O componente "secreto" da melancia para ter músculos mais fortes

O componente “secreto” da melancia que nos ajuda a ter músculos mais fortes

Graças ao seu teor de aminoácidos, principalmente L-arginina, a melancia é perfeita não só para atletas, mas também para todos aqueles que querem evitar a fadiga e conseguir um extra de energia.
O componente da melancia para ter músculos mais fortes

Quando pensamos na melancia, quase no mesmo instante, vem à nossa mente uma agradável sensação de frescor, de satisfação e bem-estar.

É a fruta do verão, sabemos; é uma proposta natural que combina tão bem com sucos naturais e saladas.

Porém, é possível que você também diga frequentemente que a melancia contém “muita água” e que seu nível nutricional é mínimo, para não dizer inexistente.

Bem, você vai gostar de saber, por exemplo, que apesar de 92% do seu conteúdo ser água, a cada pedaço ingerimos níveis muito significativos de vitaminas A, B6 e C, além de uma infinidade de antioxidantes e aminoácidos.

Além disso, seu nível de gordura é quase inexistente. O que mais podemos esperar da melancia?

Na realidade, podemos pedir mais uma coisa, que ela vai cumprir com perfeição: que nos reponha, que dê energia e resistência a nossos músculos quando estivermos exaustos.

Parece incrível? A melancia esconde um segredo que talvez você não conhecesse e que hoje queremos explicar aqui em nosso espaço. Venha com a gente para descobrir mais!

L-citrulina, o aminoácido da melancia que proporciona energia

Melancia para ter músculos mais fortes

Se você nunca ouviu falar da L-citrulina, não se surpreenda. É mais conhecida no âmbito esportivo, porque é um aminoácido não essencial com o qual os atletas conseguem melhorar seu rendimento.

É possível também que o termo “aminoácido não essencial” tenha lhe chamado atenção. O que isso significa exatamente?

  • Os aminoácidos não essenciais são todos aqueles que o corpo pode sintetizar, e que por sua vez não são necessários consumir diariamente em uma dieta normal.

Vejamos, portanto, o que este interessante componente secreto da melancia pode fazer por nós.

Leia também: 6 benefícios do brócolis para a saúde

A L-citrulina, um aminoácido muito saudável

Podemos encontrar L-citrulina não só na melancia, mas também no grão de bico, na carne, no alho, nas oleaginosas e no chocolate amargo.

  • Tal e como você pode perceber, já se deduz que são alimentos muito “energéticos” e que não só melhoram o nosso rendimento, mas cuidam da nossa saúde.
  • Como curiosidade, você vai gostar de saber que quando se combinam os aminoácidos citrulina e arginina, nosso corpo pode produzir um gás muito benéfico denominado óxido nítrico.

Adivinha o que este gás pode fazer? Reduzir a pressão arterial e o colesterol.

Proporciona energia

Energia para praticar exercícios

A L-citrulina tem outra propriedade sensacional: nos ajuda a reduzir o ácido lático e o amoníaco nos tecidos musculares.

  • Algo tão essencial favorece quase no mesmo instante a recuperação de nossos músculos: notamos menos tensão, menos câimbras e menos cansaço.
  • Recuperamos a energia e o rendimento físico é melhorado.

Produz mudanças metabólicas muito benéficas

São muitos os atletas que optam por consumir complementos alimentares à base de L-citrulina.

  • Graças a ela ocorrem reações metabólicas para poder sintetizar a energia aeróbica e poder assim atrasar a sensação de fadiga.
  • Agora, fica claro que a maioria de nós não é atleta e não complete. Portanto, não será necessário tomar este complemento de maneira isolada.

O mais recomendável é aproveitar a L-citrulina no próprio conteúdo da melancia e na combinação com o resto de vitaminas e minerais.

Descubra também: Síndrome da fadiga crônica: o que é e como se trata?

Evita a acumulação de resíduos

Melancia deliciosa

O consumo de melancia não só nos ajudará a recuperar a força e a resistência de nossos músculos e manter a fadiga afastada.

Outro fator de interesse sobre a L-citrulina é que evita a acumulação de resíduos prejudiciais em nosso organismo.

Estas podem se manifestar, por exemplo, no desenvolvimento de dores musculares, câimbras ou a clássica acumulação de líquidos.

Melhora a disfunção erétil

Por último e como dado interessante, vale dizer que a melancia e seu poderoso teor do aminoácido L-citrulina são muito positivos nos casos de disfunção erétil leve.

  • Ela consegue isso graças a sua propriedade para favorecer a vasodilatação mediante o óxido nítrico e a função endotelial.
  • Ao melhorar a circulação do sangue de forma natural, pode atuar nestes casos de disfunção erétil leve.

Tudo isso nos lembra mais uma vez que, ao invés de recorrer aos fármacos, sempre será melhor começar melhorando nossos hábitos de vida e a alimentação.

Se o problema for constante, o melhor é consultar um especialista.

Descubra também: Como detectar problemas de tireoide a tempo

Para terminar, tal e como deduzimos, a melancia é muito mais do que um alimento refrescante de verão.

Estamos diante de uma fruta medicinal, saudável e energética. Combine-a de forma adequada e aproveite-a ao máximo quando chegar a estação.

Vale a pena e vale o seu bem-estar!