Melhore a saúde dos seus rins consumindo estes 8 alimentos

Melhore a saúde dos seus rins consumindo estes 8 alimentos

Uma dieta adequada é fundamental para manter nossos rins em perfeitas condições e evitar que possam desenvolver complicações que podem repercutir na saúde do resto do organismo.
Melhore a saúde dos seus rins consumindo estes 8 alimentos

Ter uma boa saúde renal é tão importante quanto ter um bom funcionamento cardíaco.

Embora não nos demos conta, os rins são órgãos que trabalham dia e noite para filtrar o sangue e remover, através da urina, uma grande quantidade de resíduos de que o corpo não precisa.

Estima-se que cheguem a processar cerca de 190 litros de sangue para eliminar os dois litros de água e manter a pressão arterial em níveis estáveis.

Além disso, suas funções são determinantes para regular os processos inflamatórios do corpo e para a liberação de alguns hormônios.

O problema é que, assim como acontece com outros sistemas, podem apresentar interrupções em seu trabalho devido ao acúmulo excessivo de toxinas e líquidos.

Como consequência, começam a trabalhar em um ritmo mais lento e, com os dias, geram uma série de reações negativas que reduzem a qualidade de vida.

Devido a isso é primordial melhorar os hábitos de vida, adotar uma alimentação saudável e aumentar o consumo de líquidos.

Hoje queremos recomendar 8 alimentos que, por suas propriedades, são ideais para protegê-los.

Descubra-os!

Alimentos para fortalecer a saúde dos rins

1. Couve

Couve para cuidar da saúde dos rins

As folhas da família da couve são um alimento muito recomendado para proteger os rins do dano causado pelos radicais livres e pelas toxinas.

É um alimento rico em fitoquímicos e fibras naturais que, após serem assimilados no organismo, protegem as células e tecidos destes órgãos.

Seu teor de vitaminas e minerais diminui o risco de insuficiência renal e, ao mesmo tempo, fortalece a saúde imunológica para evitar infecções no sistema.

Veja também: 9 sinais que indicam uma sobrecarga de toxinas

2. Frutas silvestres

O consumo regular de frutas silvestres proporciona ao corpo quantidades significativas de vitaminas A e C, ambas necessárias para estimular as funções renais.

Seus compostos diuréticos apoiam os processos de eliminação dos líquidos e reduzem a inflamação.

Contêm fibras naturais e compostos antioxidantes que criam uma barreira protetora contra os danos causados pelas toxinas.

Além disso, atuam como um tônico para a bexiga, e nos ajudam a evitar problemas como a cistite e as infecções urinárias.

3. Alho

Alho para proteger a saúde dos rins

A ingestão regular de alho cru reduz o risco de sofrer de insuficiência renal e infecções do trato urinário.

Este condimento concentra propriedades antioxidantes e antibióticas que ajudam a remover as toxinas e micro-organismos acumulados nos rins.

Por sua vez, atua como um anti-inflamatório e depurativo natural, por isso é ideal para restabelecer as funções renais enquanto promove a expulsão de metais pesados.

4. Maçã

As maçãs têm propriedades diuréticas e desintoxicantes que apoiam o processo de limpeza dos rins.

Seu alto teor de fibra dietética, além de compostos antioxidantes, fortalece a saúde renal e diminui o risco de desenvolver pedras e infecções.

Contém ácidos naturais e minerais essenciais que ajudam a regular o pH enquanto freiam o excesso de inflamação e a retenção de líquidos.

5. Berinjela

Berinjela para cuidar da saúde dos rins

Incluir berinjela na alimentação regular contribui para manter rins saudáveis e, ao mesmo tempo, oferece benefícios para a saúde cardiovascular.

Este alimento é uma fonte importante de vitaminas A e C e minerais como o potássio, que ajudam a depurar os rins para evitar o desenvolvimento de problemas crônicos.

Suas propriedades diuréticas aumentam a produção de urina e facilitam a limpeza da bexiga e dos condutos urinários.

Além disso, dado que contém poderosos antioxidantes, é ideal para evitar o estresse oxidativo e as condições causadas pelos radicais livres.

6. Couve-flor

Este vegetal crucífero é uma importante fonte de vitamina C e ácido fólico, ambos necessários para fortalecer os rins e prevenir o desenvolvimento de infecções.

Seus compostos antioxidantes ajudam a neutralizar os efeitos tóxicos dos resíduos retidos e, dado que evitam a inflamação, diminuem o risco de insuficiência e câncer.

Como se fosse pouco, seus nutrientes promovem a circulação do sangue, o que é determinante para manter os rins limpos e livres de materiais pesados.

7. Azeite de oliva

Azeite de oliva para fortalecer a saúde dos rins

Os ácidos graxos essenciais do azeite de oliva não apenas são ideais para regular os níveis de colesterol, mas também diminuem a oxidação e promovem o bom funcionamento renal.

Seu alto teor de antioxidantes protege as células contra a ação negativa dos radicais livres e, graças a isso, reduz o risco de sofrer de câncer e doenças inflamatórias.

Recomendamos ler: 5 máscaras com azeite de oliva para cuidar da pele em casa

8. Clara de ovo

A clara de ovo é um alimento de alto valor biológico que, por seu teor de aminoácidos essenciais, é ideal para estimular o bom funcionamento dos rins.

Estes nutrientes ajudam a sintetizar as vitaminas e minerais, por isso fortalecem a saúde renal e imunológica para reduzir o risco de infecções.

Você está preocupado com a saúde dos seus rins? Aumente o consumo dos alimentos mencionados e inclua-os em uma dieta balanceada e pobre em gorduras prejudiciais.