Descubra qual é o melhor esfoliante facial segundo o seu tipo de pele

Nosso tipo de pele é que determinará o tipo de esfoliação que devemos usar, ainda que sempre devamos fugir das apresentações químicas e optar por alternativas naturais.

O uso do esfoliante melhor esfoliante facial para cada caso pode nos ajudar a melhorar muito a pele do rosto, já que é um hábito simples que melhora a regeneração cutânea e nos oferece firmeza e luminosidade, ao mesmo tempo em que elimina as impurezas.

Descubra neste artigo qual é o melhor esfoliante facial, à base de ingredientes naturais e caseiros, segundo seu tipo de pele.

Tipos de esfoliantes

Devemos diferenciar entre dois tipos de esfoliantes:

  • Gommage: estes esfoliantes se caracterizam por uma textura granulada que, ao se aplicada contra a pele por meio de uma massagem, causa a eliminação das células mortas.
    • Podemos usá-los sozinhos ou misturá-los com outros ingredientes mais cremosos como, por exemplo, gel de babosa ou óleos vegetais.
  • Químico: o esfoliante químico age por meio de ácidos. Dentro desta categoria se incluem os mais suaves e naturais, que são os que agem por meio de enzimas de frutas e hortaliças.
    • Para usá-los devemos aplicar o ingrediente em questão na pele, deixar por alguns minutos para que seque e lavar o rosto com água.

Ambos os tipos são eficazes e nos oferecem alternativas para cada tipo de pele.

Recomendamos evitar sempre os esfoliantes químicos não naturais que podemos comprar como produtos de cosmética convencional.

Estes podem prejudicar nossa pele a longo prazo e, além disso, ser negativos para o meio ambiente, já que muitos não se decompõem.

O melhor esfoliante facial para cada pele

Descubra a seguir qual é o esfoliante que mais convém à sua pele. Você pode fazer uma esfoliação uma vez por semana ou a cada duas semanas se sua pele é seca ou delicada.

Pele seca

Mulher com a pele seca

A pele seca precisa de uma hidratação profunda diária, pela manhã e à noite, para evitar o ressecamento e o surgimento precoce de rugas. Costuma ser uma pele bonita mas que deve ser muito cuidada para que não rache.

É muito importante escolher o melhor esfoliante facial para você, já que a maioria poderia ressecar ainda mais este tipo de pele.

Recomendamos usar um esfoliante enzimático pouco agressivo como, por exemplo, o abacaxi.

  • Podemos usar um pedaço ou a parte interna da casca quando descascarmos.
  • É possível que notemos um pouco de coceira se tivermos alguma ferida ou poro aberto.

Pele oleosa

Para as pessoas que têm a pele oleosa é muito conveniente usar um esfoliante facial uma vez por semana e inclusive notarão seus efeitos na hora, já que a pele ficará suave e sem o brilho decorrente do óleo.

  • O esfoliante que elimina melhor a gordura é o sal marinho que, no caso do rosto, recomendamos usar em granulado fino. Se fosse para o corpo poderíamos usar o sal grosso.
  • O sal limpa em profundidade, ao mesmo tempo em que oferece minerais e oligoelementos à nossa pele.

Pele mista

Tratamento hidratante para as mãos

A pele mista, que se caracteriza por apresentar regiões secas e outras oleosas, requer um esfoliante facial neutro que nos ajude a equilibrar o sebo sem ressecar a cútis.

  • O produto mais adequado é o açúcar. Podemos usar açúcar integral de cana, de textura fina e combiná-lo, se desejarmos, com algumas gotas de óleo de coco extravirgem.

Pele sensível

Com a pele sensível acontece o mesmo que com a pele seca. Precisa de esfoliação pontual, não muito frequente, mas com os produtos adequados.

  • Neste caso optaremos por outro ingrediente enzimático, graças às incríveis propriedades do tomate para a pele.
  • É, além disso, muito adequado para quando sofremos queimaduras na pele.

Pele madura

Mulher cuidando da pele

A pele madura costuma sofrer o surgimento de rugas e manchas, as quais devem ser combatidas com esfoliações que potencializam a regeneração das camadas externas da pele.

Deste modo conseguiremos uma pele mais firme, homogênea e luminosa.

  • Para esfoliar a pele madura recomendamos amassar sementes de uva, as quais são ricas em resveratrolum dos antioxidantes mais potentes que existem.
  • Podemos inclusive deixar as sementes durante alguns minutos sobre o rosto para conseguir assim um resultado rejuvenescedor.

Pele com acne

A pele com acne requer um esfoliante médio que ajude a alcalinizar o pH da pele e a combater a infecção. A solução é encontrada no bicarbonato de sódio.

Podemos adicionar gotas de óleo essencial de árvore do chá para multiplicar seus benefícios.

Categorias: Beleza Tags:
Recomendados para você