Mel e cebolas: remédio para a tosse que age de forma instantânea

Mel e cebolas: remédio para a tosse que age de forma instantânea

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo produzido bruscamente por um vazamento explosivo de ar dos pulmões. Tem como finalidade expulsar substâncias estranhas ou daninhas presentes nas nossas vias respiratórias, e ela pode ser seca ou produtiva.

Quando a tosse é produtiva, ela vem acompanhada de muco, também chamado de catarro ou expectoração. Ela não deve ser detida, já que esta é a forma com a qual o corpo elimina o excesso de mucosidade presente nas vias respiratórias. Por outro lado, a tosse seca não se deve à expectoração, e sim a uma possível irritação ou infecção que, de não ser tratada a tempo, pode  se tornar uma afecção crônica.

Independentemente do tipo de tosse que a pessoa possa sofrer, a maioria recorre a xaropes e outros medicamentos que permitem controlar os seus sintomas. Entretanto, o uso excessivo de medicamentos e xaropes pode ter efeitos secundários na saúde, por isso se recomenda procurar alternativas naturais.

Os ingredientes naturais para aliviar a tosse têm propriedades expectorantes e calmantes que podem ajudar a eliminar os catarros, além de acalmar a irritação. Esses ingredientes atuam como um antibiótico, capaz de combater os micro-organismos que atacam as vias respiratórias. Nessa ocasião queremos compartilhar com vocês um famoso xarope natural que é elaborado a partir do mel e a da cebola.

Xarope de mel e cebolas para aliviar a tosse

Mel

A combinação de mel e cebola é um conhecido remédio natural que antigamente era utilizado contra a tosse. Ambos os ingredientes têm uma ação antibiótica e expectorante que pode ajudar a reduzir os sintomas da tosse para que não se torne em um problema mais serio. Além disso, eles têm o poder de reforçar o sistema imunológico para aumentar a resposta contra os vírus, bactérias e demais micro-organismos responsáveis pelas doenças respiratórias.

  • Benefícios do mel: o mel está reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento potencial para a tosse e o catarro. Esse alimento tem o poder de suavizar a garganta para acalmar as irritações e melhorar os sintomas da tosse. Além disso, ele tem propriedades antioxidantes e aumenta a produção de umas substâncias chamadas de citocinas, às quais lhe são atribuídas a ação antimicrobiana.
  • Benefícios da cebola: a cebola é conhecida mundialmente como um bom expectorante natural. Suas propriedades favorecem a eliminação de bactérias e estimulam a limpeza das vias respiratórias. Esse alimento possui uma alta concentração de antioxidantes, propriedades filtrantes e desintoxicantes que podem ajudar a controlar a tosse. Tendo isso em conta, não é estranho que a cebola tenha o poder de aliviar seus sintomas e a irritação da garganta.

Esse xarope natural combina as propriedades do mel e da cebola para formar um excelente aliado para combater a tosse e reforçar o sistema imunológico. Seus ingredientes não causam efeitos secundários e são completamente seguros para serem usados em crianças.

Receita de mel e cebola N.º 1

Ingredientes

  • 1 cebola média.
  • 2 copos de água (400 ml).
  • O suco de um limão.
  • 2 colherinhas de mel (15 g).

Como prepará-lo?

  • Descasque e corte a cebola em partes grandes e coloque-a para ferver com os dois copos de água durante 15 minutos.
  • Deixar descansar durante 5 minutos depois de que ferva. Em seguida, adicione as duas colherinhas de mel e o suco de um limão.
  • O ideal é bebê-lo duas ou três vezes ao dia.

Receita de mel e cebolas N.º 2

Ingredientes

  • 1 cebola.
  • 2-3 colheres de mel (50 / 75 g).

Como prepará-lo?

  • Descasque e corte a cebola em pequenas partes e ponha em um recipiente. Posteriormente, acrescente o mel e deixe descansar a mistura a noite toda.
  • Na manhã seguinte, peneire a mistura através de uma gaze grosa ou coador e consuma a dose produzida durante o dia.
  • O remédio pode ser tomado na sua forma natural ou pode ser diluído em um copo com água.
  • É recomendável tomar uma colher desse xarope a cada duas horas para obter melhores resultados.

Seja qual for a receita escolhida, é importante saber que os resultados não são imediatos. Embora o remédio possa funcionar como um calmante, é necessário consumi-lo em várias doses para que ajude a combater a tosse.