Os melhores cortes de cabelo para cada tipo de rosto

Os melhores cortes de cabelo para cada tipo de rosto

Ainda que não tenhamos preferência por um corte, devemos considerar nossas feições e a forma de nosso rosto para nos assegurarmos de que a visita ao cabeleireiro será um sucesso.
Os melhores cortes de cabelo para cada tipo de rosto

O corte de cabelo é uma das mudanças que podemos dar à nossa imagem para refletir um estilo diferente, fresco e renovado.

Porém, uma das coisas que poucas mulheres consideram é que a forma do rosto é uma das chaves para que o novo look fique espetacular.

Apesar de alguns cabeleireiros saberem fazer muito bem seu trabalho, em alguns casos fazemos escolhas ruins e, por mais que o corte fique bom, não conseguimos nos sentir satisfeitas.

Para a sorte de todas, existem alguns truques simples para distinguir qual é o corte que mais nos favorece segundo as feições que caracterizam nosso rosto.

Em termos profissionais esta técnica se chama visagismo e foi desenvolvida pelo francês Claude Juillard para analisar de forma detalhada as formas e linhas do rosto com a finalidade de adaptar melhor o corte de cabelo ao estilo de cada pessoa.

Corte de cabelo para rosto redondo

rosto-redondo-corte-de-cabelo

Os rostos redondos se caracterizam por ter um queixo pequeno e um contorno e bochechas arredondados.

Devido a isso, através do corte se procurará um efeito de longitude para que o rosto pareça mais magro e largo.

Para conseguir isso pode-se dar volume na parte superior, encurtando as laterais ou escolhendo uma franja penteada para o lado.

Não se deve cortar na altura da mandíbula porque isso fará com que o rosto pareça mais redondo.

Caso escolha um estilo curto, o mais apropriado é tratar de alongar os contornos próximos às orelhas.

Ao manter o cabelo preso, é sempre aconselhável  deixar algumas mexas caídas dos lados para dar um aspecto mais alongado.

Rosto ovalado

rosto-ovalado-corte-de-cabelo

Considerado um padrão de beleza pelas dimensões que o caracterizam, o rosto ovalado tem a vantagem de ser adaptável à maioria dos estilos.

A testa é um pouco mais larga que o queixo e, junto com as mandíbulas e as maçãs do rosto, formam quase uma circunferência.

Uma das chaves que é preciso considerar neste caso é que a franja não deve ser muito longa e reta, porque pode encurtar a longitude.

Manter um corte mediano e com um pouco de volume é perfeito para mostrar um estilo natural, minimalista e casual.

As mais ousadas podem optar pelo estilo moicano, que consiste em manter o cabelo muito curto e penteado para trás.

Rosto quadrado

rosto-quadrado-corte-de-cabelo

Além de ter um contorno e mandíbula quadrados, este tipo de rosto é mais largo e reflete uma sensação de dureza.

Para criar contornos ovalados pode-se usar penteados redondos que, ao suavizá-lo, dão um efeito de volume.

As mulheres que têm o cabelo comprido podem optar por deixar caírem mexas ou cachos nas costas para cobrir a área angular.

O tamanho aconselhável é na altura dos ombros ou um pouco mais curto. Não é recomendável que o corte termine na linha da mandíbula, porque fará com que o rosto pareça ainda mais largo.

O mais apropriado é manter um estilo assimétrico, com um lado mais largo do que o outro e uma franja ampla.

Rosto alongado

rosto-alongado-corte-de-cabelo

As mulheres cujo rosto é alongado podem escolher um look natural que lhes permita conseguir um efeito de largura.

Em geral são rostos magros e sem muito ângulo, por isso podem ser disfarçados usando uma franja e um corte que não passe dos ombros.

Neste caso não se deve manter o cabelo preso ao rosto, porque parecerá mais magro e longo; ao invés disso aconselha-se usar camadas, cachos ou ondas.

Os estilos com camadas longas diminuirão a longitude do ovalado e conferirão ao rosto volume nas laterais.

Se o cabelo não for cacheado uma boa opção é um look que chegue no máximo na altura da mandíbula, jamais mais curto.

Rosto “coração”

rosto-coracao-corte-de-cabelo

O rosto “coração” é aquele de forma triangular, de testa larga e que vai afinando até o queixo.

O corte que mais favorece esse tipo de rosto é aquele que possui uma franja de lado, visto que o objetivo principal é esconder a largura da testa.

Fazer camadas longas que se iniciem debaixo das maçãs do rosto, repartir ao meio ou jogar de lado também são estilos que ficam bem.

Para esta fisionomia deve-se evitar os looks curtos que ficam acima do maxilar, já que eles farão com que a parte superior do rosto fique mais larga.

Cabe esclarecer que essas são apenas algumas das recomendações para cada forma de rosto, mas há muitos outros tipos de corte pertinentes.

Procure consultar seu cabeleireiro de confiança sobre qual será o melhor corte para o seu contorno de rosto, considerando a testa e a forma do queixo.