As melhores plantas para dormir a noite inteira

As melhores plantas para dormir a noite inteira

Apesar de, geralmente, os remédios naturais não terem contraindicações, se já estivermos em tratamento por meio do uso de fármacos é conveniente consultar nosso médico antes de consumi-los.

Você rola para um lado da cama… depois para o outro.. e não consegue dormir, ainda que tente.

Quando olha para o relógio já falta pouco para o alarme soar, porém, você não pregou o olho a noite inteira! Já imagina como será o dia de trabalho…

Se essa descrição lhe parece familiar, então recomendamos que leia este artigo, porque aqui falaremos sobre as melhores plantas para dormir a noite inteira. Confira!

Insônia, mais grave do que parece

Ficar um dia ou algumas horas sem dormir não representa nenhum risco se, depois, você consegue cochilar após o almoço ou recuperar o sono perdido na noite seguinte. Porém, se a insônia se converte em uma regra mais do que uma exceção, é preciso fazer algo a respeito.

A dificuldade ou incapacidade de pegar no sono pode ser causada por diversas razões.

Atualmente a maioria das pessoas estão sob muito estresse, pressões ou nervosismo, ansiosas por dormirem por mais de 2 horas seguidas (se é que conseguirão).

Insonia-mais-grave-do-que-parece-500x331

A insônia pode desencadear outros problemas como depressão, falta de atenção no trabalho, irritabilidade, etc. Apesar de não haver uma determinação da quantidade exata de horas que devemos dormir à noite, estima-se que um adulto precisaria descansar por aproximadamente 8 horas.

As melhores plantas para dormir

Para que a insônia não se converta em uma doença e traga consequências negativas em sua vida, você pode optar por consumir certas plantas com propriedades sedativas.

Não recorra a antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outro medicamento. O melhor são os remédios caseiros! Preste atenção na seguinte seleção:

Valeriana

  • A raiz desta planta é usada há centenas de anos para tratar todos os tipos de desordens do sono.
  • Atua sobre o sistema nervoso central e ajuda a sedá-lo.
  • Assim, também é recomendada para pessoas que sofrem de estresse ou ansiedade.

Valeriana-500x331

Diferentemente do que se acredita, a valeriana não é viciante e o único potencial efeito colateral é um leve incômodo estomacal. Deve-se consumir uma infusão desta planta aproximadamente meia hora antes de deitar.

Em algumas lojas de produtos naturais é possível encontrar suplementos de valeriana em pó ou em comprimido. Não é aconselhável o consumo por mulheres grávidas, pessoas que consomem álcool com frequência ou quem vai se submeter a algum tipo de cirurgia.

Kava

Outra raiz muito poderosa, que pode ajudar a quem tem desordens do sono.

  • Este sedativo natural induz à sonolência quase que de imediato. É aconselhável, por sua vez, para a ansiedade ou para o nervosismo.
  • Também não é viciante e não tem efeitos colaterais, sempre e quando não nos excedermos em seu consumo.
  • Pode ser tomada em infusão antes de deitarmos para que nos beneficiemos de seus efeitos. Se desejar, pode adoçar com uma colher de sopa de mel.

Camomila

Outra das plantas mais conhecidas para dormir e tranquilizar os nervos. Também serve para melhorar dores estomacais.

Tem propriedades que relaxam o sistema nervoso e nos permite dormir tranquilamente se consumida uma hora antes de deitarmos.

Camomila

Erva cidreira

Também conhecida como melissa ou bálsamo, é muito benéfica para combater diferentes problemas (dentre eles, a insônia).

  • É boa também para controlar e reduzir o nervosismo e a angústia, por isso costuma ser indicada para pessoas que sofrem de depressão.
  • É preciso consumir pelo menos 2 xícaras por dia se o desejo for aproveitar suas propriedades.
  • Mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem consumir o chá de cidreira.
  • Ela ajudará a pegar no sono, a eliminar náuseas por indigestão e a relaxar os músculos.

Passiflora

Também conhecida como flor da paixão. Suas propriedades analgésicas e tranquilizantes a colocam em um lugar privilegiado do ranking de plantas que nos ajudam a dormir.

Se seu estado de estresse estiver superando o normal e cada vez for mais difícil dormir por duas horas seguidas, recomendamos que tome um chá desta erva.

Ao longo do dia você pode consumir entre 2 e 3 xícaras para reduzir o nervosismo. Para adoçar, adicione sempre mel ou açúcar mascavo, nunca use açúcar branco ou adoçantes químicos, já que irritam mais o sistema nervoso.

Tília

Quando estamos de um lado para o outro e não conseguimos nos tranquilizar, automaticamente pensamos em consumir um chá de tília.

Esta planta é perfeita para reduzir os níveis de estresse e pode ser aproveitada assim que voltamos do trabalho após um dia pesado.

Tília-500x334

Precisamos apenas de meia colher de chá de flores secas de tília para cada xícara de água fervendo.

Por sua vez, nas lojas de produtos naturais você pode conseguir saquinhos da planta para que seja mais simples preparar o chá. Além disso, ela ajuda a aliviar problemas estomacais graças a suas grandes propriedades medicinais.

Recomendamos ler: Como saber se tenho úlceras estomacais?

Papoula

Esta planta tem a capacidade de relaxar e, por sua vez,  causar um sono profundo e duradouro. Portanto, se está precisando de muitas horas de descanso reparador, esta deve ser sua planta favorita.

É das mais populares para combater a insônia.

Deve-se usar apenas 2 gramas de flores para cada xícara de água fervente, e tomar depois de dez minutos que a infusão fique em repouso e seja filtrada.

Beba uma xícara antes de dormir durante dois dias seguidos. Aconselhamos que o consumo seja feito no fim de semana, porque talvez seja impossível ouvir o despertador.

Papoula-500x291

Uma subespécie chamada papoula da Califórnia é muito útil quando o problema da insônia evita que peguemos no sono apenas quando nos deitamos.

REFERÊNCIAS:

http://www.miherbolario.com/articulos/salud/53/no-puedo-dormir…-plantas-para-el-insomnio

http://www.biomanantial.com/hierbas-para-dormir-a-2031-es.html