Os melhores alimentos para acalmar a ansiedade - Melhor Com Saúde

Os melhores alimentos para acalmar a ansiedade

Se o seu estado de ansiedade não chega ao ataque de pânico, o café pode ser benéfico, já que a cafeína, em pequenas quantidades, pode reduzir o estresse e melhorar nosso estado de ânimo.

Superar a ansiedade sem medicamentos exige mudanças de estilo de vida e de dieta. A escolha dos alimentos é crucial para curar a ansiedade e, assim, melhorar o humor, já que alguns a favorecem e outros a combatem. Neste artigo, mostraremos alguns dos melhores alimentos para aliviar a ansiedade.

Os alimentos que devem ser evitados

Existem alimentos que aliviam a ansiedade, mas é igualmente importante ter certeza de não estar consumindo alimentos que contribuem para este estado, como frituras, carboidratos de alto teor glicêmico, açúcares refinados e bebidas alcoólicas.

Outros alimentos dependem da quantidade de ansiedade que se tem. Quem tem ataques de pânico deve evitar o café, uma vez que pode aumentar a frequência cardíaca e desencadear um episódio. Mas, para quem tiver uma ansiedade mais geral, o café pode ser muito benéfico. Muitos acham que a cafeína (em pequenas quantidades, é claro) pode, na verdade, reduzir o estresse e melhorar o humor.

Sete alimentos que curam a ansiedade

Grãos integrais

As pessoas que toleram o glúten podem se beneficiar de alimentos com grãos integrais, como massas de grãos integrais e pão. Estudos têm demonstrado que os verdadeiros grãos integrais (os “alimentos integrais” contêm ingredientes industrializados) têm vários benefícios para as pessoas ansiosas:

  • A deficiência de magnésio pode levar à ansiedade, e os grãos integrais são ricos em magnésio.
  • Os grãos integrais contêm triptofano, que é convertido em serotonina, um neurotransmissor calmante.
  • Os grãos integrais produzem energia saudável e inibem o apetite, ambos importantes para a ansiedade.

Os alimentos integrais podem ter um efeito poderoso sobre a ansiedade e contêm nutrientes que foram eliminados das dietas atuais.

Algas

Algas

Os benefícios das algas e dos cereais integrais são parecidos, são ricos em nutrientes, além de alto teor de magnésio e de triptofano. As algas são uma boa alternativa para os grãos integrais àqueles que são sensíveis ao glúten.

Mirtilos

O mirtilo é mais que uma fruta deliciosa, é um superalimento. É rico em vitaminas e fitonutrientes (nutrientes vegetais), com uma variedade de antioxidantes que é muito benéfica e alivia a tensão. Muitos especialistas também acreditam que os pêssegos se enquadram nesta categoria, porque têm nutrientes com efeito calmante.

Açaí

O açaí é basicamente o superalimento mais inovador e que recebeu muita atenção recente da imprensa. Pode não ser a fruta que ajuda a emagrecer como muitos afirmaram que fosse, mas é tão rico em fitonutrientes quanto o mirtilo, além de ter níveis incríveis de antioxidantes.

Amêndoas

Almendras

As amêndoas são um alimento subestimado. Contêm zinco, um nutriente fundamental para a manutenção do equilíbrio emocional, ferro e gorduras saudáveis​​. As gorduras saudáveis ​​são importantes na dieta equilibrada e os baixos níveis de ferro têm comprovadamente causado fadiga cerebral, o que pode contribuir para ansiedade e falta de energia.

Chocolate

O chocolate amargo puro, sem açúcar ou leite, também é um excelente alimento para quem vive com ansiedade e estresse. Reduz o cortisol, o hormônio do estresse que causa os sintomas da ansiedade, e tem também componentes que melhoram o humor.

Raiz da maca

Maca_usos

A raiz da maca não é exatamente um alimento popular nos supermercados, mas seu pó pode ser acrescentado a vários alimentos e bebidas e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Acredita-se que tem mais fitonutrientes que quase todos os frutos e vegetais, tais como magnésio e ferro, dois nutrientes importantes para o controle da ansiedade, além de ser muitas vezes utilizada para resistência e obtenção de energia saudável.

Outros alimentos para a ansiedade e o estresse

A alimentação saudável controla a ansiedade e o estresse. Na verdade, uma das melhores coisas a se fazer é introduzir água na dieta. Muitos estudos apontam a desidratação afetando pelo menos 25% das pessoas com o estresse persistente, provocando mais ansiedade.

Qualquer alimento com magnésio, vitamina B12 (e outras vitaminas do complexo B), zinco e antioxidantes podem ajudar a lidar com o estresse. Existem também suplementos à base de plantas, como kava-kava e passiflora, que podem ser valiosos contra a ansiedade.

Controle da ansiedade com a alimentação

Todos os alimentos acima são benéficos para o tratamento da ansiedade. Fornecem vitaminas e nutrientes que acalmam a mente e o corpo, enquanto aumentam a energia e estabilizam o humor. Combinar alimentos com uma dieta balanceada, livre de ingredientes perigosos e alimentos fritos, proporcionará melhores níveis de equilíbrio emocional.

Ainda assim, vale lembrar que a compreensão da ansiedade é exclusiva de cada pessoa, por isso é importante realizar uma reflexão interna ou consultar um especialista para obter melhores resultados, especialmente se a ansiedade atrapalha as tarefas diárias ou o ritmo de vida individual.