Quando a menopausa chega antes do tempo - Melhor Com Saúde

Quando a menopausa chega antes do tempo

A menopausa precoce ou prematura é um transtorno bastante habitual nas mulheres hoje em dia. Significa o desaparecimento da menstruação e a função dos ovários em mulheres com menos de 40 anos. Isto causa a perda na capacidade reprodutiva antes do tempo e podem aparecer alguns sintomas de doenças que aparecem em idades mais avançadas. Conheça mais sobre este problema neste artigo

O que é a menopausa precoce?

Durante este período (que pode durar vários meses ou anos), existe uma grande diminuição da quantidade de estrogênios, reduzindo significativamente a proteção do organismo frente a algumas doenças. Isto quer dizer que as mulheres com menopausa precoce possuem mais possibilidades de sofrer problemas de coração, osteoporose ou acidentes cerebrovasculares.

A menopausa é uma etapa natural no envelhecimento das mulheres, mas para algumas, chega antes do esperado. Pelo menos 6% da população feminina atual deixa de ser fértil antes dos 40 anos. É que ao deixar de ovular, a mulher diminui o nível de estrogênios e deixa de menstruar. O “normal” é que isto ocorra entre os 45 e os 55 anos, sendo em média aos 51 anos.

menopausia2

Muitos dos casos de menopausa precoce se devem a tratamentos contra o câncer de útero ou cirurgias de extirpação de ovários ou útero. Mas, também é importante saber que as mulheres que fumam têm mais probabilidades de sofrer menopausa antes do tempo. Também pode acontecer dos ovários deixarem de produzir os óvulos de maneira espontânea, com causa indeterminada.

Para a grande maioria das mulheres, entrar na menopausa significa perder a capacidade de reprodução e isto afeta o psicológico e também o físico. Nem sempre podemos ter certeza da causa da menopausa prematura, mas sabemos que as mulheres mais pobres, com sobrepeso, sedentarismo e tabagismo são fatores a serem considerados.

Sintomas

O primeiro dos sintomas que geralmente as mulheres prestam atenção é a irregularidade no período menstrual. No entanto, podem aparecer outros sintomas sendo que a menstruação continua normal a cada mês. Cabe destacar também que estes sintomas podem ir acontecendo cada vez de modo mais intenso. Os sintomas mais comuns são:

  • Suores e sufoco durante a noite
  • Dor de cabeça
  • Mudanças no ciclo menstrual, incluindo modificações nos padrões de sangramento
  • Diminuição da libido
  • Irritabilidade
  • Mudanças de humor
  • Depressão
  • Incontinência e outros problemas urinários

w19

  • Insônia
  • Secura vaginal
  • Baixa autoestima
  • Inflamação na vagina ou no útero
  • Mudanças de peso
  • Dor nas relações sexuais
  • Secura nos olhos, pele e boca 

Remédios naturais

Os médicos diferenciam a menopausa “comum” da menopausa “precoce”, porém os sintomas das duas são os mesmos. O detalhe está no momento em que eles aparecem. Então, se você sofre com este problema, plantas e remédios naturais podem ser utilizados para aliviar os transtornos mais comuns. Para usar como infusão ou alimento as mais destacadas são:

Maca

Esta planta de origem peruana possui uma grande quantidade de cálcio e também propriedades afrodisíacas. Beba 3 gr de maca por dia durante dois meses para equilibrar a falta de estrogênios ou o desejo sexual.

Cardamomo

Contém substâncias com efeito similar ao estrogênio, por isso ajuda a combater os sintomas da menopausa. Faça uma infusão com 20 gr de sementes trituradas em meio litro de água e beba várias vezes ao dia.

Abrunheiro

Prepare uma infusão de meia colher de flores secas desta planta por uma xícara de água fervente. É muito boa para os transtornos que se produzem na menopausa, sejam físicos ou psíquicos como, por exemplo, palpitações, sufoco, calafrios, depressão ou insônia.

Trevo-branco

Regula o desequilíbrio hormonal e ajuda a aliviar dores, a retardar o processo de descalcificação e evita problemas cardíacos. Beba várias vezes por dia uma infusão feita com uma colher de folhas secas de trevo-branco em uma xícara de água.

Alfafa

Pode ser útil para tratar a falta de hormônios e também diminuir os sintomas da menopausa. É preciso comer brotes de alfafa ou também colocar o pó nas refeições.

Urtiga

Muito adequada para tratar os problemas relacionados à menopausa. Beba o suco de planta de urtiga triturando as folhas e extraindo a polpa. Também pode conseguir a planta já preparada em algumas lojas de produtos naturais.

Hamamelis

Consumir uma xícara de chá feito com uma colher das folhas secas e água fervente, é muito bom para reduzir o sufoco.

Milefólio

Para reduzir o nervosismo e a ansiedade típicos desta etapa. Beba uma infusão feita com meia colher de milefólio com outra de camomila.

Alcaçuz

Regula a quantidade de estrogênios e se usado durante a menopausa melhora os sintomas típicos. Você pode consumir um preparado de alcaçuz.

Passiflora

Ajuda a estabilizar os problemas nervosos que impedem o sono ou causam dores. Beba uma infusão com várias colheres da planta seca em cada meio litro de água.

Valeriana

Possui os mesmo efeitos que a anterior e a dose é de 15 gr da raiz da planta. Deixe repousar toda a noite em uma xícara com água, coa e beba.

Imagens cortesia de Dell Inc, Adrian Gaskell, Jodi Womack, epSos.de, Pedro Ribeiro Simoes.