Mel para gripes e resfriados - Melhor com saúde

Mel para gripes e resfriados

O mel é um alimento único e eficaz para melhorar o resfriado. É um doce que as abelhas fabricam a partir, principalmente, do néctar das flores.

Variedades de mel

Existem algumas variedades de mel, dependendo do néctar das flores e das substâncias açucaradas das quais se alimentam a maioria das abelhas na colmeia.

Os tipos de mel mais adequados para tratar constipações e resfriados são os seguintes:

– Mel multifloral: o mais comercializado, formado pelo néctar de várias flores, em igual quantidade.

– Mel de eucalipto: produzido por abelhas que se alimentam do néctar de flores de eucalipto. De coloração escura e sabor muito forte.

Por que o mel?

Os motivos para que o mel seja um remédio eficaz para constipações é sua atuação antibacteriana. Além de seus muitos componentes nutritivos, o mel contém inibina que nada mais é que um excelente bactericida além de anticéptico.

Consumo

Existem várias maneiras de consumir mel em ocasião de constipações e resfriados:

– Diluído em leite quente: beber normalmente, como de costume.

– Diluído em água quente: fazer gargarejos.

– Em 1 colher de sopa: consumir normalmente, puro.

Depois de seguir qualquer um dos procedimentos acima citados, o mel alivia os sintomas das seguintes situações: garganta irritada, faringite e amidalite.

Para aliviar outros sintomas

Deve-se levar em conta uma consequência que costuma surgir devido a constipações ou gripes, e também a alergias ou infecções das vias respiratórias: o muco.

Além disso, costuma também vir acompanhada de outros sintomas, como: febre, dor de cabeça, garganta irritada, tosse, etc…

gripe

O excesso de muco costuma ser um sintoma predominante, e dentre todos, o mais incômodo. Leite e produtos lácteos tendem, geralmente, a aumentar o muco. Portanto, quando ingeridos quando a quantidade de muco é excessiva pode piorar o mal-estar.

Por isso, um remédio caseiro para aliviar constipações e ao mesmo tempo impedir a formação de muco em excesso é substituir o leite por água quente, misturada com suco de limão e mel.