma das grandes diferenças entre a massoterapia e a massagem comum. Além dela ser feita por profissionais altamente qualificados, antes do procedimento é feita uma entrevista onde podemos decidir qual será o direcionamento da terapia de acordo com a necessidade do paciente.

Ou seja, se o paciente apresentar dor muscular, o massoterapeuta terá que utilizar técnicas diferentes das que usaria em alguém que quer apenas aliviar a tensão. Já um massagista comum segue uma mesma sequência de movimentos para praticamente todos os casos.

As técnicas são de origem oriental, mas foram evoluindo de acordo com a necessidade do mundo ocidental. Embora usem métodos diferentes, o objetivo é comum: melhora física, psicológica e espiritual.

Tipos de massagens curativas

Shiatsu

Técnica desenvolvida no Japão, o shiatsu equilibra os canais de energia do corpo, traz bem-estar e ajuda no combate à insônia e ansiedade, melhora o sistema circulatório, trabalha a postura e alivia dores físicas, como nas costas ou nas articulações.

A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia. Dessa maneira, faz fluir onde está bloqueado e seda onde há excesso.

A melhora dessa energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo os desequilíbrios internos, prevenindo patologias e tratando doenças crônicas e agudas.

medium_10125618193

A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia.

Ayurvédica

O principal benefício da massagem terapêutica conhecida como ayurvédica está na liberação de toxinas nocivas presentes nos músculos. A massagem é feita com toques profundos dos pés, mãos e cotovelos. A técnica também apresenta efeitos antidepressivos.

Desportiva

Indicada a indivíduos que praticam esporte, profissionalmente ou não, a massagem desportiva trabalha relaxando os músculos. Entre os benefícios estão a melhora da circulação sanguínea, oxigenação das células, recuperação dos músculos e recuperação do vigor físico.

Destoxi drenante

A técnica é conhecida por utilizar derivados da biotecnologia marinha que desintoxica a pele e drena o organismo equilibrando as funções metabólicas.

A massagem destoxi drenante combina movimentos da massagem drenante com técnicas da massagem oriental e relaxante. Os resultados são garantidos: desintoxica, elimina toxinas, equilibra as funções metabólicas, diminui edemas, combate a flacidez e relaxa a musculatura.

Abhyanga

Conhecida como massagem indiana, sua principal característica é o uso de óleos nutritivos que ajudam os tecidos a eliminar as toxinas.

O óleo é morno e escolhido de acordo com as características biológicas do paciente, os movimentos são leves e eliminam as toxinas do corpo. Se feita regularmente, relaxa músculos, nervos e juntas.

E como atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso, também estimula o sistema digestivo. Além, claro, de proporcionar bem estar e relaxamento.

Therapie shooting Therme Loipersdorf

A principal característica desse tipo de massagem é o uso de óleos nutritivos que ajudam os tecidos a eliminar as toxinas.