Maus hábitos que podem provocar doenças

Maus hábitos que podem provocar doenças

O sedentarismo e a falta de atividade física prejudicam nosso corpo. Se ficarmos sentados assistindo à televisão, muitas vezes comemos sem perceber e acabamos ganhando peso.

Às vezes, o excesso de compromissos diários faz com que não tenhamos uma pausa para refletir se, realmente, levamos uma vida saudável. É de suma importância ter a  consciência que, existem muitos hábitos do dia-a-dia que podem prejudicar gravemente nossa saúde e/ou piora-la, e que não sabemos.

Por esse motivo, é indispensável que estejamos mais atentos na forma como nos comportamos, agimos nas tarefas do dia-a-dia e, acima de tudo, como tratamos e o que oferecemos ao nosso organismo. Esse conjunto de cuidados são os que nos mantêm saudáveis, ou a falta deles pode fazer com que  ficamos doentes. Se aprendemos  os riscos a que estamos expostos na  rotina diária, simplesmente  evitaremos muitas dores de cabeça, porque estaremos prudentes aos costumes pouco saudáveis  e, dessa forma, prevenimos uma quantidade enorme de doenças. A seguir, indicaremos alguns hábitos negativos a nossa saúde.

Realizar a limpeza com a ajuda de esponja

Maus hábitos que prejudicam nossa vida

Apesar de parecer estranho, e provavelmente muitas pessoas possam não acreditar, o lugar  que mais esconde e  produz micróbios é a cozinha. Mesmo que nos esforçamos ao máximo para mantê-la limpa, sempre aparece algum tipo de partículas que provocam algum tipo de risco a nossa saúde. No entanto, um dos piores hábitos que se pode ter é limpar todas as áreas  desse ambiente somente com uma esponja. Por ser um utensílio de limpeza muito usual, a esponja, a cada limpeza, vai armazenado uma grande quantidade de  bactérias. Esse é o grande motivo de ser recomendado não utilizar a mesma esponja de lavar louças para a limpeza da mesa. O ideal é o uso de toalhas descartáveis para a limpeza da mesa, dessa forma removerá as bactérias que irão ser depositadas diretamente no lixo.

Não trocar frequentemente os travesseiros e colchões.

Um problema bem comum, principalmente para pessoas com problemas alérgicos, é o uso prolongado do travesseiro e colchões.  O motivo é muito simples, ambos acumulam uma grande quantidade de fungos, ácaros do pó, células mortas do nosso corpo que se soltam durante a noite de sono, caspa e outras partículas mais que, com o passar do anos, são realmente desagradáveis e prejudicam a nossa saúde. Por esta razão, se recomenda a mudança periódica desses elementos, que são indispensáveis para uma boa noite de sono. Outro conselho para evitar acúmulos de bactérias e complicações alérgicas, é com frequência, preferencialmente a cada três dias, trocar os lençóis. Recomendamos que lave sua roupa de cama, principalmente o lençol com água quente. Além desses cuidados, procure utilizar protetores impermeáveis no colchão e no travesseiro.

Utilizar com frequência os aspiradores

Maus hábitos que interferem em nossa qualidade de vida

Utilizar o aspirador  pode ser algo comum para muitas pessoas  nas tarefas domésticas e , a grande maioria acredita que é a melhor forma de limpar, mas em realidade, o uso desse aparelho pode provocar doenças graves, uma vez que ao aspirar a sujeira, o pó não é eliminado e se mantém no ar, o que faz com que corramos o risco de inala-lo, não só por quem executa a tarefa, mas também por pessoas que se encontrem no ambiente neste momento. Para diminuir tal risco, escolha um aparelho com boa qualidade e evite usa-lo com assiduidade.

Cuidado com o preparo de carnes

Ao momento que assamos a carne, ela naturalmente solta uma gordura que quando ocorre de respingar tal gordura no fogo, provoca automaticamente uma fumaça, que é muito prejudicial a nossa saúde, provocando  danos ao sistema respiratório. Os médicos alertam que, essa fumaça pode ser altamente cancerígena, e recomendam que, ao preparar carne assada, procurem envolvê-la  em papel de alumínio.

Permanecer sentados (as) por longo período assistindo TV é um dos maus hábitos mais perigosos

comer assistindo TV é um dos Maus hábitos mais perigosos

Nos últimos anos, o hábito de ver a TV durante  longas horas se torno muito frequente, causando aumento nas cifras de pessoas com obesidade excessiva a cada dia.  Como muitos sabem, uma pessoa que permanece durante muito tempo sem realizar nenhum movimento físico e, associado com o hábito de comer enquanto assiste à televisão, são dois grandes aliados no ganho de peso. Sem dúvida, existe muitos hábitos que no dia-a-dia executamos, acreditando que estamos cuidado da nossa saúde  como da família, e sem percebemos estamos fazendo o contrário, como maus costumes tanto na higiene pessoal, como na alimentação e limpeza de nossa casa. O importante é procurar corrigir essas formas incorretas de realizar as  tarefas diárias e manter novos e saudáveis hábitos.