Como melhorar o humor com ingredientes e remédios naturais

Como melhorar o humor com remédios naturais

Muitas vezes as mudanças de humor e o estado de ânimo respondem a deficiências nutricionais. Para evitá-los, é importante seguir uma dieta saudável e equilibrada, além de evitar o sedentarismo.
Como melhorar o humor com ingredientes e remédios naturais

Se você está muito irritado, de mau humor, briga com todo mundo ou qualquer coisa te incomoda, talvez você não esteja se alimentando bem e isso está aumentando seus níveis de estresse.

Também é importante dormir melhor. Neste artigo você descobrirá como melhorar o humor com remédios naturais e vários conselhos fáceis de seguir.

É bom saber que o humor pode nos influenciar muito no dia a dia. Claro, porque modifica nosso pensamento, a percepção dos fatos, a maneira como nos relacionamos com os demais, etc.

É por isso que ser positivo e estar de bom humor pode te ajudar bastante no dia a dia. 

Se você está se sentindo desanimado, sem vontade de fazer nada, muito irritado, melancólico, triste sem motivos, cansado, sem vontade para levantar da cama ou com a necessidade de brigar com todos, talvez seja o momento de aproveitar as vantagens de certos remédios caseiros.

Dicas e remédios naturais para melhorar o humor

Pratique exercícios

fazer-exercicios

Por que este conselho está em primeiro lugar? Basicamente porque ao afastarmos o sedentarismo, afastamos também o mau humor.

Praticar esportes, principalmente ao ar livre, é um excelente remédio para levantar nosso ânimo.

A atividade física liberará tensões e estresse, você estará cansado fisicamente e não mentalmente, e como se fosse pouco, poderá perder peso, reduzir o colesterol e evitar problemas cardíacos.

Exercite-se pelo menos meia hora por dia. Com relação à modalidade escolhida, você pode optar por aquilo que realmente gosta e lhe dá prazer. Você decide.

Alho macerado

O alho é um excelente remédio caseiro com variados propósitos. Não tenha dúvidas em adicioná-lo em suas refeições diárias.

Neste caso, você pode fazer um remédio caseiro que lhe dará muita energia para enfrentar sua jornada da melhor maneira possível.

Ingredientes

  • 150 gramas de alho
  • 1/2 xícara de mel (150-170 g)
  • Vinagre de maçã
  • Água destilada

Modo de preparo

  • Retire a casca do alho, corte finamente e coloque em um recipiente.
  • Jogue o vinagre e a água destilada, em partes iguais, até cobrir os dentes.
  • Feche bem e deixe macerar em um lugar escuro durante quatro dias.
  • Depois desse tempo, coe e adicione o mel.
  • Consuma uma colher antes das refeições.

Faça o que você gosta

mulher-lendo

Você tem habilidade para tocar um instrumento, para escrever poemas ou para pintar quadros? Não tenha dúvidas em colocar seus hobbies em prática!

Talvez você prefira ler um livro ou brincar com seus filhos. Qualquer coisa que te faça feliz é bem-vinda: prepare um jantar delicioso para o seu parceiro, vá a um spa ou tome um banho de banheira, visite um museu ou caminhe descalço na praia.

O importante é que você saia da rotina e seja feliz.

Durma oito horas (seguidas)

A falta de sono é uma das causas do mau humor, do estresse e da depressão.

Se você dorme pouco durante a noite é provável que na manhã seguinte queira bater no primeiro que se colocar na sua frente, principalmente se falam de uma maneira que você não gosta.

Tente cumprir as 8 horas diárias de sono e, se possível, durma uma pequena soneca de meia hora durante o dia. Não aproveite os fins de semana para recuperar tudo que não dormiu de segunda a sexta, lembre-se de que o cansaço e o sono podem ser acumulativos, o descanso não.

E, se possível, tente dormir e acordar na mesma hora todos os dias, incluindo sábados e domingos.

Prepare uma bebida energética caseira

É uma boa opção para levantar o ânimo, totalmente caseira e simples de fazer. Veja como prepará-la.

Ingredientes

  • O suco de 1 laranja
  • 1 rodela de abacaxi
  • 1/2 banana
  • 1 colher de gérmen de trigo ou aveia (10 g)

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
  • Beba em jejum todos os dias.
  • Se estiver calor, você pode adicionar cubos de gelo na mistura.

Prepare um suco de frutas e ervas

vitamina-de-maca-verde

O que você come e o que bebe pode ajudar a melhorar seu humor. Neste caso, trata-se de uma receita que será muito eficaz durante o inverno, uma época em que a depressão e a tristeza costumam ser maiores.

Ingredientes

  • 3 xícaras de água mineral (750 mL)
  • 1 maçã
  • 1 xícara de uvas (200 g)
  • Um limão
  • Duas colheres de chá de passiflora, a flor do maracujá (20 g)

Modo de preparo

  • Faça um suco com todos os ingredientes e beba antes do café da manhã.
  • Você pode guardá-lo na geladeira caso não beba tudo e desfrutá-lo ao longo do dia (quando voltar do trabalho, por exemplo).

Os nutrientes e o humor

Você sabia que a falta de certos componentes pode causar mau humor ou irritabilidade? Por isso, é uma boa ideia ingerir uma maior quantidade dos seguintes nutrientes:

Selênio

Você pode obtê-lo através dos cereais integrais, certos peixes (como o salmão ou merluza), as sementes e o alho.

Ferro

lentilhas-ferro

A falta de ferro causa anemia e esta, por sua vez, influencia o estado de humor. Coma mais lentilhas e outras leguminosas semanalmente.

Ômega 3

A fonte mais importante de ácidos graxos ômega 3 são os chamados peixes azuis, como o salmão, o atum ou a merluza. Consuma-os três vezes por semana, sempre assados ou grelhados, não fritos.

Vitamina B

É fundamental para que seu sistema nervoso funcione corretamente, além de servir para melhorar seu metabolismo. Você pode ingerir vitaminas do complexo B consumindo lentilhas, espinafre, sementes, cereais integrais e peixe.